Insights sobre o comportamento de consumo no varejo brasileiro

logotipo shopper insights

Insights sobre o comportamento de consumo no varejo brasileiro

Como preparar o varejo para iniciar a sua jornada com o CRM?

A imagem mostra uma cena de trabalho em um ambiente de escritório. Em destaque, há um pequeno carrinho de compras de brinquedo sobre alguns papéis com gráficos e tabelas impressos. Ao fundo, uma pessoa, parcialmente visível, segura um smartphone e parece estar envolvida em uma atividade relacionada a negócios ou comércio eletrônico. A imagem sugere um contexto de análise de mercado, planejamento de compras ou estratégias de e-commerce.

É fato que pensar a experiência dos clientes por meio do Customer Relationship Management (CRM) faz a diferença no varejo

“Como é sabido, investir no cliente é primordial e para que isso aconteça de maneira consciente […], conhecê-lo é o primeiro passo”, afirma o CEO & Founder da Bnex, Fernando Gibotti, no livro “O CRM no contexto da Ciência do Consumo”. 

Mas se você ainda tem dúvida de como preparar o seu varejo para a jornada com o CRM, confira, ao longo do texto, alguns passos para ter resultados mais assertivos com suas estratégias! 

O que é o CRM?

Como indica o nome Customer Relationship Management, “Gestão de Relacionamento com o Cliente” (em português), o CRM nada mais é do que um conjunto de práticas, estratégias e tecnologias focadas em melhorar a experiência do shopper em sua loja.

Principalmente para o varejo de alta recorrência, em que há muita repetição de compra por parte dos clientes, é fundamental conhecer seu público-consumidor

O CRM tem uma visão 360º acerca do shopper, e isso ajuda a ordenar, avaliar e integrar as informações relevantes sobre o público-consumidor, que vão garantir uma série de vantagens: desde o processo comercial à fidelização do cliente.  

Com esses dados obtidos pelo CRM, o varejo entende melhor as necessidades, preferências e histórico de cada cliente, o que permite uma série de personalizações e otimizações eficazes em todas as etapas da jornada do consumidor. 

“A partir do momento que você tem uma massa de clientes, você está lidando com vendas, e é super importante que você entenda e conheça quem são as pessoas [que compram], essa é a base da questão do CRM em si. É uma gestão da base de clientes”, explica Eduardo Donoso, Head de Marketing da Bnex

Mais informações sobre o CRM, você encontra aqui

Por que a empresa precisa de uma jornada com o CRM?

Mas, afinal, por que sua loja precisa tanto dessas estratégias? 

Em um setor com tanta concorrência, trabalhar com CRM é o que vai fazer a diferença para grandes varejos, como supermercados e farmácias

E é fato que, no varejo, você precisa ter a melhor atuação do mercado. Isso porque caso sua loja não tenha uma excelente operação comercial, embasada em estratégias de CRM, você perde a venda para o concorrente

“O ciclo do engajamento se inicia com o pleno conhecimento do shopper. Precisamos saber quem ele é, onde e com quem ele mora, quais são os seus hábitos de consumo, qual é o seu momento de vida, quais são os seus mais profundos interesses, e principalmente, o que conduz à finalização de uma jornada de compra e o que o satisfaz. Quanto mais conhecemos o shopper, maior será a capacidade de nos relacionarmos bem com ele”, explica Fernando Gibotti no livro “O CRM no contexto da Ciência do Consumo”. 

Mas é importante destacar que o CRM não é apenas sobre conhecer o shopper, mas entender o comportamento dele com a sua loja. O foco é compreender se o cliente está comprando tudo o que ele poderia no seu negócio, segundo Donoso

Por isso, é importante pensar o CRM dentro de um ecossistema que esteja alinhado à Ciência do Consumo.

“Por que a Ciência do Consumo é mais importante do que o CRM? Porque a Ciência do Consumo é o ter conhecimento sobre o consumo e a oportunidade que existe para o consumo. Sem esse conhecimento não adianta nada. Preciso saber quais são as oportunidades que existem junto a esses clientes. Porque eu sabendo dessas oportunidades, estou pronto para fazer um trabalho mais forte de vendas. E esse é o foco”, afirma. 

Nesse sentido, é indispensável trabalhar o CRM alinhado à Ciência do Consumo a fim de entender o comportamento do cliente e direcionar o shopper para sua loja vender melhor e ganhar o mercado.

E então como preparar o varejo para a sua jornada com o CRM no contexto da Ciência do Consumo?

Como pontua o Head de Marketing da Bnex, “o varejo é um ambiente muito complexo. Ele lida com muita gente e são muitas pessoas trabalhando, muitos clientes nas lojas e muitos produtos sendo vendidos. Ele tem um volume muito grande de ações, de tarefas e necessidades”. 

Por essa razão, muitos varejistas acabam preferindo continuar com os processos já estabelecidos. Nesse sentido, é válido ressaltar que, antes de iniciar uma jornada com o CRM, o varejista precisa entender a importância de trabalhar aliado a ele e à Ciência do Consumo, porque isso muda a maneira como o varejo vive. 

“Se você não está atento a isso, se você não começa a dar os seus primeiros passos nesse sentido, você vai ficar para trás. Porque o varejo é uma concorrência”, alerta Donoso

Para sua loja implementar esse conjunto de estratégias, é importante seguir alguns passos. São eles: 

Conhecer a sua loja

De acordo com Donoso, o primeiro passo para a jornada com o CRM é o varejista ter uma ampla compreensão e conhecimento sobre o próprio negócio, antes mesmo de implantar uma plataforma de CRM ou um software. 

“A primeira análise a ser feita é um grande entendimento do potencial que existe nas suas lojas. […] É muito importante entender o potencial de vendas e de faturamento de cada loja por categoria. A primeira análise que você faz é a análise da sua casa”, explica.

Ou seja, o varejista precisa saber:

  • Como estão as minhas lojas?
  • Como elas estão vendendo?
  • Qual é a demanda que existe no entorno das lojas?
  • A região em que as lojas estão localizadas está crescendo? Ou está estagnada?
  • Há queda populacional na região da minha loja?
  • Como é a oferta do meu concorrente?
  • Quanto eu tenho potencial para vender nos próximos cinco anos?

Ter todas essas informações em mãos é o primeiro passo para uma jornada com o CRM!

Conhecer o seu cliente

Após conhecer a loja, é hora de conhecer o cliente e o comportamento desse shopper! Assim, você consegue compreender como vender e para quem vender. 

Como explica Donoso, esse entendimento do comportamento vem por meio do uso de inteligência artificial, de algoritmos e de análises. E é neste ponto que entra a Ciência do Consumo!

Isso porque, com a ajuda dela, dentro das plataformas do CRM, é possível analisar os clientes de maneira completa e compreender como eles devem ser tratados. 

O momento, o cliente e/ou a sazonalidade pedem uma estratégia diferente, e a Ciência do Consumo e o CRM vão conseguir atender às expectativas do shopper e aumentar as vendas da sua loja

Pensar a metodologia e como comunicar aos clientes

Depois de coletar todas essas informações e analisá-las, é preciso entender como o conhecimento pode fazer parte do dia a dia do seu negócio, implementando as etapas práticas e a metodologia para que o trabalho seja feito

E é importante ressaltar que toda a equipe deve estar alinhada às estratégias, incluindo cada departamento: comercial, marketing, trade, atendimento ao cliente, operacional, etc.  

Além disso, também é fundamental conseguir conversar com os shopper a fim de gerar uma mudança de comportamento. “Preciso fazer com que isso chegue aos clientes. E depois eu tenho que ter capacidade de respeitar o perfil de cada um deles para direcionar o produto no momento certo para aquele cliente”, fala Donoso.

O varejista precisa de alavancas que incentivem a mudança do comportamento do shopper e deve ter possibilidades de conversas com os clientes. Afinal, na maior parte do tempo, eles estão fora da loja, mas o seu varejo não pode perder o contato com eles. 

“Não adianta ter o conhecimento, se eu não tenho alavancas e pontes que se conectem com os clientes e que gerem uma mudança de comportamento. É por isso que preciso de um aplicativo, de um totem de loja, de um portal de fidelidade e de canais digitais que [permitam conversas com o cliente]”, explica. 

Vale destacar que cada cliente vai responder a algum tipo de estratégia, que pode ser programa de pontos, cashback, descontos, raspadinha, sorteio, aplicativo, games, entre outros. 

Mas graças ao CRM e à Ciência de Consumo, você consegue saber e personalizar as operações e estratégias para os seus clientes

Tenha parceiros que saibam como ajudar o seu varejo!

Para esse processo de trabalho de análise de dados e de implementação de CRM, você precisa ter uma empresa junto do seu negócio e que seja especialista em Ciência do Consumo e saiba como colocar em prática as estratégias pensadas. 

Com mais de 17 anos no mercado, a Bnex é especialista na combinação completa de Inteligência de Mercado, CRM, Automação Promocional, AI e Analytics para o aumento das vendas no varejo!

O CRM da Bnex oferece uma plataforma 100% integrada, com programa de relacionamento, alavancas promocionais e comunicações automatizadas. A estratégia é feita sob medida para o seu supermercado ou farmácia.

Comece a sua jornada de CRM com a Bnex. Saiba mais aqui

BnexReports

Últimas Notícias

Conteúdos Relacionados