Insights sobre o comportamento de consumo no varejo brasileiro

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Insights sobre o comportamento de consumo no varejo brasileiro

A importância das ofertas personalizadas no varejo

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Cada vez mais o varejo tem buscado alternativas para garantir uma aproximação com os consumidores e tornar o processo de fidelização mais assertivo.

Varejistas de todo o mundo compreenderam a importância de um relacionamento mais estreito com seus clientes e dos meios para oferecer a eles um atendimento o mais personalizado possível. É diante desse cenário que surge a ideia das ofertas personalizadas.

Independentemente do segmento e do tipo de produto, solução ou serviço comercializado, essa estratégia ajuda a aumentar a taxa de conversão e gerar mais vendas, por meio do que podemos chamar de evolução da segmentação.

Se você entende a necessidade de melhorar ainda mais a experiência dos seus consumidores, continue lendo esse artigo e perceba a importância das ofertas personalizadas para o seu negócio.

O que são ofertas personalizadas?

A personalização de ofertas parte do princípio de que o varejo, em todos os seus segmentos, precisa buscar alternativas para facilitar a vida dos clientes e proporcionar a eles uma experiência de compra altamente satisfatória.

Outro valor também presente no conceito dos varejistas é que os clientes apreciam muito se sentir valorizados pelas marcas com as quais mantêm um relacionamento.

Além disso, eles prezam pela exclusividade e gostam de ter suas particularidades consideradas, ao invés de serem tratados como apenas mais um cliente somando uma grande cadeia.

Dentro desse cenário, as ofertas personalizadas caracterizam-se por estratégias de marketing e de vendas que, por meio de uma tecnologia fundamentada em algoritmos, consegue apresentar aos consumidores ofertas exclusivas baseadas em seu histórico de compras e em todo o seu perfil de consumo traçado até ali.

Esse processo estabelece um vínculo entre loja e cliente e, ao mesmo tempo, torna essa relação mais pessoal, uma vez que se fundamenta em conhecer melhor os consumidores e em oferecer aquilo que está de acordo com suas necessidades.

Essa prática é bastante presente na internet, mas com o auxílio de softwares de gestão, ela também pode ser utilizada em lojas físicas, com um mapeamento feito por meio dos dados registrados no CPF dos clientes.

De qualquer forma, as ofertas personalizadas garantem uma jornada de compra muito mais proveitosa para os consumidores e permitem uma série de benefícios aos varejistas.

Como a personalização de ofertas é feita?

Tudo começa com a interação dos clientes com ambientes on-line das lojas – ou até mesmo em lojas físicas. Essas ações são monitoradas e, dessa forma, é possível traçar padrões de comportamento e de consumo para, então, apresentar ofertas que de fato sejam relevantes para os consumidores.

A definição desses padrões pode ser feita por meio de cliques, produtos que são adicionados ao carrinho, buscas, compras, registros no CPF do cliente, entre outros.

Os dados são capturados e, por meio deles, é possível identificar as preferências e as necessidades dos clientes ou potenciais consumidores.

Um dos resultados desse trabalho é direcionar os clientes para os produtos que são interessantes para eles e tornar mais fácil o acesso ao que eles estão procurando.

A personalização não apenas facilita a criação de ofertas, mas também favorece o aumento da taxa de conversão e, consequentemente, das vendas de um estabelecimento. Por esse motivo, a personalização tem sido uma estratégia bastante utilizada por boa parte do varejo.

As ofertas são enviadas ou divulgadas por meio de notificações e uso de vários tipos de canais, como e-mail, SMS, aplicativo mobile, anúncios pagos, entre outros.

Vantagens da estratégia

As ofertas personalizadas possibilitam uma série de benefícios, tanto para os consumidores quanto para as lojas. Abaixo, listamos algumas das principais vantagens que o varejo tem conseguido com esse tipo de estratégia.

Fidelização facilitada

Obviamente, uma das principais vantagens para o lojista é que o processo de fidelização se torna muito mais fácil se o trato com o cliente for o mais personalizado possível.

É fato que os consumidores se sentem muito mais atraídos e inclinados a comprar quando percebem que estão sendo tratados de forma exclusiva e que suas particularidades estão sendo consideradas.

Melhor comunicação com o público-alvo

Outro benefício da personalização é que ela permite que o cliente receba apenas ofertas que provavelmente são relevantes para ele. Isso reduz as chances de enviar notificações sobre produtos que não fazem parte das prioridades do shopper.

Essa interação torna a comunicação entre o cliente e a empresa muito mais eficiente e proveitosa, além de ajudar a economizar recursos com ações que não irão trazer nenhum resultado positivo.

Fortalecimento das relações com o cliente

Manter um relacionamento próximo e sólido com os clientes é muito importante para os varejistas. Por meio das ofertas personalizadas isso é muito mais alcançável.

Ao enviar ofertas relevantes para os consumidores, torna-se muito mais fácil estabelecer um vínculo maior com ele, já que essa atitude irá gerar uma relação de confiança.

Isso também fornece uma certeza de que aquela loja valoriza a experiência do cliente e se preocupa em oferecer o que ele realmente precisa.

Ofertas mais assertivas

Como as ofertas personalizadas são baseadas no comportamento e no perfil de compra dos consumidores, fica muito mais fácil saber quais promoções essas pessoas devem receber e quais ofertas têm mais chances de venda.

Essa vantagem é importante porque evita que sejam enviados conteúdos com pouca ou nenhuma chance de converter em vendas, focando os esforços naqueles que realmente podem resultar em conversões.

Reativação de clientes inativos

As estratégias de personalização são uma excelente forma de trazer de volta e fidelizar os clientes que estão inativos.

O envio de ofertas personalizadas aos clientes que estão há alguns meses sem comprar é uma boa estratégia para reativá-los.

Isso permite que eles considerem novamente a possibilidade de comprar naquela loja que, de alguma forma, ainda sabe exatamente do que eles precisam ou/e que pode oferecer de novo sabendo que eles vão gostar.

Aumento da receita

Não há garantia maior de realizar uma compra do que oferecer, dentro das melhores condições, o produto ou serviço que corresponda exatamente ao que o cliente está procurando.

É basicamente por isso que as ofertas personalizadas são uma das melhores maneiras de aumentar as vendas de um estabelecimento e, consequentemente, aumentar a receita do negócio.

A personalização das ofertas funciona como um alerta de que aquele é o momento em que o consumidor deve aproveitar para adquirir algo que ele deseja muito com condições que serão muito vantajosas para ele. Ou seja, trata-se de garantir que uma grande chance de vendas seja realmente aproveitada.

Melhores práticas para uma personalização de ofertas eficiente

Ao realizar as estratégias para disponibilizar ofertas personalizadas é muito importante que todo o trabalho seja bem estruturado e focado nos melhores resultados.

Sendo assim, é fundamental seguir algumas medidas que farão com que a ação não se perca em seu desenvolvimento e chegue da melhor forma aos clientes. A seguir, mostramos quais medidas devem ser consideradas.

Utilizar boas estratégias de marketing

As ofertas personalizadas precisam ser apoiadas por estratégias de marketing inteligentes e eficientes, afinal, não adianta ter boas ofertas se elas não forem bem divulgadas.

É preciso escolher o formato de divulgação mais atraente para os clientes e também os canais de marketing que os atingirão de forma efetiva, garantindo que essas ofertas sejam vistas por quem realmente se interessa por elas.

Conhecer o público-alvo

Nunca é demais dizer que a personalização do marketing é possível apenas com muito conhecimento a respeito do público a ser atingido.

Existem ferramentas e tecnologias que permitem o mapeamento necessário para traçar um perfil do consumidor e, assim, ser possível criar as melhores ofertas de acordo com cada um deles.

Nesse sentido, o Zoombox é uma plataforma de CRM completa que exerce essa função de nutrir as relações de consumo com os shoppers.

Oferecer ofertas exclusivas

Para que o cliente se sinta ainda mais exclusivo, nada melhor do que oferecer ofertas especiais, com preços e produtos exclusivos.

Até porque, para ele, não tem muito sentido receber algo que está sendo enviado como personalização, mas que pode ser encontrado em qualquer outro lugar.

A oferta certa, para o cliente certo, no momento certo é sempre um dos melhores acertos nas relações de consumo.

Humanizar a interação

Quando falamos em personalização e exclusividade, é muito importante considerar um atendimento mais pessoal e menos formal ou mecânico.

A dica, nesse caso, é usar uma comunicação próxima ao cliente e uma linguagem mais informal, denotando mais intimidade e um tom de aproximação com o consumidor.

Como você pode ver, as ofertas personalizadas são estratégias que agregam valor para o varejo, possibilitam a fidelização dos clientes, aumentam o número de vendas e garantem ao consumidor uma experiência de compra muito mais conveniente.

Ou seja, ambos os lados saem ganhando e é exatamente por isso que essa solução tem feito tanto sucesso em todo o varejo.

Bnex: eficiência em soluções para o varejo

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