A evolução da vida digital gerou uma nova riqueza para o mundo do varejo: os dados. Hoje, o registro de informações é produzido a todo momento, fazendo com que elas sejam poderosas ferramentas para os negócios.
Para que esses dados se transformem em fontes de conhecimento para o varejista, é necessário que exista quem os estude e analise corretamente. É aqui que entra a ciência de dados.
Confira a seguir as possibilidades de aplicações da ciência de dados e como ela se tornou uma aliada para o varejo.
O que é ciências de dados
A ciência de dados é o estudo de dados para extrair insights significativos para os negócios. Ela é uma abordagem multidisciplinar que combina princípios e práticas das áreas de matemática, estatística, inteligência artificial e engenharia da computação.
A extração dessas informações tem como objetivo encontrar respostas para problemas e situações complexas e identificar tendências de consumo por meio dos shoppers insights.
As informações obtidas com a ciência de dados, na maioria das vezes, são utilizadas para a tomada de decisões importantes, como definição de novos produtos e até mudanças de estratégias na condução do varejo.
Coleta de dados
Dados são fragmentos de informações, que a partir de análises, podem ser utilizados de maneira inteligente pelos varejistas. Mas como coletá-los?
Esse processo pode ser feito de diversas formas, em diferentes sistemas e em várias etapas do ciclo do produto. De modo geral, a internet é o foco central para a maioria dos dados coletados, porém, nas lojas físicas esses dados também podem ser coletados por meio da identificação nas compras, quando o cliente informar o CPF ou CNPJ para um programa de fidelidade (CRM).
Para conseguir as informações dos clientes, o varejista precisa oferecer algum tipo de vantagem. Por exemplo, se a loja contar com o próprio aplicativo, pode incentivar que consumidor se cadastre com suas informações. Em troca, o varejo pode oferecer descontos exclusivos em determinados produtos.
Essa captação para o sistema da loja também pode ser feita na unidade física, oferecendo vantagens no momento da compra. Com isso, o varejista terá informações detalhadas sobre o hábito de consumo dos seus clientes.
A aplicação dos dados no varejo
A ciência de dados, em conjunto com a ciência do consumo, permite uma melhor compreensão do comportamento do consumidor. Essa é uma vantagem competitiva fundamental para o cenário atual.
A aplicação desses dados pode ser feita de diversas formas e com muitos objetivos, desde aumentar as chances de efetivação de uma compra até gerar mais satisfação na experiência do shopper.
Personalização
Uma das áreas mais promissoras para aplicação da ciência de dados é a personalização. Com os shoppers insights coletados, o varejista tem acesso ao histórico de compra do cliente e com isso pode personalizar ofertas de acordo com as necessidades de cada cliente.
Assim, é possível desenvolver algoritmos de recomendação que identificam os produtos mais relevantes para determinado momento e o canal certo para comunicar esse benefício (e-mail, WhatsApp, SMS, aplicativo, etc.).
Segmentação
A ciência de dados possibilita analisar individualmente o hábito de consumo de cada shopper, mas também permite que o varejista consiga segmentar o seu público em categorias.
Conhecendo as características de cada cliente, é possível agrupar os que apresentam perfis mais semelhantes e oferecer descontos personalizados.
Essa é uma estratégia também interessante para o marketing, já que embasado pelos dados, poderá adaptar o estilo de comunicação para cada grupo. Isso melhora a eficácia da comunicação e a experiência do cliente com a marca.
Descontos exclusivos direcionados
Aplicando os princípios da ciência de dados e do consumo, o varejista pode acompanhar os shoppers insights ao longo do ano e identificar as preferências de compra dos clientes.
Com isso, o varejista poderá oferecer descontos exclusivos direcionados para cada tipo de consumidor, aumentando a chances de venda e de faturamento.
Interação digital
Ter clientes engajados no âmbito digital é um fator importante para qualquer tipo de negócio e no varejo não é diferente. A internet trouxe diversos novos canais de interação que podem ser utilizados para mais do que apenas divulgar novas ofertas.
Por exemplo, a ciência de dados pode identificar que um determinado cliente tem o costume de comprar muitas batatas. Com essa informação, o varejo pode fornecer para ele algumas dicas de receitas com esse ingrediente por meio do aplicativo ou do e-mail.
Isso melhora a experiência do shopper com a marca, e consequentemente aumenta as chances de fidelizar aquele consumidor.
Bnex é especialista em ciência de dados e do consumo
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Com foco no aumento do faturamento do varejo e da indústria, a empresa apresenta o maior banco de dados de consumo de varejo alimentar e farmacêutico do Brasil, com mais de 37 milhões de residências mapeadas e hábitos de consumo identificados.
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