Insights sobre o comportamento de consumo no varejo brasileiro

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Insights sobre o comportamento de consumo no varejo brasileiro

Bnex é adquirida pela ROCK, primeira encantech do varejo brasileiro 

Bnex e Rock Encantech

A Bnex deu um passo importante em direção ao seu futuro.  Com um investimento de R$ 300 milhões do Fundo Hindiana, a ROCK, primeira encantech do varejo brasileiro, adquiriu a Bnex e outras empresas do setor, chegando ao mercado como a mais completa solução para engajamento de clientes da América Latina.

Essa mudança marca o início de uma nova fase para a Bnex, em que a empresa terá  a capacidade de evoluir ainda mais rápido, trazendo mais inovação, potencializando a qualidade de nossos produtos e serviços, e claro, gerando cada vez mais resultados para os varejistas. 

Além da Bnex, a ROCK é formada também pelas recém-adquiridas empresas Directo.ai, Izio&Co, LL Loyalty e Propz.

O grupo nasce cobrindo diversos segmentos do mercado brasileiro com as suas soluções baseadas em inteligência de dados e fidelidade, atendendo empresas como: Arezzo, Pague Menos, JHSF, Itaú Shop, Assaí, Supermercados BH, Plurix, Roldão, Martminas/Dom, Savegnago, Ultrabox/Bigbox, Jaú Serve, Novo Atacarejo entre outros. 

Projeções para o futuro

Com mais de 320 clientes ativos, a ROCK projeta uma receita de R$ 100 milhões em 2024 e o dobro disso em 2025, sempre buscando encantar cada cliente com jornadas de compra personalizadas. 

Somente com as soluções SaaS em CRM, já são mais de 130 milhões de usuários cadastrados nos programas de fidelidade e benefícios administrados para os varejistas clientes, totalizando mais de R$ 310 bilhões de GMV (Volume Bruto de Mercadorias) e de 1,3 bilhão de transações por ano.

Capitaneado por Carlos Formigari, fundador da Netpoints Fidelidade e ex-CEO da Itaucard, e por Jorge Ramalho, ex-CTO do Itaú e CIO da Alpargatas, a ROCK Encantech surge com o compromisso de redefinir os padrões de Customer Knowledge no Brasil, integrando tecnologia e humanidade. 

A marca ROCK, inclusive, é um acrônimo de “Return On Customer Knowledge”, ou Retorno Sobre o Conhecimento do Cliente, posicionando assim os recursos destinados para as plataformas de CRM, Loyalty e IA, como investimentos com retornos mensuráveis. 

Aquisição da BNEX 

De acordo com Formigari, CEO da ROCK, os números ressaltam que a empresa está preparada para inaugurar o segmento de encantechs no país, com o propósito de transformar a experiência de compra, engajando clientes para alcançar retornos excepcionais. 

“A aquisição da Bnex foi estratégica porque a ROCK não apenas ganha em número de clientes e cadastros, como passa a ter a plataforma de engajamento mais completa do mercado ao incorporar a Ciência do Consumo, já que a BNEX desenvolveu suas soluções de CRM olhando não apenas o shopper ou consumidor, integrando em toda sua análise a dimensão domiciliar e geodemográfica. Com isso, queremos continuar a colaborar e inovar com o setor varejista, garantindo o cliente no centro de suas estratégias, dialogando com os seus comportamentos, interesses e preferências por meio dos dados e da inovação tecnológica”, explicou.

Do dado ao engajamento: uma estratégia integrada 

Segundo a Opinion Box e a Octadesk, 87% dos consumidores preferem marcas que oferecem uma boa experiência. 

Prova disso, analisando o comportamento de milhões de clientes engajados nos programas de fidelidade durante 12 meses, enquanto consumidores têm frequência média de 4,0 compras por mês, aqueles que adotam soluções de engajamento das empresas do grupo mais do que dobram sua frequência média de compras, chegando até 9,0 compras por mês para o segmento supermercadista. 

Com a personalização de campanhas com o uso de algoritmos de inteligência artificial, a ROCK registra ROAS (retorno sobre o gasto com a comunicação) acima de 400%, garantindo assim que o investimento no conhecimento do cliente seja rentabilizado, compromisso que dá nome à empresa. 

Hoje, os produtos da ROCK são voltados, principalmente, para varejos de grande e médio porte, que atuam em segmentos de alta competitividade. Dentre eles, estão: 

  • CRM;
  • plataforma completa de fidelidade e marketplace;
  • soluções de cashback omnichannel;
  • inteligência de mercado e geográfica;
  • shopper analytics;
  • algoritmos de personalização de ofertas;
  • automação promocional, pesquisa e laboratório de clientes; 
  • aplicativos white label para clubes de benefícios;
  • aplicações em retail media; 
  • IA para engajamento de consumidores com ofertas realizadas pela indústria.

Jorge Ramalho, CIO da ROCK, ressalta que o grande diferencial do portfólio em relação a outros encontrados no mercado é ser 100% integrado e com alto nível de governança de dados. 

“Atualmente, existem inúmeras soluções de inteligência sendo ofertadas para o setor varejista, mas devido à complexidade do segmento, estas soluções acabam sendo implementadas de forma fragmentada e sem uma gestão adequada dos dados, colocando muitas vezes em risco os próprios varejistas e seus clientes”, afirmou.

“Estamos abraçando a missão de catalisar a mudança, estabelecendo novos paradigmas para a indústria de inteligência de varejo e consumo”, reforça o CEO sobre o papel da ROCK no mercado atual. 

“O varejo é inovador por necessidade, visto que depende do olhar atento para as evoluções do consumidor. Por isso, estruturamos uma plataforma que analisa as compras, personaliza ofertas e promove mudanças de comportamento mensuráveis”, complementa Formigari. 

Sobre os produtos e serviços ofertados atualmente pelas empresas do grupo, Formigari reforça “num primeiro momento, os produtos e serviços oferecidos pelas empresas da ROCK aos seus atuais clientes manterão o mesmo padrão de qualidade e com os investimentos adicionais que a ROCK está fazendo, muito em breve nossos clientes terão ganhos significativos de qualidade, com inovação e segurança”. 

Sobre a Bnex 

A Bnex é uma empresa especialista em Ciência do Consumo. 

Com uma análise geográfica, econômica e comportamental detalhada, a Bnex apoia a estratégia de expansão de redes de varejo em todo o país, mapeando o potencial de sucesso de uma nova localização de loja, entendendo melhor sua base de shoppers e descobrindo os caminhos para maior fidelização e experiência do cliente.

Com tecnologia robusta, metodologia proprietária e especialistas em comportamento, a Bnex criou a maior base de dados de consumo do país e soluções que atendem às necessidades reais do varejo e da indústria e que aprimoram a experiência de compra do shopper.

A Bnex entrega muito além do software. São mais de 17 anos de conhecimento e experiência e, sobretudo, o compromisso com a conquista de resultados exponenciais para os clientes.

Sobre a ROCK 

A ROCK é a primeira encantech do varejo brasileiro, dedicada a redefinir os padrões de Customer Knowledge no Brasil ao integrar tecnologia e humanidade. Formado pelas empresas Bnex, Directo.ai, Izio&Co, LL Loyalty e Propz, o ecossistema traz uma gama de soluções de inteligência de dados integradas que visam gerar retornos reais para seus clientes.

Atualmente, a ROCK atende a segmentos como Supermercados, Farmácias, Material de Construção, Pet Shop, Moda, Cosméticos, Shopping Centers, Indústrias e Programas de Fidelidade, em que  já soma mais de 130 milhões de usuários cadastrados nos programas dos parceiros, identificando mais de R$ 310 bilhões de GMV e 1,3 bilhão de transações por ano.

BnexReports

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