Insights sobre o comportamento de consumo no varejo brasileiro

logotipo shopper insights

Insights sobre o comportamento de consumo no varejo brasileiro

Conheça Fernando Gibotti, fundador e CEO da Bnex

Conheça Fernando Gibotti, fundador e CEO da Bnex

Fundador da Bnex e especialista em Ciência do Consumo, Fernando Gibotti construiu sua carreira sempre atento às tendências e inovações do mercado varejista. 

Apaixonado pelo varejo, pela Ciência do Consumo e pela tecnologia, Gibotti busca compartilhar seus conhecimentos com o setor constantemente, já tendo realizado mais de 500 palestras sobre o tema em sua carreira.

Neste ano, por exemplo, o fundador e CEO da Bnex falou sobre os insights do estudo “Desafios e Oportunidades na Era da Transformação Demográfica”, desenvolvido pela Bnex, na Pós-NRF 2024, no Harvard Club e no Fórum Nacional da SA Varejo, dois grandes eventos para o setor. 

Para você conhecer um pouco mais sobre Fernando Gibotti, separamos alguns dos grandes momentos da sua carreira! Confira!

Sobre a formação e experiência

Fernando Gibotti é Doutor em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE (Brasil 2006), Mestre em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos (Brasil 2000) e Pós-Graduado pela Universitat Jaume I de Castellón (Espanha 2004) e pela Universität Münster (Alemanha 2004).

“Eu fui colocado no meio acadêmico, primeiro pelo meu pai, pelo incentivo dele, depois pela minha esposa e um professor que eu tive e eu fui tirado do meio acadêmico por esse desejo de poder de fato atingir mais pessoas”, contou o empresário em entrevista ao Foras de Série. Confira a entrevista completa aqui.

Ao longo dos seus mais de 25 anos de experiência, Gibotti acumulou um vasto conhecimento liderando a implantação da filosofia da Ciência do Consumo e plataformas de CRM em grandes redes varejistas como o Assaí Atacadista, Supermercados BH, Pernambucanas, Bob´s, Rede Supermarket, Grupo Amigão, DMA Distribuidora, Angeloni, Roldão, Farma Ponte, Rede de Drogarias Farmais, Rede MultiDrogas, entre outras centenas em todo o Brasil. Além de instituições financeiras como Caixa Econômica Federal e Banco Bradesco.

Ainda, Gibotti esteve em projetos de dezenas de prefeituras brasileiras com sistemas de informações geográficas, assim como foi projetista e desenvolvedor do projeto ACE-GIS (Adaptable and Composable, E-commerce and Geographic Information Services), financiado pela Comunidade Europeia.

Atualmente, à frente da Bnex, Gibotti se orgulha da equipe de mais de 100 colaboradores da empresa, que trabalha junto ao setor varejista e farmacêutico a fim de desenvolver soluções inteligentes e eficientes.

“Procuramos cada vez mais levar soluções inteligentes e eficientes para toda indústria e varejo brasileiro. Acredito que com isso conseguimos unir de forma incomparável os 3 elementos fundamentais do consumo: indústria, varejo e  shopper. Para a indústria, garantimos incremento de vendas e market share, para o varejo, mais faturamento e maiores margens e para o shopper, uma experiência incrível de compra”, escreve o empresário em seu LinkedIn. 

O empresário acredita firmemente na filosofia de dividir para ampliar. Por isso, inclusive, está sempre compartilhando seus conhecimentos, seja em palestras, por meio das redes sociais ou publicações. 

“Todo aquele conhecimento que eu estava acumulando ao longo desses anos estudando, de certa forma, eu tinha vontade de passar para as pessoas. Mas não passar para um grupo restrito de pessoas. Eu tinha vontade de ampliar esse conhecimento. Levar para os pequenos empresários e para os pequenos empreendedores a ideia das análises: como que modelos analíticos podem ajudar”, afirmou o CEO na mesma entrevista ao Foras de Série.

Publicação de Fernando Gibotti

Também vale destacar que Gibotti é autor do livro “O CRM no contexto da Ciência do Consumo”, que faz parte da Coleção Varejo em Foco, o qual reúne temas centrais para o setor, por meio de novos pontos de vista, reflexões sobre a gestão de clientes, entre outros assuntos. 

A obra propõe que as empresas adotem uma abordagem mais profunda do comportamento do consumidor, buscando entender suas motivações, necessidades e desejos, a fim de criar estratégias de relacionamento mais personalizadas e eficazes com o seu público-consumidor.

Gibotti destaca ainda que o CRM tradicional, focado na coleta e análise de dados transacionais, não é suficiente para atender às demandas do mercado atual. É necessário ir além e compreender as dimensões que influenciam o comportamento do consumidor no mundo em que vivemos hoje. 

Por meio da Ciência do Consumo, as empresas podem identificar padrões de compra, segmentar seus clientes de forma mais precisa e desenvolver ações direcionadas que realmente gerem resultados. Saiba mais sobre o livro aqui.

Era da transformação demográfica

Neste ano, Fernando Gibotti já participou de diversos eventos para compartilhar insights essenciais sobre o futuro do varejo, dados que foram analisados para o estudo “Desafios e Oportunidades na Era da Transformação Demográfica”. Alguns deles incluem: 

Pós-NRF 2024 no Harvard Club, em Nova York

O Harvard Club, em Nova York, é um clube de ex-alunos, professores e membros do conselho da Universidade de Harvard. John F. Kennedy e Franklin D. Roosevelt são alguns dos nomes que já se associaram  ao clube. 

Neste ano, a Pós-NRF 2024 aconteceu no Harvard Club, onde Fernando Gibotti integrou a programação e falou sobre o estudo da Bnex.

No evento, foram compartilhadas as principais percepções obtidas durante a NRF 2024 Retail’s Big Show, maior feira do setor de varejo e consumo, que também foi realizada em Nova York, entre 14 e 16 de janeiro.

Fórum Nacional de Integração Varejo e Indústria em SP

O Fórum Nacional de Integração Varejo & Indústria, em São Paulo, organizado pela SA+ Ecossistema de Varejo, é um dos eventos nacionais mais importantes do setor. Na edição de 2024, Fernando Gibotti compartilhou highlights do estudo “Desafios e Oportunidades na Era da Transformação Demográfica”.

Ao longo do evento, o fórum reuniu mais de 20 indústrias e fornecedores e 200 supermercadistas a fim de movimentar as inovações e tendências no setor do varejo. Foram dias de aprendizado com palestras, workshops e oportunidades de networking!

Pós-NRF promovido pela AGAS

No dia 7 de março, na sede da Coca-Cola FEMSA Brasil, em Porto Alegre, Fernando Gibotti ministrou uma palestra sobre o estudo da Bnex, abordando tendências, desafios e oportunidades na era da transformação demográfica. O evento foi promovido e organizado pela Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS).

Abaixo, você confere a palestra completa!

Fernando Gibotti

Se você ficou interessado em acompanhar os insights e conhecimentos de Fernando Gibotti mais de perto, acompanhe o fundador & CEO da Bnex pelas redes sociais, como o LinkedIn e o Instagram

BnexReports

Últimas Notícias

Conteúdos Relacionados