Insights sobre o comportamento de consumo no varejo brasileiro

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Insights sobre o comportamento de consumo no varejo brasileiro

Faturamento do varejo alimentar tem queda de 2,1% em abril de 2024

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A Páscoa em março de 2024 impactou negativamente o varejo alimentar brasileiro. Se comparado com o mesmo período de 2023,  considerando o cenário geral de supermercado + atacarejo, a queda foi de 2,1%. A análise foi feita pela Bnex, empresa especializada em Ciência do Consumo.

A visão por canais também apresentou queda em abril de 2024, quando comparado com abril de 2023. O atacarejo apresentou uma queda de 1,5%, enquanto os supermercados, de uma forma geral, apresentaram queda de 3,7%. Porém supermercados de 1 a 4 checkouts e de 5 a 9 checkouts apresentaram um crescimento de 2% e 1%, respectivamente, informa o paper do varejo alimentar da Bnex.

O resultado negativo entre os segmentos de supermercados foi diretamente impactado pela queda dos supermercados com mais de 10 checkouts. Essa movimentação está diretamente relacionada com a data da Páscoa de 2024. Supermercados com mais de 10 checkouts, geralmente contemplam maior sortimento de produtos característicos da cesta de Páscoa, como: chocolates e ovos de Páscoa,  sendo os que apresentaram a maior queda no comparativo ano a ano em abril, e o maior crescimento de março nesse mesmo comparativo.

A data, segundo a análise da Bnex, também impactou os resultados dos indicadores que consideram fidelização de clientes nos canais de supermercados, como a frequência e o gasto médio, já que os benefícios e a comunicação com os clientes são mais expressivos em datas sazonais com ofertas e promoções de produtos típicos da temporada.

Em relação aos top produtos mais vendidos em abril 2024, destaca-se o FLV (frutas, legumes e verduras)  que apresenta alto crescimento no preço médio de 28,3%, na comparação com o mesmo mês de 2023. Já floco de milho, refresco em pó 8 g a 35 g, pães industrializados, açúcar ref. 1kg e a cerveja lata até 550ml tiveram queda acima de 20% nesse mesmo comparativo. 

Na análise do comportamento do preço com o mês anterior, as variações são mais estáveis. O maior crescimento dos preços médios são em frios kg, com 3,42% e sabonete, com 2,15%. Já as maiores quedas são em açúcar ref. 1kg, de 8,87% e o molho de tomate 200 g a 340 g, de 5,02%.

Perfil dos shoppers

Quando analisado o perfil dos shoppers, os gráficos ficam assim:

Foram analisadas 146 milhões de transações de vendas para essa edição.

Para baixar o Paper completo do varejo alimentar, clique aqui. 

Sobre a Bnex

A Bnex é uma empresa especialista em Ciência do Consumo.Com uma análise geográfica, econômica e comportamental detalhada, a Bnex apoia a estratégia de expansão de redes de varejo em todo o país, mapeando o potencial de sucesso de uma nova localização de loja, entendendo melhor sua base de shoppers e  descobrindo os  caminhos para maior fidelização e experiência do cliente.

Com tecnologia robusta, metodologia proprietária e especialistas em comportamento, a Bnex criou a maior base de dados de consumo do país e soluções que atendem às necessidades reais do varejo e da indústria e que aprimoram a experiência de compra do shopper. 

A Bnex entrega muito além do software. São mais de 15 anos de conhecimento e experiência e, sobretudo o compromisso com a conquista de resultados exponenciais para os clientes. 

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