Insights sobre o comportamento de consumo no varejo brasileiro

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Insights sobre o comportamento de consumo no varejo brasileiro

Como impulsionar o açougue no supermercado e aumentar as vendas 

Açougue

Reunir os amigos e familiares é uma das principais tradições brasileiras. Neste tipo de evento, é comum que os organizadores passem no açougue para comprar a principal matéria-prima do evento: a carne. 

Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), além de ser um dos principais exportadores do mundo, o Brasil é o 6º maior consumidor de carne. 

Ainda de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o país deve fechar o ano de 2024 com um consumo de 10 milhões de toneladas, sendo um dos maiores índices da história. Em 2023, o consumo per capita do brasileiro foi de 32 kg no ano. 

Todos esses dados demonstram a força do açougue e que ela deve ser uma categoria valorizada no varejo alimentar. Mas como impulsionar essa categoria? Confira no texto a seguir. 

O impacto do açougue nos supermercados 

O açougue desempenha um papel vital no varejo alimentar. Segundo o Head de Inteligência da Bnex, Evandro Alampi, o consumo de carne e derivados representa, em média, 15% do faturamento no supermercado. 

Vale ressaltar que esse índice varia muito dependendo da cidade, estado e condições socioeconômicas no local em que a loja está instalada. 

Além de ter um bom volume em vendas, o açougue também tem bom desempenho no aumento do ticket médio do consumidor. Ainda de acordo com Alampi, essa categoria influencia na escolha do cliente por um supermercado. 

“Carnes de qualidade, variedade de cortes e bom atendimento são fatores que influenciam na percepção dos consumidores e na escolha do supermercado como um todo. Por exemplo, a pessoa vai comprar naquele supermercado por conta da qualidade do açougue e aproveita para comprar os outros produtos do mês”, explicou Alampi. 

Investir nesta categoria é fundamental, principalmente em regiões com alta demanda de carne bovina e suína. 

Os efeitos da sazonalidade 

A sazonalidade é um fator importante para o varejo alimentar, com diversas datas podendo influenciar no aumento ou diminuição de determinados produtos. No caso do açougue, por exemplo, há um crescimento na demanda por cortes como filé mignon e picanha em datas como Natal e Ano-novo. 

“O brasileiro é muito ligado à comida e a experiência de estar em uma mesa para o churrasco passa pelo açougue. Os finais de semana próximos de feriados prolongados como Carnaval e datas comemorativas como Dia das Mães e Dia dos Pais, que têm o almoço em família, costumam aumentar a demanda”, afirmou o Head de Inteligência da Bnex. 

Por outro lado, o feriado de Sexta-feira Santa, pelo costume de não comer carne no período, representa uma redução no consumo. Porém no final da Páscoa já há uma retomada. 

As estações do ano influenciam também nos produtos que são consumidos no açougue. No verão, há uma demanda maior por cortes de churrasco, enquanto no inverno o destaque fica para os itens que vão em ensopados, como a feijoada. 

“Outro fator importante é o preço. Como a carne é commodity, ela passa por grandes interferências nos preços internacionais. Nos últimos anos, a gente vem sentindo isso. Em alguns casos, nós percebemos uma mudança do público,que saiu de cortes bovinos para suínos, peixes e até outras proteínas como o ovo”, comentou Alampi. 

Como aproveitar ao máximo o açougue 

Carne
Brasil é o 6º maior consumidor de carne no mundo.

Para otimizar o desempenho do açougue é essencial que o varejista vá além das metodologias tradicionais. Neste cenário, dois conceitos podem ajudá-lo a melhorar os resultados: o Índice de Sacrifício e a segmentação de clientes. 

Índice de Sacrifício 

O Índice de Sacrifício é uma metodologia em que são feitas análises dos principais atributos que impedem a loja de atingir todo o seu potencial e tudo que limita o cliente de comprar naquela unidade. 

Se o açougue não oferece uma experiência de compra positiva e adequada para a expectativa do consumidor, isso pode implicar em “sacrifícios”, ou seja, o cliente deixa de comprar na loja naquele momento. 

Alguns fatores que podem prejudicar a experiência do shopper são a má organização, cheiro forte e aspecto pouco atrativo da carne. Essas variáveis podem ser identificadas visualmente e sensorialmente. 

“Para mitigar isso, o varejista deve investir em higiene, iluminação, apresentação dos produtos, que é super importante, sem contar no treinamento da equipe. Ter sempre um bom atendimento, cordialidade, um padrão nos cortes e na embalagem são questões que se não forem aplicadas podem gerar uma barreira na questão de compra dos consumidores”, explicou Alampi. 

Segmentação de clientes 

Ter uma base de dados do público consumidor é um requisito fundamental no varejo alimentar. Através das plataformas de CRM, o varejista consegue obter insights relevantes sobre o comportamento de consumo dos shoppers e suas principais características. 

Com essas informações em mãos, o próximo passo é criar clusters com perfis de clientes que sejam semelhantes. Podem ser levados em conta diversos fatores na hora de fazer essa divisão, como:

  • Gênero;
  • Faixa etária; 
  • Nível de fidelidade; 
  • Hábitos de consumo; 
  • Localização;

Com os grupos bem definidos, o supermercado será capaz de enviar a oferta certa para o cliente certo no momento certo, aumentando a chance de conversão em vendas dos produtos do açougue. 

Os descontos personalizados se conectam de forma mais pessoal com os shoppers. A longo prazo, isso faz com que ele se torne um consumidor fidelizado. 

Atue de forma estratégica com a Bnex! 

A Bnex conta com soluções sob medidas para os varejistas que desejam ampliar o faturamento. A empresa conta com o maior banco de dados de consumo do Brasil, com mais de 37 milhões de residências mapeadas. 

Com o estudo de inteligência de mercado e plataforma de CRM da Bnex, é possível identificar o Índice de Sacrifício e personalizar o envio de ofertas para os clientes com base nas suas características e hábitos de consumo. 

Entre em contato e saiba mais.  

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