Insights sobre o comportamento de consumo no varejo brasileiro

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Insights sobre o comportamento de consumo no varejo brasileiro

Bnex participa do Conexão Farma da Abradilan 

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Com recorde de público e participação da Bnex, a Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan) realizou a 18ª edição do Conexão Farma. Esse é o maior evento do setor farmacêutico do Brasil. 

A Bnex foi representada pela Head de Farma, Juliana Milton, que ministrou uma palestra sobre o uso inteligente dos dados na prática, para o aumento do engajamento do shopper com a sua marca. 

Sobre o Conexão Farma 2024 

Segundo os dados divulgados pela Abradilan, 26.889 visitantes passaram pelo Expo Center Norte em São Paulo, durante os três dias de evento. Além disso, participaram mais de 170 expositores, entre eles, as maiores indústrias farmacêuticas. 

Outras diversas empresas também estiveram presentes no Conexão Farma, sendo das áreas de: serviços, softwares, consultorias, contabilidade, empresas de mobiliário e empresas de aparelhos de higiene e beleza. 

O objetivo do evento é oferecer uma experiência na qual o visitante pode ter a oportunidade de conhecer diversas possibilidades de ações de aplicação imediata na farmácia, além de conhecer novidades e tendências para o futuro do segmento. O evento também é uma oportunidade de networking entre os gestores de farmácia.

Além de várias palestras informativas, o Conexão Farma contou com um show da dupla sertaneja  César Menotti e Fabiano, que animou o público. 

A Abradilan já confirmou a realização de um novo evento em março de 2025, que também ocorrerá no Expo Center Norte, na capital paulista. 

Participação da Bnex 

Durante sua apresentação, Juliana Milton trouxe exemplos práticos de como as farmácias podem começar a coletar dados de comportamento do shopper de uma forma inteligente e como transformar isso em vendas. 

Geralmente, o comportamento do consumidor está incluído em um programa de relacionamento no qual o cliente escolhe estar dentro desse programa. A partir disso, ele passa a fornecer os dados toda vez que vai à loja. Com isso, um dos principais objetivos da loja passa a ser aumentar o engajamento dos consumidores. 

“Esse aumento do engajamento tem resultados tangíveis. Mensalmente, nós divulgamos um paper do mercado farma e um dado superinteressante é que o cliente engajado tem um ticket médio 55% maior do que o cliente que não é engajado”, explicou Juliana durante a palestra. 

Alguns pilares são importantes neste processo. O primeiro é oferecer uma proposta de valor que seja relevante, para que o cliente queira dar o CPF toda vez que for ao PDV. O segundo é ter uma boa execução da proposta, sendo bem comunicada na loja. 

Isso é importante para gerar cadastros limpos e dados mais relevantes e precisos para a loja. Quanto mais vendas identificadas forem registradas, mais dados são gerados e consequentemente mais ações podem ser tomadas. 

Para fazer um uso inteligente dos dados coletados é necessário ter conhecimento do mercado e também das mudanças que estão acontecendo no mundo.

“Estamos passando por uma redução significativa no tamanho das famílias. Até 1980 eram 4,2 pessoas por família, enquanto que a projeção para 2030 é de 2,6. O que isso impacta? Por um lado as pessoas estão tendo menos filhos e estão tendo mais pets. Isso interfere no mercado de consumo. Nós, da Bnex, mapeamos 50% dos domicílios brasileiros e nos últimos três anos constatamos que o mercado pet cresceu em 34%”, afirmou a Head de Farma. 

Quando há um estudo no comportamento do shopper são três vetores de crescimento: manter os shoppers ativos; aumentar a frequência de compra e aumentar o ticket médio. 

Um fator importante é entender o que o consumidor busca na farmácia. Durante a palestra, Juliana Milton apresentou dados revelando que medicamentos para doenças crônicas representam quase 50% das vendas. 

Suplementos, vitaminas e produtos de higiene aparecem logo na sequência. Doenças agudas e conveniências também estão na lista de maiores demandas.

Para estimular as vendas, uma dica é utilizar lembretes dos medicamentos de uso contínuo de forma automatizada. Juliana apresentou um exemplo de um cliente da Bnex que adotou essa estratégia e teve uma taxa de conversão em vendas de 62% da base impactada pelas mensagens. 

A palestra ainda contou com outros exemplos de aplicação de dados no negócio e você pode acompanhar alguns cortes dessa apresentação no nosso perfil no Instagram @bnex.retail.

BnexReports

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