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A geocodificação como ferramenta estratégica para o varejo 

Geocodificação é um processo que permite que o varejista saiba a origem geográfica dos seus consumidores e o perfil de consumo na região.

O varejo está cada vez mais competitivo e o auxílio da tecnologia potencializa o desenvolvimento das empresas que as utilizam de forma eficiente. Um dos usos inteligentes da tecnologia é para conhecer detalhadamente o comportamento do consumidor geograficamente. Para compreender de onde vêm os seus clientes e como suas lojas estão posicionadas no mercado, a geocodificação aplicada aos dados de clientes fidelizados é um dos métodos mais eficazes .

O que é Geocodificação?

Geocodificação é o processo de converter endereços em coordenadas geográficas (latitude e longitude). Imagine aplicar esse processo à sua base de clientes fidelizados, que contém informações detalhadas, como: endereço, histórico de compras, preferências de produtos e valores das compras.

Isso possibilita entender sobre a origem geográfica dos seus consumidores e o perfil de consumo por região no entorno da loja.

Benefícios da geocodificação para o varejo 

1- Análise geográfica da base de clientes fidelizados 

Com a geocodificação, o varejista pode visualizar de quais regiões seus clientes estão vindo. Isso ajuda a identificar padrões de compra em áreas específicas e entender a distribuição geográfica da sua base de clientes.

2- Identificação de oportunidades:

Nas proximidades da sua loja, existem regiões altamente povoadas que, no entanto, apresentam um atendimento deficitário? 

Estas regiões podem ser excelentes oportunidades para buscar aumento da fidelização através de estratégias de marketing localizadas. Se a população está próxima da loja e não está consumindo, você já tem a conveniência da proximidade a seu favor. 

O próximo passo é entender o motivo pelo qual não estão comprando (concorrência, mix de produtos ou precificação desajustada) e fazer um trabalho para fazer parte desse consumo para dentro da rede.

3- Busca de novas regiões para expansão: 

A partir do mapeamento da base de clientes, é possível analisar o grau de cobertura de atendimento da rede em relação à área urbana da cidade.

Existem regiões sem atendimento?Se sim, pode ser uma oportunidade para abrir uma nova loja.

4- Maximização do faturamento por região: 

Ao cruzar os dados de compras com a localização dos clientes, o varejista pode identificar quais regiões estão entregando maior e menor faturamento.

Esta informação permite direcionar campanhas de marketing mais eficazes e personalizadas para esses locais, maximizando os resultados.

A capacidade de compreender a origem dos clientes e direcionar ações de acordo com essa informação transforma a geocodificação da base de clientes fidelizados em uma ferramenta poderosa para o varejo. Seja para identificar oportunidades de expansão, otimizar o atendimento em áreas específicas ou fortalecer o relacionamento com clientes de alto valor, o uso estratégico desses dados coloca o varejista em uma posição mais competitiva no mercado.

5- Análise de concorrentes: 

A geocodificação também facilita a análise de concorrentes que possam estar impactando negativamente o desempenho de determinadas áreas. Entender como a concorrência influencia o comportamento de compra em regiões específicas permite a criação de estratégias de preços, promoções e serviços a fim de combatê-la.

Por meio de uma abordagem datadriven, a rede consegue impactar diretamente o crescimento do seu negócio. Entender de onde vêm os seus clientes, como eles consomem e quais regiões estão mais carentes de atendimento são informações essenciais para maximizar o faturamento e assegurar o sucesso a longo prazo.