Insights sobre o comportamento de consumo no varejo brasileiro

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Insights sobre o comportamento de consumo no varejo brasileiro

Entenda por que é importante fazer a análise geográfica da sua empresa

Análise geográfica

Seja para abrir um novo negócio ou expandir um já existente, fazer a análise geográfica ajuda o empresário a entender melhor a localização pretendida. Mas não é apenas para isso que ela é útil.

Conhecida também como location intelligence ou inteligência geográfica de mercado, a análise geográfica serve para ajudar a atingir o público-alvo com mais precisão, reduzir custos, maximizar faturamento e direcionar campanhas de marketing, por exemplo.

Neste texto, você entenderá a análise geográfica que a Bnex faz e como ela pode ajudar seu negócio a prosperar ainda mais. Vamos lá?

O que é análise geográfica?

A análise geográfica é utilizada majoritariamente por redes varejistas como supermercados e atacadistas, além de farmácias, por exemplo.

Com as informações coletadas durante o período de análise, é possível, por exemplo, perceber oportunidades de negócios para atender uma demanda em determinada região, com um público específico, orientar estratégias de marketing, facilitar a segmentação de público-alvo, atrair clientes e impulsionar os ganhos financeiros.

A Bnex tem soluções de inteligência que são baseadas em uma metodologia exclusiva no Brasil, que reúne dados públicos, dados de consumo e dados de ponto de venda em todo o país. 

Essa tecnologia exclusiva da Bnex, aliada ao maior banco de dados de consumo de varejo do Brasil, permite analisar e prever comportamentos de consumo. Com ela, também é possível gerar insights que mostram onde estão as oportunidades de geração de receita e vendas. 

Com a inteligência de mercado da Bnex, é possível identificar o potencial de faturamento de lojas, CRM & Shopper Leardship para hipersegmentação e ativação precisa de clientes, plataforma promocional e loyalty para estímulo de vendas, e-commerce mobile para integração das lojas física e online e um time de especialistas em comportamento de consumo com foco nos resultados acima da média.  

Inteligência de Mercado da Bnex

Entender a viabilidade do negócio, encontrar a melhor localização para abrir uma nova loja, entender o real potencial da  rede e identificar os fatores que estão sacrificando o seu faturamento fazem parte da Inteligência de Mercado. 

Com a metodologia Bnex, são pelo menos 150 fontes de dados públicos que ajudam no mapeamento de campo do PDV (Ponto de Venda) e áreas de influência. Os dados de consumo, de mais de 35 milhões de domicílios, são anônimos. 

A precisão é de 96%, com identificação de oportunidades de venda na região, PDV e categorias. Veja algumas vantagens da Inteligência de Mercado Bnex!

Potencial de Expansão: identifica, em diversas escalas, regiões estratégicas para a expansão de novas lojas com melhores potenciais.

Potencial de Faturamento: calcula qual o potencial de faturamento mensal de cada categoria de produtos de uma loja futura ou já em operação. 

Índice de Sacrifício: analisa os principais atributos que impedem a loja de não atingir todo seu potencial. 

Geoscan: analisa as áreas de influência de uma loja levantando as características da demanda instalada e concorrência.

Mapeamento de expansão de redes

A Bnex consegue, com a análise geográfica, identificar o melhor local para novas lojas e definir a estratégia de expansão.

Na pré-expansão, a Bnex consegue definir os eixos de expansão de toda uma rede. Como: com mapeamento dos municípios, indicadores demográficos, análise de oferta e demanda para o segmento e a saturação do mercado. 

Já quando se fala em potencial de expansão, é feito o mapeamento de regiões potenciais para abertura de lojas. Nessa etapa, realiza-se a caracterização do município, análise demográfica, mapeamento de concorrência e identificação das áreas mais indicadas para abertura da loja.

D-map da Bnex

O D-map é o mapeamento de oportunidades de comunicação. 

Com ele, é possível fazer o planejamento da distribuição de mídia e o potencial retorno de investimento, considerando áreas de influência , o entorno, a configuração dos domicílios e a estratégia da concorrência. 

Índice de sacrifício

A Bnex faz ainda o chamado Índice de Sacrifício, que é o mapeamento de oportunidades de vendas dentro das lojas. 

É feita uma análise hiperdetalhada do ponto de venda, para identificar oportunidades de venda na operação.

Com essa análise é possível fazer aplicações, como:

  • Adaptação da infraestrutura;
  • Aperfeiçoamento nos serviços;
  • Melhorias no atendimento;
  • Ajustes na comunicação;
  • Adequação de produtos. 

Potencial de faturamento de lojas e categorias

Com a análise feita pela Bnex, é possível identificar o real potencial de faturamento de lojas e categorias, considerando o entorno, a configuração dos domicílios, a concorrência, os hábitos de consumo e a demanda do mercado.

O resultado apresenta dados, como:

  • Diagnóstico demográfico e socioeconômico;
  • Mapeamento completo da concorrência;
  • Análise qualitativa do ponto;
  • Projeções e hábitos de consumo;
  • Delimitação das áreas de influência;
  • Dimensionamento do potencial de mercado.

Tudo isso é ideal para lojas futuras e as que já estão em operação.

Bnex faz a sua análise geográfica

Com análises geográfica, econômica e comportamental detalhadas, A Bnex apoia a estratégia de expansão de redes de varejo em todo o país, mapeando o potencial de sucesso de uma nova localização de loja, entendendo melhor sua base de shoppers e  descobrindo os caminhos para maior fidelização e experiência do cliente.

A Bnex conta com uma equipe multidisciplinar especialista em comportamento de consumo, inteligência de dados e relacionamento com o cliente. Por isso, é capaz de traçar estratégias personalizadas para cada cliente com foco total nos indicadores de vendas e na fidelização dos clientes. 

São mais de 17 anos de conhecimento e experiência e, sobretudo o compromisso com a conquista de resultados exponenciais para os clientes. 

Para saber mais e contratar a análise geográfica da Bnex para sua empresa, clique aqui.

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