O termo, que se tornou popular nas maiores indústrias de bens de consumo (FMCGS) do mundo, ainda está longe de ser a realidade da maioria dessas companhias
Hoje muitas empresas se dizem ‘customer-centric’, modelo que a Forbes descreve como: “O cliente deve estar no centro de todas as decisões, visando criar satisfação, lealdade e defesa por parte do cliente”. Mas será que essas empresas conseguem de fato ser customer-centric?
Todo executivo de marketing, trade ou vendas de grandes indústrias de FMCG sabe responder tudo em relação ao seu produto e ao varejo. Quantos SKUs estão em cada varejista, seu giro semanal, seu preço, margem, espaço em gôndola etc. Entendem profundamente do produto e do varejo, mas acabam esquecendo do principal: a pessoa que compra aqueles SKUs, o customer (ou shopper).
Essas são algumas das perguntas fundamentais a serem respondidas para garantir que você seja verdadeiramente customer-centric:
- Quantas pessoas experimentaram seu produto nos últimos 3 meses?
- Quantas pessoas recompram seu produto depois da primeira experimentação?
- Quantas te trocaram pelo seu principal concorrente?
- Quais outros produtos essa pessoa compra?
- Quantas vezes por mês ela compra seu produto em média?
Aqui na Bnex apoiamos indústrias FMCGs a se tornar cada vez mais customer-centric, tanto para se comunicar com grupos segmentados de shoppers (por exemplo que compram a sua categoria mas não compram sua marca), via push, sms e email, mas também para ativar campanhas promocionais e comerciais.