O Brasil é reconhecido mundialmente como um dos principais mercados de beleza do mundo. Durante a pandemia, o setor enfrentou dificuldades, mas vem demonstrando recuperação nos últimos anos.
Segundo dados da Euromonitor International, o país conseguiu retomar a sua posição no top 3 de mercados mundiais, ultrapassando o Japão e ficando atrás somente dos Estados Unidos e China.
Essa movimentação de mercado é importante para o varejo farmacêutico, pois o setor de beleza compõe a categoria HPC (Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), uma das mais importantes na farmácia.
Saiba mais sobre esse impacto a seguir.
Crescimento do mercado de beleza
O crescimento do mercado brasileiro foi acima da média global, que em 2023, foi de 5,9%, com vendas totais de US$ 570 bilhões. Ainda de acordo com o levantamento, as vendas de produtos de higiene e beleza no país totalizaram R$ 156,5 bilhões em 2023, com crescimento de 12,7%.
A previsão é que a boa fase do setor se mantenha nos próximos anos, com variação positiva nas vendas de mais de 50% até 2028, quando o faturamento poderá atingir quase R$ 235 milhões.
Além disso, embora ainda elevado para o padrão do cenário econômico mundial, o crescimento acumulado do setor deverá ficar em torno de 35,7% no período de 2023 a 2028, com vendas superando os US$ 773 bilhões.
A importância dos produtos de beleza para as farmácias
Por conta dos preços serem regulados frequentemente, as margens de lucro com medicamentos estão cada vez mais pressionadas, tendo diminuição na rentabilidade nas farmácias.
Por outro lado, os produtos de beleza da categoria HPC representam uma oportunidade estratégica para aumentar a lucratividade. Segundo levantamento da Rock Encantech, esses itens, no geral, podem oferecer margens superiores a 35%.
Além de ter um alto potencial de lucratividade, os produtos de beleza ajudam na fidelização do shopper quando trabalhados de forma estratégica e personalizada por meio do aplicativo da lojas e da plataforma de CRM.
Como trabalhar a categoria de HPC na farmácia

Para garantir uma boa saída dos produtos HPC, além de ter um mix adequado e preços competitivos, é fundamental trabalhar estrategicamente a exposição dos itens de beleza.
Uma boa estratégia é posicioná-los em locais de alta visibilidade dentro da loja podendo aumentar significativamente as vendas. Os produtos de higiene bucal e dermocosméticos podem, por exemplo, ficar no trajeto que o cliente percorre até o caixa.
Essa localização favorece as compras por impulso, já que os clientes tendem a adicionar itens ao carrinho enquanto se dirigem ao balcão de pagamento. Ao aproveitar esse comportamento, a farmácia consegue aumentar o ticket médio e melhorar o desempenho geral de vendas desses produtos com alta margem de contribuição.
Os produtos de beleza ainda possuem um alto potencial para campanhas de marketing e ações sazonais. Por exemplo, um shopper pode garantir um presente para o Dia das Mães aproveitando uma promoção realizada pela farmácia.
Personalização
Ofertas personalizadas também representam boas margens de lucros para as farmácias. Para isso, é necessário que a loja conheça o seu público e o incentive a se cadastrar no aplicativo da unidade, dando um benefício em troca desses dados.
Com o cadastro realizado, a farmácia pode promover ofertas direcionadas de produtos de beleza. Por exemplo, ao identificar que um determinado shopper consome uma marca de maquiagem específica, o lojista pode enviar uma promoção exclusiva deste produto para ele.
A longo prazo, isso aumenta a fidelização do consumidor com a farmácia, gerando futuras receitas.
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