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Quem se adapta às mudanças, sobrevive

O Brasil vive a Era da Transformação Demográfica, que trouxe mudanças no perfil da população e no comportamento de consumo.

Transformação demográfica no Brasil traz mudanças no perfil da população brasileira e gera impactos no varejo farma 

Juliana Milton, Head Farma da Bnex 

“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças.” Essa frase foi dita pelo professor da Louisiana State University ao se referir ao livro “A Origem das Espécies” de Charles Darwin. Embora a citação fosse referente a um assunto ligado à biologia, ela pode ser muito bem encaixada na lógica dos negócios. 

Quando falamos de varejo farma, não há como negar que a coleta e uso inteligentes de dados é essencial para desenvolver planos de ações e melhorar o desempenho da loja. Mas antes de entender o comportamento do seu shopper, é necessário compreender o cenário no qual a loja está envolvida. 

O Brasil já está vivenciando a Era da Transformação Demográfica. Em 1980, uma família brasileira era composta, em média, por 4,2 indivíduos. Já a projeção para 2030 aponta que esse número será de 2,6. Se por um lado as pessoas estão tendo menos filhos, elas estão tendo mais pets. Hoje as famílias têm, em média, dois pets por domicílio, sendo cães, aves e gatos os mais comuns. 

Mas como isso está relacionado ao varejo? Essas mudanças têm impacto no comportamento de consumo. A Bnex mapeia 50% dos domicílios brasileiros e identificou um aumento de 34% no volume de venda de produtos pet de 2019 para 2022. 

A pirâmide etária brasileira também está mudando. Em 1980, havia mais crianças e menos idosos. Já para 2030, a projeção é que a população fique mais reduzida e envelhecida. Para ressaltar o impacto desse tipo de mudança, posso citar um exemplo de fora do farma.

Novamente utilizando a Bnex como fonte, foi registrado um aumento de 30% no consumo de pratos prontos no público com mais de 60 anos em três anos, ou seja, ao contrário da crença popular de que pessoas mais velhas gostam de cozinhar, eles na verdade estão consumindo mais refeições preparadas. Além disso, 95% desse público tem smartphone, sendo um público bem mais digitalizado do que as pessoas esperam. 

Os dados também revelam que esse público teve uma redução de 40% no consumo de farinha de trigo de 2020 para 2023, ou seja, eles estão procurando se alimentar melhor. Isso impacta diretamente no estoque de suplementos e vitaminas das farmácias. Hoje as farmácias não são apenas centros de saúde, mas também de bem-estar. 

A redução da população a partir de 2030 trará outras consequências para o farma: aumento da concorrência, queda no retorno de clientes à loja, queda de unidades vendidas e perda de fluxo em loja. Por outro lado, esse público tem maior poder aquisitivo. Cabe ao gestor observar as mudanças e fazer as adaptações necessárias para se manter relevante no futuro cenário.