Engana-se quem acha que o shopper só busca por descontos. Não é tão simples assim. Se cada cliente é um cliente, com desejos e necessidades diferentes, usar uma estratégia padrão de preços baixos para todos não parece uma boa ideia, certo?
Existem várias formas de engajar o shopper, promover produtos e criar ofertas, no momento certo para o cliente certo.
Esse é o conceito do Discountless. Ao trabalhar de forma correta e planejada a diversidade de modalidades promocionais e preservar o desconto para o momento certo, você poderá transformá-las em um grande impulsionador de aumento de faturamento das suas lojas.
O que é Discountless?
Discountless são estratégias de venda que não são baseadas somente em descontos, mas sim em uma combinação de modalidades pra atingir o melhor resultado e otimizar os recursos.
É um conceito que utilizado para desmistificar que desconto é igual para todos os shoppers. Ser Discountless também é um estudo a fundo sobre quem compra de você e o que oferecer para ele no momento ideal.
Para ilustrarmos o quão enraizado está esse discurso, vamos pensar no seguinte cenário: quando você pensa em atrair e reter clientes e aumentar as vendas, o primeiro pensamento em geral é oferecer descontos, certo?
É comum o mercado apostar na estratégia dos descontos para fisgar o cliente. O que poucos pensam, no entanto, é nas desvantagens de oferecer os descontos sem critério.
Quando você oferece um desconto sem entender o que realmente seu cliente busca, pode estar sacrificando sua margem e seu estoque com uma oferta muito ampla, que não garante a fidelização e o engajamento daquele shopper. E que, portanto, não garante o aumento do faturamento.
Ao oferecer preços baixos, sem critérios, o seu cliente pode ficar acostumado a só dar atenção à sua marca, quando houver um desconto.
É preciso conhecer cada shopper para oferecer descontos
Outro ponto para se levar em conta é que cada shopper tem necessidades distintas, antes de ofertar a ele um desconto, é preciso conhecê-lo. Um cliente engajado escolhe manter a relação com o seu negócio.
Oferecer descontos para uma base inteira de clientes, sem nenhuma estratégia de CRM, desvia o foco do cliente somente para o preço, ao invés do mix de produtos, a qualidade no atendimento, o engajamento com a sua marca ou qualquer diferencial que o seu negócio tenha.
Mas então, não é uma boa tática oferecer descontos?
Descontos em si, são muito bons. E, quando bem planejados e usados com inteligência, podem se tornar um grande aliado da sua estratégia de potencialização de faturamento.
O que estamos reforçando aqui é que é preciso entender que o desconto por si só não pode ser a único valor que um cliente enxerga no seu negócio e nem pode ser distribuído sem inteligência, desperdiçando suas margens.
Quando a sua relação com o seu shopper é baseada apenas em preços, ele vai abandonar sua marca e migrar para a concorrência assim que enxergar uma vantagem maior por lá.
Ele deve perceber que essa relação está fundamentada em benefícios reais, pensados exatamente para a necessidade dele, de acordo com o momento de vida dele.
Como implementar o Discountless?
Veja a seguir como começar a implementar o conceito Discountless na sua rede.
Tenha um CRM
O CRM tem como objetivo transformar dados em conhecimento (com base na ciência) e converter esse conhecimento em vendas.
A nossa ferramenta tem como objetivo acionar o cliente no momento certo, com o produto ou conteúdo certo, pelo canal certo. Trazendo assim garantia de uma taxa de conversão muito alta.
A construção da relação com o seu cliente deve ser feita através de um programa de CRM bem estruturado que, com conceitos de big data e inteligência artificial, pode entregar insights poderosos sobre o perfil do seu cliente e o que ele deseja.
Existe uma infinidade de alavancas promocionais, como: conteúdo, lançamentos, novidades, sorteios, games etc., que podem fidelizar e engajar o seu cliente, sem necessariamente afetarem os preços dos produtos. Você só precisa saber o que seu cliente procura.
Com um CRM eficiente, os dados coletados vão te mostrar claramente quem são os consumidores que devem ser reativados, os que devem ser incentivados e os que devem ser mantidos a todo custo.
Dessa forma, você pode redirecionar seus esforços de marketing e definir o tipo de incentivo de consumo de acordo com cada perfil de cliente da sua base.
Ao criar uma estratégia de conteúdo personalizado, você pode oferecer o benefício de acordo com o perfil e o momento de vida do seu cliente, aumentando a assertividade da conversão.
Fidelize o cliente e fortaleça sua marca
Empresas buscam fortalecer a sua marca porque ela resulta em vários benefícios: reputação, fidelização, retenção de talentos e, principalmente, o engajamento dos clientes.
Fidelizar e engajar o shopper, entregando a ele uma ótima experiência de compra, é a melhor forma de fortalecer a sua marca.
Assim, você pode blindar esse consumidor e se diferenciar da concorrência e das milhares de informações com as quais ele é bombardeado diariamente.
Tudo começa pelo quanto você conhece o seu cliente. Um CRM colhe informações preciosas para estreitar o relacionamento entre o consumidor e a sua empresa.
Quanto mais conhecimento, mais você é capaz de entregar exatamente o que o cliente deseja.
Diversifique sua estratégia
Sabendo disso, que tal recompensar o seu cliente mantendo-o atualizado sobre as novidades exclusivas a respeito dos produtos que mais interessam a ele?
Você pode criar conteúdos diversos, baseados no perfil de compra, histórico de consumo e tendências de comportamento desse shopper. Assim, você mostra que realmente conhece e valoriza o seu cliente.
É a sua chance de criar um laço forte entre shopper e marca, que dificilmente será rompido. Certamente, esse cliente vai disseminar para o seu círculo de amigos e família a respeito da sua experiência de compra.
Ou seja, além de reter os clientes atuais, você também acaba atraindo novos clientes para o seu negócio.
No final, é exatamente isso que um cliente deseja: um sentimento de cuidado especial, de exclusividade, de reconhecimento. O shopper quer ter a sensação de pertencimento, de que é importante para as marcas em quem confia.
Conheça os seus clientes para aumentar o seu faturamento
Ao identificar o perfil dos seus clientes, você é capaz de entregar conteúdos muito mais assertivos e, com isso, elevar os seus resultados.
Ou seja, diminuir a munição, e, ao mesmo tempo, aumentar a taxa de acerto no alvo. E diga a verdade, quem não quer não otimizar os seus recursos e melhorar seus resultados?
Se você sabe exatamente quem são seus clientes, você deve estimulá-los a comprarem ainda mais na sua loja, utilizando uma estratégia específica para cada perfil.
Quando você conhece o seu cliente, pode oferecer o produto certo, no momento certo, para a pessoa certa.
Assim, a possibilidade da venda aumenta muito significativamente e o resultado das ações impacta rapidamente e positivamente no seu faturamento, ou seja, está aplicando o Discountless na prática.
Viu como é possível usar os descontos de forma precisa, e que eles não são a única opção para o aumento de faturamento?
Uma estratégia eficiente envolve várias combinações promocionais, usadas de acordo com o perfil e a necessidade de cada negócio e seus clientes.
Vamos ser mais Discountless? Entre em contato com a Bnex!