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O mês de maio de 2024 apresentou crescimento de 8,4% em relação a maio do ano anterior (2023), considerando o cenário geral de supermercado e atacarejo, revela o Paper Alimentar feito pela Bnex, empresa especializada em Ciência do Consumo.
Todos os canais cresceram no comparativo mês a mês do ano anterior, tendo o atacarejo o maior crescimento entre eles, de 9%. O canal ganha preferência do shopper pela diminuição do preço médio, que naturalmente contribui para o aumento da quantidade de itens no carrinho. Já os supermercados apresentam crescimento apoiado no aumento do preço médio, ticket médio e quantidade de clientes.
Ofertas e benefícios atrelados à cesta de Dia das Mães, como as flores, estimulam o crescimento do consumo dos clientes. O aumento do preço médio em canais de supermercado está associado à preferência por compras de perecíveis, como produtos de FLV (Frutas, Legumes e Verduras), que apresentam crescimento do preço médio acima de 30% na comparação com maio de 2023. Esse aumento está relacionado à sensibilidade de mudanças climáticas que podem impactar o volume da produção desses produtos, revela o Paper Alimentar.
Já a farinha de trigo, floco de milho, macarrão de 500 g e a cerveja lata(até 550 ml) tiveram redução significativa do preço médio nesse mesmo comparativo.
Considerando a análise do preço médio em relação ao mês anterior, ou seja, abril de 2024, o arroz teve crescimento de 13,6% e o leite de 9,3%. Essa movimentação está relacionada à imprevisibilidade do shopper em relação aos produtos devido às chuvas no Rio Grande do
Sul, que impactaram a produção e a oferta nos supermercados.
Perfil do Shopper
Foram analisadas 128 milhões de transações de vendas para essa edição do Paper Alimentar.
Sobre a Bnex
A Bnex é uma empresa especialista em Ciência do Consumo. Com análises geográfica, econômica e comportamental detalhadas, a Bnex apoia a estratégia de expansão de redes de varejo em todo o país, mapeando o potencial de sucesso de uma nova localização de loja, entendendo melhor sua base de shoppers e descobrindo os caminhos para maior fidelização e experiência do cliente.
Com tecnologia robusta, metodologia proprietária e especialistas em comportamento, a Bnex criou a maior base de dados de consumo do país e soluções que atendem às necessidades reais do varejo e da indústria e que aprimoram a experiência de compra do shopper.
A Bnex entrega muito além do software. São mais de 15 anos de conhecimento e experiência e, sobretudo o compromisso com a conquista de resultados exponenciais para os clientes.