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Análise do varejo farmacêutico no 1º semestre

O primeiro semestre foi marcado por uma série de acontecimentos  impactantes para o varejo farmacêutico como um  todo. Como pelo período pós-festas que diminui  o movimento no comércio e pelo Carnaval  no início do mês, que incentivou  viagens e contribuiu para a procura  de produtos, como: protetores  solares, repelentes, bronzeadores,  itens de cuidado para a pele em  geral, energéticos, preservativos e  o conhecido “kit ressaca”, composto  por sais de fruta, isotônicos,  analgésicos e anti-inflamatórios. 

Surtos de doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, como Dengue, Zika  vírus e Chikungunya aumentaram a  busca por analgésicos, antipiréticos  e isotônicos. A temporada de  queimadas fez crescer a demanda  por produtos respiratórios,  como: inaladores, nebulizadores,  descongestionantes e medicamentos  para doenças respiratórias como  asma e bronquite. Enchentes no  Rio Grande do Sul impactaram a  economia de forma geral, entre  outros eventos que tiveram impactos tanto negativos quanto positivos.

O varejo farmacêutico cresceu 5,0%  em comparação com o mesmo período do ano anterior no primeiro semestre. O crescimento do segundo  trimestre foi de 6,1%, demonstrando  o impacto positivo dos meses de abril, maio e junho. 

Maio foi o mês  de maior crescimento nos seis  primeiros meses de 2024, com  7,2% de aumento no faturamento em relação ao mesmo mês do ano anterior, muito por conta do aumento  no preço médio dos produtos de  5,2%, incentivado pelo reajuste anual  dos preços dos medicamentos pela Câmara de Regulação do Mercado  de Medicamentos (CMED) de 4,43%,  que entrou em vigor no dia 1º de abril e foi implementado quase  que em sua totalidade a partir da  segunda semana do mês. 

Junho  ainda apresentou bons números no comparativo mês a mês do ano  anterior, devido à chegada das primeiras frentes frias de maior impacto nas temperaturas nas últimas semanas.

Apesar do reajuste anual da CMED  ter sido o menor dos últimos cinco  anos, é importante entender o impacto no orçamento familiar das classes de renda menores, que representam a maior parte da população brasileira e acabam procurando por produtos mais baratos, como genéricos e similares, ou por PDVs que conseguem manter os preços abaixo do teto estabelecido. 

Nesse sentido, é importante destacar o trabalho dos programas de fidelização de clientes, uma vez que, com os aumentos nos preços pesando cada vez mais no bolso, o consumidor irá sempre procurar por mais vantagens, como descontos e facilidades no pagamento. Isso fica cada vez mais claro ao compararmos os números de fidelizados, com um crescimento de 14,6% no faturamento e 5,1% no ticket médio, com os números de não fidelizados, com queda no faturamento de 11,0% e de 1,7% no ticket médio. 

Cabe ressaltar também  que o IFEV apresentou crescimento constante durante todo o ano de  2024, demonstrando que o shopper  fica mais propenso a aumentar seu  ticket médio quando encontra boas condições. 

Para o próximo semestre, no começo, a demanda nas farmácias ainda estará relacionada à estação  do inverno durante os meses de  julho e começo de agosto, que, junto com temperaturas mais frias, acontecem campanhas de vacinação contra gripe e outras doenças sazonais, aumentando a procura por medicações relacionadas ao tratamento dessas doenças, como MIP-OTC para gripes, resfriados, febre e dor. 

Agosto foi o mês dos pais, o que pode ser uma oportunidade para venda de perfumaria e dermocosméticos de cuidados masculinos. Outros meses de bastante relevância para o varejo farmacêutico são  setembro e outubro, por serem  boas oportunidades para o lançamento de conteúdo afetivo e de conscientização sobre saúde mental e câncer de mama. 

No cenário geral, até o início do verão, no fim de setembro, a baixa umidade relativa do ar e as grandes diferenças de temperatura dentro de um mesmo dia deverão prevalecer, o que deverá manter a procura por hidratantes, protetores labiais, produtos e medicamentos para o sistema respiratório, além de suplementos e vitaminas no varejo farmacêutico.

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