Aumentar o faturamento é o objetivo de todos que atuam no varejo alimentar. Ao mesmo tempo, esse também é um dos principais desafios em um cenário com cada vez mais concorrentes.
O segundo semestre do ano oferece diversas oportunidades para o varejista criar campanhas promocionais em datas sazonais e, consequentemente, conseguir aumentar a receita.
Para isso, é necessário se atentar às datas mais importantes e planejar as ações com antecedência.
O que é sazonalidade?
Sazonalidade é algo que acontece em períodos específicos ao longo do ano. No mundo empresarial, esse termo faz referência a fatores externos que se repetem em uma determinada época e que podem afetar os resultados financeiros.
Essas sazonalidades podem ser divididas em diversos tipos:
Diária: quando a loja tem um pico de clientes todos os dias em um determinado horário. Exemplo: restaurantes no horário de almoço e supermercados no final do dia.
Semanal: quando o movimento ocorre em um dia específico da semana. Exemplo: terça da feirinha, quinta da carne, sexta da cerveja.
Mensal: as vendas têm um pico em um determinado período do mês: Exemplo: supermercados no início do mês, quando as pessoas recebem os seus salários.
Anual: uma variação que acontece uma vez no ano e costuma ser longa. Exemplo: estações do ano como verão e inverno e datas comemorativas como Verão, Férias, Carnaval, Páscoa, Dia das Mães, Inverno, Dia dos Pais, Dia do Cliente, Dia das Crianças, Aniversário da Rede, Black Friday e Natal.
Há ainda eventos específicos que ocorrem com um periodicidade ainda maior e movimentam diversos segmentos como os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo. Entender esse conceito e a importância dessas datas é fundamental para traçar estratégias futuras.
Calendário Bnex
A Bnex desenvolveu um calendário de estratégias e temáticas com base em indicadores mensais referentes aos anos de 2023 e 2022 em mais de 320 milhões de compras analisadas no varejo alimentar.
O objetivo do guia é ajudar os varejistas a multiplicar os seus resultados com base nos insights acionáveis em cada mês do ano.
Você pode fazer o download do calendário aqui e conferi-lo na íntegra.
Principais datas do 2º semestre para o varejo alimentar
O segundo semestre é um período decisivo para o varejo alimentar. Cada mês possui algum evento sazonal que pode provocar impacto no faturamento. Confira alguns deles para ficar de olho:
Férias escolares (Julho)
O mês de julho é o período de férias escolares. Nesta época, muitas famílias aproveitam para viajar. Varejos que estão localizados em cidades turísticas podem se beneficiar do aumento de visitantes e aumentar o faturamento.
Categorias como: produtos de higiene, protetores solares, bebidas e comidas prontas estão entre os destaques.
Inverno e Dia dos Pais (Agosto)
Agosto costuma ser o ápice do inverno no Brasil. Produtos como queijos e vinhos têm potencial de demanda neste período.
O oitavo mês do ano também é marcado pelo Dia dos Pais. Essa data oferece a oportunidade de criar campanhas promocionais ligadas ao tema, além de fazer ações em conjunto com a indústria.
Dia do Cliente (Setembro)
Celebrado em 15 de setembro, o Dia do Cliente funciona como uma mini Black Friday. A ideia é promover campanhas promocionais para aquecer a base de consumidores para o último trimestre, que costuma ser o período de maior faturamento para o varejo alimentar.
Dia das Crianças (Outubro)
Assim como em setembro, outubro é um mês para manter a base aquecida. O Dia das Crianças pode ser utilizado como tema em campanhas promocionais e há a possibilidade de elevar categorias específicas, como por exemplo, os doces.
Black Friday (Novembro)
A Black Friday é uma das datas mais importantes para o varejo alimentar. Para aproveitar ao máximo esse período, o ideal é que ela não seja limitada apenas a sexta-feira.
O varejista deve começar fazendo campanhas ao longo do mês para aquecer a base de clientes e guardar os melhores descontos para a semana da Black Friday.
“Se o varejista faz a Black Friday bem-feita, ela não impacta negativamente no Natal, e consegue aumentar o gasto médio dos clientes. Se você colocar alguns alimentos de desejo ou mesmo de necessidade básica com bons descontos, há uma tendência de grandes compras. Porém o interessante é limitar a quantidade de unidades em desconto, pois o objetivo é trazer mais gente para dentro da loja e não necessariamente fazer mais volume do mesmo item para o mesmo cliente”, explicou o Head Marketing da Bnex, Eduardo Donoso.
A Black Friday também é um período favorável para a queima de estoque, diminuindo os custos de manter itens armazenados.
Natal (Dezembro)
O Natal é a época do ano em que mais se gasta no varejo alimentar, muito por conta do 13º salário. Há grande movimento nas lojas e o varejista precisa saber como atrair esse consumidor para que ele não compre no concorrente.
É por isso que campanhas fortes ao longo de todo o ano são fundamentais para manter a base aquecida e conquistar a fidelidade do consumidor.
Ações para aumentar o faturamento
Uma das principais ações para aumentar o faturamento é promover campanhas com periodicidade maior, de preferência que durem um mês. É aí que as datas sazonais funcionam como temáticas para essas iniciativas.
“Fazer campanhas pontuais funciona, mas é preciso regularidade. As campanhas que vão de fato aumentar o faturamento precisam de tempo para engajar as pessoas. Em média, os clientes não fiéis vão apenas 2 vezes ao mês fazer compras, enquanto os fiéis vão toda semana. O objetivo é fazer com os que não são fiéis venham mais de uma vez por mês, assim uma campanha com menos de 30 dias não conseguiria impactar o cliente a tempo”, explicou Donoso.
As campanhas precisam ter temas e mecânicas diferentes para não cair na “mesmice”. Essa variação permite que o varejista traga as indústrias para trabalhar diferentes categorias.
Em geral, as campanhas mais extensas devem ser planejadas com no mínimo 60 dias de antecedência para conseguir apoio e patrocínio da indústria, organização operacional e de marketing, além da regularização junto aos órgãos responsáveis.
Um método muito comum é utilizar o mês de aniversário do supermercado ou do atacado para aquecer a base de clientes com promoções. Em geral, essas ações são realizadas no segundo semestre do ano, por ser um período de maior intensidade no consumo.
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