Ampliar o faturamento e manter os clientes engajados são alguns dos principais objetivos dos varejistas. Existem várias estratégias que podem ser aplicadas para alcançar esses objetivos, como por exemplo, os jogos.
Segundo a Pesquisa Game Brasil, 3 em cada 4 brasileiros jogam algum game. Além disso, 48,3% dos jogadores preferem o smartphone. No entanto, eles não são apenas uma fonte de entretenimento.
No varejo, os jogos podem ser utilizados para alavancar campanhas promocionais. Confira a seguir como a sua loja pode transformar os games em vendas.
O que é gamificação?
Gamificação vem do inglês “gamification” e significa converter algo em jogos. A proposta é tornar as atividades diárias em tarefas mais divertidas e motivadoras. Seu principal propósito é estimular um maior engajamento.
Essa técnica pode ser usada em diferentes contextos: para estimular o aprendizado, processos seletivos ou para o cliente disputar um prêmio. A gamificação traz bons retornos, porque instiga a necessidade de competição, que é um fator inerente ao ser humano.
Os benefícios dos jogos para o varejo
As datas comemorativas sempre rendem boas oportunidades para o negócio. Por isso, elas são utilizadas como temática promocional em vários segmentos comerciais.
O Brasil figura entre os países com maior potencial de consumo em compras promocionais. Por isso, aproveitar a sazonalidade é extremamente vantajoso para o varejo.
Mas onde os jogos entram? Antes da popularização dos meios digitais, os varejistas buscavam engajar os shoppers apenas na loja física com campanhas como roleta premiada e sorteios.
Hoje, esse engajamento também pode ser feito nos meios onlines. A Bnex, empresa especialista em ciência do consumo, constatou que quando o varejo possui o seu próprio app e o consumidor faz o download, o gasto médio do shopper tende a crescer em até 41%.
Durante campanhas promocionais, o engajamento dos shoppers com a marca, por meio dos jogos, aumenta em média 20%.
Além disso, o engajamento e o aumento das vendas não são os únicos benefícios dos jogos. A longo prazo, esse tipo de ação fideliza o cliente, ou seja, a sua loja se torna prioridade para ele no momento de fazer uma compra.
Ativações promocionais com jogos da Bnex
A Bnex é uma empresa especialista em ciência do consumo, com foco no aumento do faturamento do varejo e da indústria.
Com a maior base de dados de consumo do varejo alimentar e farmacêutico do Brasil, a Bnex conta com mais de 37 milhões de residências mapeadas e hábitos de consumo identificados no Brasil.
Essa base, junto a plataforma de CRM, permite que os clientes entreguem a campanha certa no momento certo e para o consumidor certo.
Uma das nossas soluções é o Bnex Promo, para as marcas que precisam criar promoções sazonais para estimular a venda e o cadastro de clientes. Por meio de um aplicativo personalizado, são utilizadas alavancas promocionais com precisão na segmentação.
Com uma interface interativa, o app facilita a experiência do shopper, em que ele pode participar de promoções enquanto se diverte com os jogos. Confira alguns exemplos:
Raspe
O Raspe é um clássico dos supermercados e atacados brasileiros. Porém, com o processo de gamificação, não é mais necessário a utilização de cupons impressos. Nesta modalidade, o shopper pode “raspar” uma imagem escolhida no app e descobrir se ganhou algum prêmio.
Pênalti
Jogos e futebol são duas das paixões dos brasileiros. Com o “Pênalti” da Bnex, o shopper pode ganhar uma recompensa enquanto tenta marcar um gol no app. Isso aumenta o engajamento do cliente com a marca e ajuda a fidelizá-lo.
Card
O “Card” é mais uma opção de entretenimento para o shopper no app. Neste game, é possível personalizar as cartas com base em algum tema que esteja sendo abordado na campanha promocional.
Roleta
Mais um clássico das lojas físicas que agora está disponível no digital. O cliente gira a roleta e dependendo onde ela parar, ele pode ganhar um prêmio ou desconto exclusivo. Também pode ser personalizado.
A plataforma da Bnex ainda conta com cashback, acúmulos de selos digitais e pontos de fidelidade. Também é possível realizar campanhas em paralelo para shoppers pessoa física, shoppers pessoa jurídica e colaboradores.
8 pontos-chave para se considerar em ações promocionais
Em ações automatizadas e inteligentes é preciso considerar algumas etapas para que o resultado seja o mais positivo possível. Veja as dicas da Bnex!
1 – O resultado obtido numa ação promocional automatizada é muito maior, tanto em engajamento quanto de vendas. Em média, uma ação promocional que utiliza a plataforma de automação e inteligência da Bnex tem seis vezes mais engajamento na participação de clientes quando comparado com as campanhas tradicionais, como aquelas de cupom impresso ou mesmo aquelas que precisam digitar o cupom no site.
2 – Essas ações são muito mais atrativas para o shopper, pois permitem modalidades promocionais mais lúdicas, como o uso de roletas digitais, cards premiados, raspadinhas interativas no aplicativo, games de bater pênalti e muitas outras modalidades.
3 – A automação total do processo promocional. A campanha é integrada à frente de caixa e ao e-commerce, sendo necessário ao cliente apenas informar seu CPF para participar. Não é preciso preencher nada manualmente, nem em nenhum site.
4 – Possibilidade de ter um aplicativo móvel específico para a campanha ou mesmo colocar a campanha em um aplicativo móvel já existente. Também é possível utilizar aqueles totens interativos na loja e websites promocionais. Isso facilita muito a entrada de cadastros de clientes, que, aliás, passam por um processo de validação dos dados para impedir a entrada de qualquer informação fora do padrão correto.
5 – É possível capturar o comportamento de compra dos clientes, pois a automação permite o cruzamento dos dados cadastrais com os dados de compra. Isso possibilita várias análises e relatórios extremamente importantes para a tomada de decisões, inclusive após a campanha.
6 – A alta segurança desse modelo promocional, a gestão e o controle total dos processos, o sistema antifraude e o fato de estar tudo 100% em conformidade com a LGPD significa menos riscos para a campanha e menos dor de cabeça.
7 – A possibilidade de realizar ações comerciais e de trade marketing avançadas junto à indústria e aos fornecedores, trabalhando produtos participantes nas campanhas e ainda aqueles produtos aceleradores que vão gerar mais benefícios aos clientes. Isso cria diferenciais importantes e permite uma negociação especial para essa semana.
8 – A viabilidade de realizar, durante toda a ação, ativações diretas com o cliente, por meio de disparos de feed, de push no aplicativo e ainda envio de SMS e e-mail. Comunicações e regras automatizadas também podem ser acionadas ao longo de toda a campanha. Essas ativações aumentam muito a performance da campanha, pois estimulam a participação e o retorno do cliente para próximas compras. E o melhor: todo esse banco de dados e cadastro fica com o varejista e pode ser utilizado após a campanha terminar, continuando as ações de fomento de vendas.
Entre em contato conosco e venha aumentar o seu faturamento!