Entender o comportamento do consumidor é fundamental para o sucesso de uma empresa. A chamada demanda de mercado estuda a relação entre oferta e procura e ajuda o empreendedor a se programar para atender o cliente.
Analisar dados de mercado, como aumento ou queda nas vendas de determinado produto ou serviço, permite que o empresário melhore as negociações tanto de venda para o cliente final quanto para a indústria.
“Com essa informação [análise de dados da demanda de mercado], ele [empresário] pode direcionar seus esforços de mídia com maior precisão, ajustar a organização da loja de acordo com o perfil do público e até mesmo otimizar seus esforços para maximizar a experiência do cliente”, diz Evandro Alampi, Head de Inteligência da Bnex, empresa especializada em Ciência do Consumo.
Outro ponto importante que deve ser considerado pelo empresário é que com a análise dos dados, ele consegue identificar oportunidades de crescimento, categorias que estão abaixo do potencial e ajustar o mix de produtos de uma forma mais estratégica baseada no potencial daquela região.
Neste texto, você vai entender quais os tipos de demanda existem e por que analisar a demanda de mercado é tão importante para manter a empresa de portas abertas e competitiva.
Demanda de mercado
O primeiro passo, caso você ainda não saiba, é entender o que é demanda de mercado.
Quando se fala em demanda, fala-se em quanto o consumidor está disposto a comprar um determinado serviço ou produto.
Existem vários tipos de demanda de mercado, sendo algumas positivas e outras negativas para o empresário. Vamos entender.
Tipos de demanda de mercado
Demanda indesejada
Esse é o tipo de demanda que nenhum estabelecimento comercial gostaria de ter. Também conhecida por demanda negativa, ela acontece quando os consumidores, por algum motivo, evitam consumir determinado produto ou serviço.
Demanda irregular
Ela ocorre quando o comportamento do consumidor muda ao longo do ano. A sazonalidade, como datas comemorativas, são um ótimo exemplo desse tipo de demanda.
Em alguns períodos do ano, determinados produtos e serviços são mais procurados. Períodos do dia também são bons exemplos, como: empresas que vendem almoço ou aquelas que trabalham com transporte, que sempre têm os horários de pico.
Estar preparado para atender é a diferença entre o sucesso e o prejuízo.
Demanda plena
Quando demanda e oferta se complementam e estão alinhadas, ela é chamada de demanda plena. Um produto que não é escasso no mercado e é necessário para a sobrevivência caracteriza bem essa demanda.
O setor de alimentos exemplifica essa demanda, uma vez que são produtos que sempre serão procurados pelos consumidores. Por outro lado, os consumidores constantemente poderão consumir, pois eles serão oferecidos a todo momento.
Demanda excessiva
Quando os consumidores procuram muito por determinado produto ou serviço, essa demanda é chamada de excessiva, pois a oferta não consegue suprir e o estoque fica limitado. Consequentemente, os preços sobem.
Demanda declinante
Ela ocorre quando a procura por determinado produto ou serviço desacelera de forma contínua. Isso pode ocorrer, porque o consumidor optou por trocar de marca ou recorrer a outras alternativas disponíveis.
Demanda latente
Esse tipo de demanda é aquela que ainda está “escondida” no mercado. As empresas, ao realizarem pesquisa de mercado, podem identificar esse tipo de demanda e encontrar um nicho para investir e aumentar o faturamento.
Demanda inexistente
Se o consumidor não tem interesse pelo produto ou serviço oferecido, a demanda passa a ser inexistente.
Ela acontece quando o produto, por exemplo, é muito avançado, ou o cliente ainda não compreende como ele pode ser útil no dia a dia.
Se não houver uma “educação” dos consumidores para comprarem o produto, a empresa precisará se readaptar para não ficar fora do mercado.
Por que analisar demanda de mercado é importante?
Entender a demanda de mercado contribui para manter a sua empresa de portas abertas.
Fazer o uso inteligente de dados pode ser a chave para entender o faturamento das lojas, analisar a demanda de uma região, monitorar a concorrência e se manter “vivo” no mercado.
Fernando Gibotti, CEO & Founder da Bnex, diz que um ponto interessante dos dados coletados pelo shopper report 2023 do setor supermercadista é que até pouco tempo atrás todas as estratégias elaboradas pela indústria e pelos varejistas eram traçadas essencialmente com base em dados de produtos, categorias, entre outros.
“Mais recentemente, supermercados, com auxílio de empresas como a Bnex, começaram a capturar dados de shoppers que estavam fazendo compras nas lojas. A partir de então, o varejista ganha juntamente com a indústria a oportunidade de traçar o perfil de consumo de cada um de seus clientes, entender as principais necessidades, principais escolhas, qual sua capacidade ou propensão de mudança de marca, de escolha de novos produtos, de experimentação de novos produtos, categorias”, comenta Gibotti.
Usando como exemplo ainda o varejo supermercadista, com os dados coletados, esse varejo pode fazer uma hipersegmentação para compreender não só o todo, mas pequenos grupos que estão nessas áreas.
“Aqui, destaque para a área da transformação demográfica. A gente começa a entender que o hábito de consumo de pessoas mais velhas tem diferença significativa com relação aos jovens, quanto ao mix quanto na quantidade de produtos consumidos. Entender isso e aplicar a partir da análise da sua região e do perfil sociodemográfico das pessoas que moram na região é fundamental”, explica Gibotti.
Entender dados ajuda a tomar decisões assertivas
Compreender a demanda de mercado e o potencial de faturamento da loja é fundamental em algumas circunstâncias.
“Caso a loja ainda não exista, você pode definir se deve ou não montar o estabelecimento naquele local, com expectativa real do que será o faturamento da loja, após inauguração. Porém, se a loja está aberta, entender o potencial de faturamento vai permitir compreender se você está explorando ao máximo toda a demanda que existe nas suas áreas de influência, já considerando os concorrentes e aquilo que eles tomam de faturamento da sua loja”, explica Gibotti.
Entender quais as categorias que performam melhor e as que têm melhor oportunidade de incremento de faturamento também é um ponto fundamental, pois é a partir daí que você começa a ter um planejamento muito focado nas categorias com maior oportunidade, fazendo melhorias na estrutura da loja, dentro daquele setor que abriga a categoria, melhorando mix de produtos, precificação, evitando as rupturas.
“No final, você consegue, na maioria das vezes, elevar o faturamento para níveis apontados em cada categoria no estudo de potencial. Entender os dados ajuda a completar a visão de sellout para previsão de demanda, faturamento, porque você passa a ter indicadores mais reais daquilo que pode alcançar quando comparado com sellout”, finaliza Gibotti.
Estudar a demanda de mercado, analisar os dados e adaptar-se às diferenças locais não é apenas uma estratégia sábia, é uma jogada essencial para se destacar na competição. Em vez de um plano único para todos, é preciso pensar em estratégias que façam sentido para cada realidade.
Bnex ajuda a entender a demanda de mercado
A Bnex é uma empresa especialista em Ciência do Consumo. Com uma análise geográfica, econômica e comportamental detalhada, a Bnex apoia a estratégia de expansão de redes de varejo em todo o país, mapeando o potencial de sucesso de uma nova localização de loja, entendendo melhor sua base de shoppers e descobrindo os caminhos para maior fidelização e experiência do cliente.
“O que nos diferencia vai muito além de soluções tecnológicas, geográficas, com que a concorrência está acostumada a trabalhar. Nós contamos com uma equipe de especialistas, composta por geógrafos, estatísticos, cientistas de dados, que trabalham em conjunto com os profissionais de tecnologia e com os profissionais experientes, vindos de várias indústrias que compõem o nosso corpo de colaboradores. Essa combinação de talentos multidisciplinares nos permite oferecer mais insights e direcionamentos preciosos para os nossos clientes”, diz Alampi.
Com tecnologia robusta, metodologia proprietária e especialistas em comportamento, a Bnex criou a maior base de dados de consumo do país e soluções que atendem às necessidades reais do varejo e da indústria e aprimoram a experiência de compra do shopper.
“Temos uma base muito boa com mais de 150 fontes públicas de informações, constantemente atualizadas. Nossa velocidade de atualização também é muito forte. Temos uma base de dados primários de consumo, anonimizados, que abrange mais de 37 milhões de domicílios. A partir disso, a gente começa a entender as tendências de mercado e fornecer análises mais profundas do comportamento do consumidor”, completa o Head de Inteligência.
A Bnex entrega muito além do software. São mais de 17 anos de conhecimento e experiência e, sobretudo o compromisso com a conquista de resultados exponenciais para os clientes.
“O que nos diferencia vai muito além de soluções tecnológicas, geográficas, com que a concorrência está acostumada a trabalhar. Nós contamos com uma equipe de especialistas, composta por geógrafos, estatísticos, cientistas de dados, que trabalham em conjunto com os profissionais de tecnologia e com os profissionais experientes, vindos de várias indústrias que compõem o nosso corpo de colaboradores. Essa combinação de talentos multidisciplinares nos permite oferecer mais insights e direcionamentos preciosos para os nossos clientes”, conta Alampi.
Por fim, ele diz que o que realmente coloca a Bnex à frente da concorrência é a maneira como ela combina alto volume de dados, tecnologia e ciência artificial. Tudo isso para oferecer aos clientes uma ajuda para alcançarem o sucesso e cada vez mais estarem competitivos frente à concorrência.