“Incorporamos a análise de dados em nosso processo, pois reconhecemos que a experiência por si só não é suficiente para prever com precisão. Precisamos de dados concretos para fundamentar nossas hipóteses e tomar decisões mais assertivas”, diz Raiane Lopes, Especialista de Inteligência de Mercado no Roldão Atacadista.
Ter decisões mais assertivas ajuda a evitar o fechamento de lojas. Só em 2024, por exemplo, duas grandes redes do varejo alimentar anunciaram o fechamento de várias lojas no Brasil. Uma das redes fecha 343 lojas e três centros de distribuição. A outra encerra as atividades em 123 unidades.
Usar de modo eficiente e inteligente os dados coletados por empresas como a Bnex, pode ser a chave para entender o faturamento das lojas, analisar a demanda de uma região e monitorar a concorrência.
O Roldão Atacadista, que faz o uso de dados captados pela Bnex, sentiu melhora na:
- Compreensão do Mercado;
- Identificação de Oportunidades;
- Planejamento Estratégico;
- Redução de riscos;
- Competitividade;
- Acompanhamento de Tendências;
- Negociação com fornecedores.
Da abertura de uma loja à precificação
Raiane explica que estudar o gasto médio do cliente na região é importante, porque consegue determinar o potencial de venda da loja naquela localidade.
“Quando temos como parte importante na nossa decisão utilizar a inteligência de mercado, para qualquer tomada de decisão, seja abrir uma loja, fechar, colocar ou tirar produto, precificação, comunicação, pensamos em primeiro lugar ter base sólida através de dados consolidados de mercado. Então o primeiro passo é estudar as áreas de influência, o poder aquisitivo do meu shopper seja ele AB, CD, DE, para que o meu sortimento seja eficaz e o meu cliente encontre o que ele precisa dentro das lojas.”
A importância do CRM e do comportamento do Shopper
Raiane explica também que a análise de dados de CRM é fundamental para entender o comportamento do shopper, permitindo uma abordagem mais personalizada e eficaz na comunicação, nas campanhas promocionais e nos programas de fidelidade.
“Isso não apenas impulsiona as vendas e a fidelização, mas também melhora significativamente a experiência geral do cliente.”
Ela complementa dizendo ainda: “Quando tenho um cliente identificado conseguimos direcionar campanhas personalizadas e triplicar o ticket médio desse cliente, conseguimos fazer Cross de produtos que eles levam em suas cestas, ou seja, o CRM vai me auxiliar a reter e fidelizar os clientes, identificar e padronizar o perfil de compra, personalizar as comunicações e a identificar melhorias contínuas nas experiências do meu cliente”.