As vendas em supermercados brasileiros cresceram em média 4% na sexta-feira (24/11), data em que foi realizada a Black Friday. Se for considerada a semana cheia, o aumento chegou a 5% em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são da Bnex, empresa referência em estudos no varejo.
Em uma análise feita com cerca de mil estabelecimentos pelo Brasil, foi constatado um crescimento geral das vendas em comparação com 2022. O destaque ficou por conta do consumo em clientes fidelizados.
Considerando somente os fidelizados, os atacadistas registraram um aumento de 55% nas vendas apenas no dia 24 de novembro, enquanto a média geral foi de 37%. Na semana, o crescimento ficou em 39%.
O faturamento no público fidelizado também teve um grande impacto, atingindo 38,5% no geral na sexta-feira, com os atacadistas contabilizando 50,6%. Já na semana da Black Friday, o índice foi ainda maior, chegando a 42,9% no geral e 53,9% no atacado.
O faturamento dos empreendimentos também cresceu em 20,5% neste ano, levando em conta somente a sexta-feira. O setor atacadista foi o que teve o melhor desempenho, com 31,8% de crescimento em relação ao ano passado. Já na semana completa, o aumento foi de 13,3% em comparação com 2022.
O destaque fica para os hipermercados, que atingiram 9%, enquanto o atacado teve 7% e os supermercados 4% de aumento nas vendas.
A Black Friday foi a segunda melhor data em termos de venda para o varejo no ano passado. Segundo a Bnex, a frequência de clientes nos supermercados chegou a média de 1,71 por semana, praticamente a mesma periodicidade da semana de Natal. Além disso, o gasto médio por consumidor na semana da Black Friday 2022 foi de R$ 253,46, ficando atrás apenas do período natalino com R$ 260,62.
Renato de Paula Silva Mattos é gerente de marketing na rede Lopes Supermercados, que conta com 33 lojas pelo Estado de São Paulo. De acordo com ele, a rede apresentou um crescimento em relação à Black Friday do ano anterior, principalmente na sexta-feira.
No caso do Lopes Supermercados, os produtos de maior destaque foram bebidas (cervejas e Whiskys), leite, arroz, congelados e itens de limpeza. Mattos ressaltou que a Black Friday já é considerada uma das principais datas para vendas no ano e falou um pouco sobre as estratégias adotadas.
“Além de todas as ativações contidas em nossa régua de relacionamento, buscamos também a sinergia entre as ações planejadas no calendário promocional da marca. Essa estratégia permite oferecer benefícios como descontos, conteúdos diferenciados e prêmios dentro do nosso aplicativo de forma única e personalizada”, afirmou.
Para o head de inteligência da Bnex, Evandro Alampi, o sucesso do setor em vendas em 2023 se deve principalmente às ações e estratégias planejadas antes da Black Friday.
“Todo o trabalho estratégico vem desde o marketing, CRM, passando pelo comercial e operações das lojas para entender quais são os principais produtos que podem atrair movimento nessas datas promocionais. A Bnex tem esses dados dos principais períodos sazonais que indicam quais são os melhores mixes de produtos e o perfil dos clientes que compram esse determinado produto”, afirmou.
Ainda de acordo com Alampi, cada supermercado utilizou diferentes estratégias, variando conforme o tamanho e o objetivo de cada rede. Ele destacou também que as lojas físicas são impactadas diretamente pelos meios digitais, sendo importante fazer um “esquenta” na base de consumidores por meio de posts e marketing digital nos dias anteriores.
Segundo Alampi, as datas sazonais são eventos importantes para fortalecer a base de clientes. Por conta disso, é necessário que os gestores estabeleçam estratégias de atração de novos consumidores durante o ano para potencializar ainda mais a atuação nessas datas.
“O varejista precisa trabalhar a sua regra promocional ao longo do ano, esquentando e melhorando sua base de clientes para que quando chegue à Black Friday, ele consiga fazer uma ativação direta. Então, você começa a trabalhar na segmentação de clientes. Às vezes, não é possível fazer promoções em todos os produtos e para todos os clientes, mas sim direcionar via plataforma de CRM essas ofertas para atrair os clientes à loja”, explicou.
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