O mercado farmacêutico está em constante crescimento, e a digitalização desempenha um papel fundamental na melhoria de desempenho. Um exemplo desse aumento pode ser observado no Paper Farma da Bnex de maio de 2024. O levantamento apontou um crescimento de 7,2% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Diversos fatores impactam a demanda de consumo. No exemplo de maio, a sazonalidade das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como a dengue, apresentou um cenário de alta procura por tratamento dessas condições, contribuindo para o aumento do consumo de analgésicos e soros.
A coleta desses insights valiosos passa necessariamente pelos processos de digitalização, que hoje são fundamentais para o gestor que deseja aumentar o faturamento.
O que é o processo de digitalização no varejo farmacêutico?
A digitalização no âmbito do varejo significa incluir ferramentas tecnológicas que facilitam tanto a atuação da empresa quanto a experiência do cliente.
Essas ferramentas vão desde os canais de comunicação com o consumidor, como as redes sociais, até o próprio site de vendas.
Outras vantagens incluem o aumento da competitividade da marca, melhora da satisfação dos clientes e facilitação na obtenção de insights dos consumidores. Mas como essa aplicação funciona na prática?
Confira alguns exemplos de ferramentas digitais que ajudam a melhorar o desempenho do setor farmacêutico:
CRM
Uma plataforma de CRM (Customer Relationship Management) integrada ao ponto de venda captura o perfil dos consumidores e os segmenta por hábitos de consumo.
Com isso, a farmácia pode criar um programa de relacionamento, personalizando a comunicação com cada consumidor e aumentando sua fidelização.
Além disso, a loja consegue capturar dados dentro e fora da unidade. Com os dados em mãos e os clientes segmentados, é possível definir ações que melhor se adequem a cada um deles, entregando ofertas exclusivas, conteúdos personalizados, jogos, sorteios e muito mais.
Saiba mais sobre o CRM da Bnex aqui.
E-commerce
Ter presença na internet é fundamental para qualquer empresa. Muitos consumidores hoje preferem fazer suas compras online ao invés de ir até a loja física.
O e-commerce estrutura o processo de compra e venda pela internet, digitalizando duas etapas importantes na jornada de compra: venda e atendimento ao cliente.
Assim como o CRM, o e-commerce é uma excelente plataforma para a coleta de dados, permitindo ao gestor entender melhor os hábitos de consumo de seus clientes e alcançar consumidores de diversas regiões.
Na Bnex, a plataforma de e-commerce funciona de forma integrada ao CRM. Saiba mais aqui.
Como ficar atualizado no mercado farmacêutico
O setor farmacêutico está em constante evolução e, com a presença digital, é cada vez mais necessário estar atualizado sobre as tendências do mercado, já que a internet acelerou o ritmo de mudanças.
Como vimos, as ferramentas digitais fornecem insights precisos sobre o comportamento de consumo dos clientes. Dessa forma, o gestor pode identificar e compreender esse comportamento, permitindo que crie estratégias eficazes e identifique rapidamente tendências com base na experiência própria.
A farmácia também é afetada por fatores externos, e por isso o proprietário deve estar sempre atento às notícias do setor, acompanhando sites especializados em conteúdo farmacêutico, seguindo especialistas nas redes sociais e assinando newsletters da área.
Outra maneira de se manter atualizado é através do networking, participando de eventos do setor farmacêutico onde profissionais compartilham experiências e ideias, oportunizando a conexão com outros profissionais da área.
Digitalização é com a Bnex
Para personalizar a relação com os consumidores, vender e lucrar mais, é preciso digitalizar. E para esse processo, sua farmácia pode contar com a Bnex!
Com uma metodologia exclusiva aliada ao maior banco de dados de consumo do Brasil, a Bnex analisa e prevê comportamentos de consumo, gerando insights que mostram as oportunidades de geração de receita e vendas.
Utilizando ciência do consumo, inteligência de dados e tecnologia, a farmácia consegue entregar o produto certo, para o cliente certo, na hora certa e pelo canal certo.
Conheça aqui as soluções de CRM, e-commerce e inteligência de mercado e entre em contato para saber como essas ferramentas vão aumentar seu faturamento.