Historicamente, grandes empresas sempre investiram quantias significativas em marketing e publicidade, focando em meios de comunicação de massa, como televisão, rádio e jornais.
Essas campanhas davam ampla visibilidade para as marcas, mas o fato de atingirem uma grande e ampla base de pessoas sem nenhuma segmentação adequada poderia significar também uma dispersão do investimento, visto que as mensagens chegariam em sua grande parte para consumidores que não têm interesse no produto ou serviço; ou que não compram aquele tipo de produto e que nem vão comprar futuramente independentemente da campanha.
Além disso, também era difícil medir a eficácia e retorno real de campanhas do tipo, pois as empresas não tinham à disposição todos os dados exatos de quantas pessoas foram impactadas pelas comunicações feitas e, principalmente, quantas delas se converteram em clientes (ou se tornaram clientes mais recorrentes e/ou assíduos) por conta da campanha. Nisso, o retorno sobre o investimento (ROI) se tornava um número difícil de se racionalizar e medir.
Com o avanço das plataformas digitais, do CRM e disponibilidade de dados, este cenário mudou drasticamente nos tempos atuais. Hoje, uma empresa pode realizar campanhas segmentadas de mídia e desconto exclusivo para impactar diretamente um público qualificado, como os shoppers da concorrência de uma marca específica.
Isso significa que ao invés de disparar uma publicidade genérica para uma ampla massa de pessoas, as empresas podem personalizar suas ofertas e comunicações para um público que já está familiarizado com aquele tipo de produto, mas que atualmente compra o da concorrência.
Este modelo digital oferece enormes vantagens em termos de eficiência, assertividade, mensuração de resultados e retorno do investimento. Essas campanhas podem ser monitoradas diariamente, permitindo análises detalhadas do perfil e comportamento do shopper; acompanhamento da performance e ajustes de rota em casos de necessidade, contribuindo para maximizar os resultados e garantir que o investimento feito está sendo direcionado para quem realmente importa.
O que temos de experiência é que, em todos os casos de campanhas segmentadas com shoppers qualificados, nossos clientes recuperam mais de 100% do valor investido já no término da campanha, visto que este público extremamente propenso ao consumo é incentivado de forma eficaz durante a campanha.
Logo, há um valor estratégico muito forte em desenvolver estratégias para a melhora de performance com o uso de alavancas promocionais e de mídia segmentadas por meio do CRM digital, comunicando-se diretamente com shoppers que já compram produtos concorrentes ou correlatos de uma categoria; ou que tenha determinada segmentação demográfica.
Isso vem permitindo que indústrias capturem novos clientes extremamente sustentáveis por meio de investimentos assertivos e eficientes; fortalecendo a presença de sua marca em um mercado competitivo e aumentando seus patamares de share de mercado. Entre em contato conosco para saber mais sobre como você pode utilizar essa solução a favor de sua marca ou produto!