A inteligência de dados proporciona vantagens que vão além da análise da performance do negócio.
Esse recurso proporciona uma transformação aos dados e informações que permanecem no centro das atividades empresariais, além de impulsionar as ações por meio de uma estratégia mais assertiva.
No passado, as tecnologias da Ciência dos Dados foram utilizadas em diversos experimentos que forneceram bases sólidas para o alto nível de desenvolvimento apresentado pela disciplina nos dias atuais.
O mesmo processo de desenvolvimento se tornou perceptível nas atividades referentes à inteligência artificial do varejo e ao aprendizado de máquina.
Nesse contexto de evolução, podemos perceber a grande importância da sua aplicação devido ao imenso volume de informações às quais somos submetidos diariamente.
Por esse motivo, muitas empresas acreditam que o big data personifica o cliente e transforma dados em ação. Essa conclusão se baseia justamente na possibilidade da análise das informações.
Mediante a este cenário, a inteligência de dados vem ganhando um protagonismo cada vez maior. Afinal, muitas empresas estão se beneficiando com os recursos proporcionados por essa valiosa ferramenta que permite a análise confiável de todos os dados e informações.
Diante disso, o monitoramento das métricas proporciona a obtenção de dados confiáveis, capazes de indicar as melhores estratégias a serem elaboradas.
Por meio da inteligência de dados, as empresas conseguem construir procedimentos mais eficientes, baseando-se nos melhores recursos para oferta de produtos e serviços muito promissores.
Com base no aprendizado da máquina e na inteligência artificial, a Ciência dos Dados permite a maior compreensão até mesmo do comportamento dos consumidores, baseando-se no processo de captura das informações.
Por esse motivo, as empresas conseguem observar mais detalhadamente a particularidade de cada cliente, oferecendo, assim, produtos e serviços personalizados e com maior possibilidade de conversão.
Inteligência de dados: o que é?
A inteligência de dados pode ser compreendida como um resultado eficiente de uma análise aprofundada das informações de determinada empresa.
Essa análise é realizada por meio de tecnologias avançadas e vem proporcionando resultados significativos para diversas empresas, independentemente da segmentação de mercado. Entre as vantagens estão:
- Melhor compreensão dos clientes;
- Oferta de novos produtos e/ou serviços;
- Visão mais abrangente do negócio;
- Transformação da empresa por meio de novos recursos e procedimentos;
- Utilização de tecnologias eficientes;
- Promoção de uma cultura orientada com base em dados bem estruturados.
A inteligência de dados e o valor comercial
Atualmente, muitos debates vêm acontecendo a respeito das oportunidades que determinam a construção de valor que determinada empresa poderá obter por meio do processo de análise das informações.
Essa análise pode ser utilizada para desbloquear os insights sobre a experiência do cliente. Além disso, esse recurso também tem a capacidade de determinar uma grande vantagem nos recursos operacionais.
Com base nele, é possível lançar novos serviços e produtos levando em consideração uma maior compreensão das tendências de mercado.
Mas esse fato é realmente importante? Sim! É importante compreender que nos dias atuais os dados e as informações estão frequentemente proporcionando novas possibilidades para os gestores transformarem os seus negócios em uma fonte de renda mais vantajosa.
Com base nisso, quais são os quesitos necessários para transformar essas informações brutas em um tipo de informação inteligente e útil para agregar valor às empresas?
Na verdade, nenhuma organização recebe créditos por ser considerada uma das melhores coletoras de dados do mercado.
Esse fato pode até representar um risco se a empresa em questão não souber selecionar e utilizar as informações de forma responsável e satisfatória.
Então, qual é a solução? As grandes organizações que trabalham com base nos dados aprenderam os procedimentos necessários para utilizar as informações a favor dos seus negócios.
Aliás, as empresas líderes de mercado apresentam algumas coisas em comum. Uma delas consiste no uso correto dos dados e das informações.
Afinal, não é por acaso que essas entidades ocupam colocações significativas em meio a um mercado extremamente competitivo.
Para alcançar essas posições, os gestores realizam seus trabalhos com muita dedicação, apoiando-se em um estudo detalhado e minucioso das informações.
Sobre essa ótica, a inteligência de dados pode ser ampliada por meio das informações de autoatendimento, entre outros recursos importantes.
Dessa forma, é possível perceber que o valor comercial não provém unicamente das informações obtidas, mas de todo o processo de inteligência de dados.
Sobre esse aspecto, a análise de informações pode agregar muito valor às empresas que sabem utilizar os dados de maneira inteligente.
Esse processo ajuda a compreender com maior exatidão a experiência dos clientes em relação à determinada organização, ampliando a eficiência operacional.
A inteligência de dados também facilita a exploração de novas tendências e práticas inexploradas que podem proporcionar uma melhor exposição da marca perante o público.
Com base nisso, muitas empresas vêm conseguindo transformar os dados brutos em uma refinaria de informações capazes de construir uma boa base de uso de dados para o aumento de faturamento no setor do varejo.
Mas é importante levantar um bom estudo sobre todas as informações captadas por meio dos processos de inteligência artificial. Afinal, os dados não mentem, já as interpretações poderão indicar resultados enganosos se as análises não forem bem estruturadas.
Por isso, as empresas devem manter o foco no momento da interpretação dos dados, pois essa etapa será fundamental para o sucesso das futuras ações.
A governança de dados
A governança de dados é uma ferramenta de grande importância ao se tratar da inteligência de dados.
Uma pesquisa realizada pela Harvard Business Review indica algumas dificuldades enfrentadas pelas empresas no período da pandemia provocada pelo Coronavírus.
Com base nos dados apresentados, é possível perceber que 92,2% das organizações tradicionais afirmam buscar esforços para enfrentar os desafios culturais que envolvem algumas questões como:
- Processos referentes aos negócios;
- Alinhamento da organização;
- Comunicação;
- Gerenciamento de mudanças;
- Habilidades pessoais;
- Falta de entendimento ou resistência aos processos de mudança.
Assim, por meio da governança de dados é possível construir uma cultura de dados orientada e eficiente, no intuito de aumentar a compreensão sobre todas as informações captadas.
Os resultados apontam para a elaboração de estratégias cada vez mais inteligentes, com resultados assertivos e promissores.
Por esse motivo, muitas empresas estão abraçando a ideia da implementação da inteligência de dados em sua base de negócios, ampliando, dessa forma, a maturidade da governança e da análise das informações.
Por essa razão, o desempenho da inteligência de dados será fortemente impactado pela atividade de governança dos dados apresentada pela organização.
Governança de dados e inteligência da nuvem
Os serviços em nuvem são recursos que aparecem no centro de uma boa governança de dados.
Além de proporcionarem uma excelente receita, esses aplicativos permitem uma economia considerável nas finanças investidas.
Assim, os serviços de nuvem ajudam a transformar a inteligência de dados em uma tecnologia capaz de proporcionar um alto retorno de investimento (ROI).
A pandemia ampliou a distância entre as empresas que perceberam o processo de análise de informações como uma vantagem competitiva.
Com base nessa percepção, a Ciência dos Dados vem sendo aliada de muitos empresários que utilizam a inteligência artificial na busca de melhores resultados.
Um grande diferencial se encontra na governança dos dados que permanecem hospedados na nuvem. Essa prática proporciona algumas vantagens. Entre elas estão:
Tendência de consumo x provisão
Os programas de governança de dados devem estar sob medida para os aplicativos e o suprimento de outras necessidades empresariais.
Esse fator determinará o sucesso do autosserviço das informações confiáveis, além de acelerar o retorno dos resultados, diminuindo, assim, a provisão de atraso das iniciativas capazes de agregar os valores positivos.
Soluções unificadas e integradas
As soluções relacionadas à governança de dados de uma empresa podem ser ofertadas em forma de uma plataforma capaz de alojar números distintos de integrantes.
Para isso, alguns recursos são combinados e hospedados em uma nuvem, fornecendo transparência para todos os usuários participantes.
Entretanto, é importante que esses recursos proporcionem rapidez e flexibilidade durante o processo de governança dos dados, além de garantir a segurança de todos os usuários que fazem parte deste procedimento.
Metadados e automação
É importante enfatizar que a inteligência de dados tem mais conexão com a construção de processos do que com os resultados discretos.
A governança dos dados alimenta diretamente a inteligência dos dados, no intuito de suprir todas as necessidades da empresa.
Dessa forma, uma solução hospedada em nuvem, quando abastecida por uma boa gestão de metadados, será capaz de automatizar as ações e acelerar os resultados pertinentes às análises da informação.
A importância da inteligência de dados para o seu negócio
A análise da informação e a inteligência de dados se tornaram práticas muito importantes atualmente.
Por esse motivo, é natural que diversas empresas adotem estratégias com o objetivo de expandir os seus programas de governança de dados.
Então, tenha em mente que investir na inteligência de dados pode ser um grande diferencial na corrida mercadológica, ajudando a sua marca a superar a concorrência.
Por meio desse investimento, a sua empresa obterá recursos capazes de suportar softwares que se baseiam no conceito de inteligência artificial, aproveitando todos os benefícios proporcionados pela nuvem.
Em outras palavras, a inteligência dos dados ajudará a sua marca a realizar todas as tarefas com maior eficiência, além de programar as ações.