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Conclusão sobre o Shopper Report Farmacêutico do 1º trimestre

Confira a conclusão sobre o Shopper Report Farmacêutico do 1º trimestre de 2024, que cresceu em 4,2% no período.

Confira abaixo a conclusão do estatístico na Bnex, Tamara Paccas, sobre o Shopper Report Farmacêutico do 1º trimestre de 2024.

O primeiro trimestre do ano é um dos mais sensíveis, por ser período pós-festas de final de ano que é o melhor para o varejo, em que as pessoas costumam gastar mais para presentear e celebrar, muitas vezes com pagamentos parcelados, o que acaba impactando no orçamento dos próximos meses e naturalmente nas compras. Outro fator que também contribui para a restrição orçamentária são os gastos extras que acontecem no início do ano, como: IPVA, IPTU e material escolar.

Apesar disso, o primeiro trimestre do varejo farmacêutico cresce 4,2% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Janeiro é o mês com o menor crescimento entre os três primeiros meses do ano, sendo naturalmente o mais impactado para todo o varejo no Brasil pela restrição orçamentária devido ao comprometimento com despesas extras.

Fevereiro é o mês que mais contribui para o crescimento do trimestre nesse período comparativo. O carnaval de 2024, no início do mês, próximo ao período de pagamento da maioria dos brasileiros, impulsiona a economia. O feriado é uma época propícia para viagens, contribuindo para a procura de produtos como: protetores solares, repelentes, bronzeadores, itens de cuidado para a pele em geral, energéticos, preservativos e o conhecido “kit ressaca”, composto por: sais de fruta, isotônicos, analgésicos e anti-inflamatórios. 

Com o alto fluxo devido às viagens e ao período chuvoso, outra demanda que aumenta no setor é a busca por medicações e testes relacionados ao COVID, bem como doenças transmitidas pelo Aedes aegypti: Dengue, Zika vírus e Chikungunya.

Com o reajuste anual que acontece sempre a partir de primeiro de abril, março destaca-se pelo crescimento de itens no carrinho e crescimento mais estável na variação do preço médio, já que os shoppers aproveitam o período para comprar mais itens sempre atrelados a benefícios que resultam em menores preços por item. 

O reajuste do teto para aumento no preço dos medicamentos em 2024 é de 4,5%. Apesar de ser o menor dos últimos 5 anos, é importante entender o impacto no orçamento familiar das classes de rendas menores, que representam a maior parte da população brasileira, direcionando uma procura por produtos mais baratos, como: genéricos e similares, em vez de medicamentos de marca, ou por PDVs que conseguem manter os preços abaixo do teto estabelecido. 

Para o próximo trimestre, a demanda no varejo farmacêutico está relacionada às estações outono/inverno, que, junto com o início de temperaturas mais frias, acontecem campanhas de vacinação contra gripe e outras doenças sazonais, aumentando a procura por medicações relacionadas ao tratamento dessas doenças, como: MIP-OTC para gripes, resfriados, febre e dor, intensificando-se em junho, quando as temperaturas costumam ter quedas significativas. 

Maio, mês do dia das mães, é uma data importante para o comércio em geral, incluindo o varejo farmacêutico, trazendo a oportunidade para as farmácias promoverem produtos relacionados à saúde e bem-estar, como: dermocosméticos e produtos de higiene e beleza em geral.