Insights sobre o comportamento de consumo no varejo brasileiro

logotipo shopper insights

Insights sobre o comportamento de consumo no varejo brasileiro

Varejo alimentar: como aumentar o faturamento no 2º semestre? 

Varejo alimentar

Aumentar o faturamento é o objetivo de todos que atuam no varejo alimentar. Ao mesmo tempo, esse também é um dos principais desafios em um cenário com cada vez mais concorrentes. 

O segundo semestre do ano oferece diversas oportunidades para o varejista criar campanhas promocionais em datas sazonais e, consequentemente, conseguir aumentar a receita. 

Para isso, é necessário se atentar às datas mais importantes e planejar as ações com antecedência. 

O que é sazonalidade? 

Sazonalidade é algo que acontece em períodos específicos ao longo do ano. No mundo empresarial, esse termo faz referência a fatores externos que se repetem em uma determinada época e que podem afetar os resultados financeiros. 

Essas sazonalidades podem ser divididas em diversos tipos: 

Diária: quando a loja tem um pico de clientes todos os dias em um determinado horário. Exemplo: restaurantes no horário de almoço e supermercados no final do dia.

Semanal: quando o movimento ocorre em um dia específico da semana. Exemplo: terça da feirinha, quinta da carne, sexta da cerveja.

Mensal: as vendas têm um pico em um determinado período do mês: Exemplo: supermercados no início do mês, quando as pessoas recebem os seus salários. 

Anual: uma variação que acontece uma vez no ano e costuma ser longa. Exemplo: estações do ano como verão e inverno e datas comemorativas como Verão, Férias, Carnaval, Páscoa, Dia das Mães, Inverno, Dia dos Pais, Dia do Cliente, Dia das Crianças, Aniversário da Rede, Black Friday e Natal. 

Há ainda eventos específicos que ocorrem com um periodicidade ainda maior e movimentam diversos segmentos como os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo. Entender esse conceito e a importância dessas datas é fundamental para traçar estratégias futuras. 

Calendário Bnex 

A Bnex desenvolveu um calendário de estratégias e temáticas com base em indicadores mensais referentes aos anos de 2023 e 2022 em mais de 320 milhões de compras analisadas no varejo alimentar. 

O objetivo do guia é ajudar os varejistas a multiplicar os seus resultados com base nos insights acionáveis em cada mês do ano. 

Você pode fazer o download do calendário aqui e conferi-lo na íntegra. 

Principais datas do 2º semestre para o varejo alimentar 

Carrinho
Sazonalidade é um fator importante para o varejo alimentar.

O segundo semestre é um período decisivo para o varejo alimentar. Cada mês possui algum evento sazonal que pode provocar impacto no faturamento. Confira alguns deles para ficar de olho: 

Férias escolares (Julho) 

O mês de julho é o período de férias escolares. Nesta época, muitas famílias aproveitam para viajar. Varejos que estão localizados em cidades turísticas podem se beneficiar do aumento de visitantes e aumentar o faturamento. 

Categorias como: produtos de higiene, protetores solares, bebidas e comidas prontas estão entre os destaques. 

Inverno e Dia dos Pais (Agosto) 

Agosto costuma ser o ápice do inverno no Brasil. Produtos como queijos e vinhos têm potencial de demanda neste período. 

O oitavo mês do ano também é marcado pelo Dia dos Pais. Essa data oferece a oportunidade de criar campanhas promocionais ligadas ao tema, além de fazer ações em conjunto com a indústria. 

Dia do Cliente (Setembro) 

Celebrado em 15 de setembro, o Dia do Cliente funciona como uma mini Black Friday. A ideia é promover campanhas promocionais para aquecer a base de consumidores para o último trimestre, que costuma ser o período de maior faturamento para o varejo alimentar. 

Dia das Crianças (Outubro) 

Assim como em setembro, outubro é um mês para manter a base aquecida. O Dia das Crianças pode ser utilizado como tema em campanhas promocionais e há a possibilidade de elevar categorias específicas, como por exemplo, os doces. 

Black Friday (Novembro) 

A Black Friday é uma das datas mais importantes para o varejo alimentar. Para aproveitar ao máximo esse período, o ideal é que ela não seja limitada apenas a sexta-feira. 

O varejista deve começar fazendo campanhas ao longo do mês para aquecer a base de clientes e guardar os melhores descontos para a semana da Black Friday. 

“Se o varejista faz a Black Friday bem-feita, ela não impacta negativamente no Natal, e consegue aumentar o gasto médio dos clientes. Se você colocar alguns alimentos de desejo ou mesmo de necessidade básica com bons descontos, há uma tendência de grandes compras. Porém o interessante é limitar a quantidade de unidades em desconto, pois o objetivo é trazer mais gente para dentro da loja e não necessariamente fazer mais volume do mesmo item para o mesmo cliente”, explicou o Head Marketing da Bnex, Eduardo Donoso. 

A Black Friday também é um período favorável para a queima de estoque, diminuindo os custos de manter itens armazenados. 

Natal (Dezembro) 

O Natal é a época do ano em que mais se gasta no varejo alimentar, muito por conta do 13º salário. Há grande movimento nas lojas e o varejista precisa saber como atrair esse consumidor para que ele não compre no concorrente. 

É por isso que campanhas fortes ao longo de todo o ano são fundamentais para manter a base aquecida e conquistar a fidelidade do consumidor. 

Ações para aumentar o faturamento 

Uma das principais ações para aumentar o faturamento é promover campanhas com periodicidade maior, de preferência que durem um mês. É aí que as datas sazonais funcionam como temáticas para essas iniciativas. 

“Fazer campanhas pontuais funciona, mas é preciso regularidade. As campanhas que vão de fato aumentar o faturamento precisam de tempo para engajar as pessoas. Em média, os clientes não fiéis vão apenas 2 vezes ao mês fazer compras, enquanto os fiéis vão toda semana. O objetivo é fazer com os que não são fiéis venham mais de uma vez por mês, assim uma campanha com menos de 30 dias não conseguiria impactar o cliente a tempo”, explicou Donoso. 

As campanhas precisam ter temas e mecânicas diferentes para não cair na “mesmice”. Essa variação permite que o varejista traga as indústrias para trabalhar diferentes categorias. 

Em geral, as campanhas mais extensas devem ser planejadas com no mínimo 60 dias de antecedência para conseguir apoio e patrocínio da indústria, organização operacional e de marketing, além da regularização junto aos órgãos responsáveis. 

Um método muito comum é utilizar o mês de aniversário do supermercado ou do atacado para aquecer a base de clientes com promoções. Em geral, essas ações são realizadas no segundo semestre do ano, por ser um período de maior intensidade no consumo. 

Aumente o faturamento com a Bnex! 

Especialista em ciência do consumo, a Bnex é a opção ideal para supermercados e atacados que desejam aumentar o faturamento. 

Utilizando metodologia exclusiva e o maior banco de dados de consumo no varejo Brasil, a Bnex analisa, prevê o comportamento de compras do shopper e gera insights que mostram onde estão as oportunidades de geração de receitas. Acesse aqui e conheça sobre os nossos serviços de inteligência de mercado!

BnexReports

Últimas Notícias

Conteúdos Relacionados