Seja para abrir um novo negócio ou expandir um já existente, fazer a análise geográfica ajuda o empresário a entender melhor a localização pretendida. Mas não é apenas para isso que ela é útil.
Conhecida também como location intelligence ou inteligência geográfica de mercado, a análise geográfica serve para ajudar a atingir o público-alvo com mais precisão, reduzir custos, maximizar faturamento e direcionar campanhas de marketing, por exemplo.
Neste texto, você entenderá a análise geográfica que a Bnex faz e como ela pode ajudar seu negócio a prosperar ainda mais. Vamos lá?
O que é análise geográfica?
A análise geográfica é utilizada majoritariamente por redes varejistas como supermercados e atacadistas, além de farmácias, por exemplo.
Com as informações coletadas durante o período de análise, é possível, por exemplo, perceber oportunidades de negócios para atender uma demanda em determinada região, com um público específico, orientar estratégias de marketing, facilitar a segmentação de público-alvo, atrair clientes e impulsionar os ganhos financeiros.
A Bnex tem soluções de inteligência que são baseadas em uma metodologia exclusiva no Brasil, que reúne dados públicos, dados de consumo e dados de ponto de venda em todo o país.
Essa tecnologia exclusiva da Bnex, aliada ao maior banco de dados de consumo de varejo do Brasil, permite analisar e prever comportamentos de consumo. Com ela, também é possível gerar insights que mostram onde estão as oportunidades de geração de receita e vendas.
Com a inteligência de mercado da Bnex, é possível identificar o potencial de faturamento de lojas, CRM & Shopper Leardship para hipersegmentação e ativação precisa de clientes, plataforma promocional e loyalty para estímulo de vendas, e-commerce mobile para integração das lojas física e online e um time de especialistas em comportamento de consumo com foco nos resultados acima da média.
Inteligência de Mercado da Bnex
Entender a viabilidade do negócio, encontrar a melhor localização para abrir uma nova loja, entender o real potencial da rede e identificar os fatores que estão sacrificando o seu faturamento fazem parte da Inteligência de Mercado.
Com a metodologia Bnex, são pelo menos 150 fontes de dados públicos que ajudam no mapeamento de campo do PDV (Ponto de Venda) e áreas de influência. Os dados de consumo, de mais de 35 milhões de domicílios, são anônimos.
A precisão é de 96%, com identificação de oportunidades de venda na região, PDV e categorias. Veja algumas vantagens da Inteligência de Mercado Bnex!
Potencial de Expansão: identifica, em diversas escalas, regiões estratégicas para a expansão de novas lojas com melhores potenciais.
Potencial de Faturamento: calcula qual o potencial de faturamento mensal de cada categoria de produtos de uma loja futura ou já em operação.
Índice de Sacrifício: analisa os principais atributos que impedem a loja de não atingir todo seu potencial.
Geoscan: analisa as áreas de influência de uma loja levantando as características da demanda instalada e concorrência.
Mapeamento de expansão de redes
A Bnex consegue, com a análise geográfica, identificar o melhor local para novas lojas e definir a estratégia de expansão.
Na pré-expansão, a Bnex consegue definir os eixos de expansão de toda uma rede. Como: com mapeamento dos municípios, indicadores demográficos, análise de oferta e demanda para o segmento e a saturação do mercado.
Já quando se fala em potencial de expansão, é feito o mapeamento de regiões potenciais para abertura de lojas. Nessa etapa, realiza-se a caracterização do município, análise demográfica, mapeamento de concorrência e identificação das áreas mais indicadas para abertura da loja.
D-map da Bnex
O D-map é o mapeamento de oportunidades de comunicação.
Com ele, é possível fazer o planejamento da distribuição de mídia e o potencial retorno de investimento, considerando áreas de influência , o entorno, a configuração dos domicílios e a estratégia da concorrência.
Índice de sacrifício
A Bnex faz ainda o chamado Índice de Sacrifício, que é o mapeamento de oportunidades de vendas dentro das lojas.
É feita uma análise hiperdetalhada do ponto de venda, para identificar oportunidades de venda na operação.
Com essa análise é possível fazer aplicações, como:
- Adaptação da infraestrutura;
- Aperfeiçoamento nos serviços;
- Melhorias no atendimento;
- Ajustes na comunicação;
- Adequação de produtos.
Potencial de faturamento de lojas e categorias
Com a análise feita pela Bnex, é possível identificar o real potencial de faturamento de lojas e categorias, considerando o entorno, a configuração dos domicílios, a concorrência, os hábitos de consumo e a demanda do mercado.
O resultado apresenta dados, como:
- Diagnóstico demográfico e socioeconômico;
- Mapeamento completo da concorrência;
- Análise qualitativa do ponto;
- Projeções e hábitos de consumo;
- Delimitação das áreas de influência;
- Dimensionamento do potencial de mercado.
Tudo isso é ideal para lojas futuras e as que já estão em operação.
Bnex faz a sua análise geográfica
Com análises geográfica, econômica e comportamental detalhadas, A Bnex apoia a estratégia de expansão de redes de varejo em todo o país, mapeando o potencial de sucesso de uma nova localização de loja, entendendo melhor sua base de shoppers e descobrindo os caminhos para maior fidelização e experiência do cliente.
A Bnex conta com uma equipe multidisciplinar especialista em comportamento de consumo, inteligência de dados e relacionamento com o cliente. Por isso, é capaz de traçar estratégias personalizadas para cada cliente com foco total nos indicadores de vendas e na fidelização dos clientes.
São mais de 17 anos de conhecimento e experiência e, sobretudo o compromisso com a conquista de resultados exponenciais para os clientes.
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