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A nova fronteira do varejo farma: apps que fidelizam 

Os apps estão revolucionando a maneira como os varejistas interagem com seus shoppers, como poderosas ferramentas de fidelização.

Os aplicativos (apps) estão revolucionando a maneira como os varejistas interagem com seus shoppers, além disso, eles também estão servindo como ferramentas poderosas de fidelização, tanto por aumentarem a conveniência, com links de direcionamento para atendimento, guia para a loja mais próxima, compra online, clique e retire, quanto por enriquecerem a experiência de compra, ampliando a divulgação de ofertas através de tabloides digitais com descontos que podem ser para todos os clientes, ou descontos personalizados, oferecidos para um determinado grupo de clientes dependendo da estratégia do varejista.

 Isso sem falar em mecânicas promocionais como sorteios, onde um shopper pode obter alguma premiação se participar de uma determinada promoção e se tiver sorte, ou campanhas de fidelização onde o shopper poderá ser premiado apenas por ser um bom cliente e manter um comportamento constante de compras na loja.

Além disso, os Apps são um dos meios de ativação menos invasivos, com maior entregabilidade e com maior possibilidade de mensuração de resultados que temos hoje disponível. Se compararmos com outras formas de ativação como: E-mail, SMS e WhatsApp, o App através de Pushs e Feeds, além de ter um custo muito menor, sai na frente graças ao baixo risco de aborrecermos o shopper, isso se dá pois quando o varejista consegue convencer um shopper de baixar o seu App ele está esperando justamente por isso, por ofertas e conteúdos adequados a seus hábitos de consumo e estilo de vida, e para isso um pequeno Push no celular que pode ser facilmente ocultado, ou Feeds que só são visualizados se o shopper entrar no App, sempre incomodarão menos do que um E-mail, ou SMS, ou WhatsApp.

Porém, como fazer um App ser bem-sucedido? Para que o varejista tenha um bom retorno, é necessário não apenas fazer com que seu shopper baixe o App, que será feito através de uma boa divulgação nas lojas e um bom alinhamento de discurso com a equipe de loja sobre suas vantagens e conteúdos, se dá também através de fazer com que o shopper mantenha o App em seu celular, e é a atualização de conteúdos do App que fará com que o shopper o mantenha e o acompanhe. E um cliente que possui o App e o acompanha se manterá fidelizado.