Insights sobre o comportamento de consumo no varejo brasileiro

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Insights sobre o comportamento de consumo no varejo brasileiro

Faturamento do varejo farma brasileiro cresce 3% em março de 2024

Varejo farmacêutico do Brasil cresceu 3% em março de 2024

O varejo farma do Brasil cresceu 3% em março de 2024, se comparado com o mesmo período de 2023. Levando em conta o mês anterior (fevereiro), março teve um crescimento de 11%. É o que diz o Shopper Report da Bnex, empresa especializada em Ciência do Consumo, que analisou 2,1 milhões de transações de vendas para essa edição.

Nesse mesmo comparativo, destaca-se a suave variação de 1,9% do preço médio, patamar abaixo do apresentado nos últimos meses, que era de aproximadamente 5%. 

Outro fator interessante revelado pelo Shopper Report da Bnex foi o aumento nos itens na cesta, que no geral teve um crescimento de 1,5%.

Toda essa movimentação está associada à compra antecipada de medicamentos de uso contínuo, já que março é o mês que antecede o reajuste anual do teto para o aumento do preço dos medicamentos em 2024, que esse ano ficou em 4,5%.

Clientes farma fidelizados x não fidelizados

Os clientes fidelizados aproveitam os benefícios para comprar mais com preços melhores. A  maioria são mulheres de 30 a 49 anos.

A participação das faixas acima de 60 anos mantém o patamar acima de 20%, participação significativa quando comparada à  participação desse público na população brasileira.

 


Clientes farma fidelizados compraram mais

O Índice de Fidelização e Engajamento do Varejo (IFEV-Bnex) representa, a partir da análise do ticket médio, a diferença entre engajamento de compra de cliente farma fidelizado versus cliente não fidelizado no mês.

Como o reajuste de medicamentos é feito em 1º de abril, o IFEV do mês de março acaba sendo o melhor dos últimos 12 meses, uma vez que o shopper compra medicamentos de uso contínuo antes do reajuste de preços.

O Shopper Report Bnex mostra que os clientes fidelizados farma realizaram compras com um valor 74% maior do que as realizadas pelos clientes não fidelizados.
 


Conclusão

O mês de abril, com chegada de frentes frias no país, ainda abre oportunidade para venda de medicamentos MIP-OTC para gripes, resfriados, febre e dor.

Entender o comportamento do shopper durante a jornada de compra é importante para o empreendedor tomar decisões mais assertivas.

Por isso, ter uma coleta de dados confiáveis, como o que a Bnex faz, e saber interpretá-los, é estar preparado para atender o shopper da melhor forma possível, aumentar o faturamento da farmácia e talvez até expandir o negócio.

O uso de tecnologia e comunicação assertiva, considerando os produtos certos, será um diferencial para um bom desempenho nos próximos meses.

Para baixar o Shopper Report completo, clique aqui.
Para ver paper mensal, clique aqui.

Sobre a Bnex

A Bnex é uma empresa especialista em Ciência do Consumo܂Com uma análise geográfica, econômica e comportamental detalhada, a Bnex apoia a estratégia de expansão de redes de varejo em todo o país, mapeando o potencial de sucesso de uma nova localização de loja, entendendo melhor sua base de shoppers e descobrindo os caminhos para maior fidelização e experiência do cliente. 

Com tecnologia robusta, metodologia proprietária e especialistas em comportamento, a Bnex criou a maior base de dados de consumo do país e soluções que atendem às necessidades reais do varejo e da indústria e aprimoram a experiência de compra do shopper. 

A Bnex entrega muito além do software. São mais de 15 anos de conhecimento e experiência e, sobretudo o compromisso com a conquista de resultados exponenciais para os clientes. 

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