Avanços em soluções de dados digitais, análises e coleta de inteligência estão revolucionando o setor de varejo. Os líderes de varejo de hoje estão integrando novas tecnologias e metodologias de informação para manter o ritmo e gerar vendas.
Isso tem sido extremamente crucial para se posicionar em um mundo acelerado que se tornou mais exigente do que nunca, principalmente no atendimento a uma nova geração de clientes com preferências de compra on-line e em locais muito diferentes.
Neste guia completo, trouxemos tudo o que você precisa saber sobre o impacto da inteligência de dados na gestão do varejo. Ficou interessado? Então, confira agora mesmo. Boa leitura!
O que é inteligência de dados no varejo?
Os dados estão se tornando cada vez mais o fator decisivo para o sucesso ou o fracasso dos modelos de negócios hoje. Isso é especialmente verdadeiro no varejo, em que a marcha global dos grandes players do varejo on-line repousa quase exclusivamente em seu uso inteligente de dados.
Como resultado, tópicos como inteligência artificial, blockchain e aprendizado de máquina estão agora firmemente na agenda de muitos varejistas. E com razão, dadas as oportunidades verdadeiramente imensas que essas tecnologias apresentam.
Além de permitir que as empresas entendam melhor seus clientes e seu mercado, também aumentam a eficiência dos processos, reduzindo custos, evitando erros e minimizando riscos.
Mas, para muitas empresas, ainda é um longo caminho desde a obtenção de insights até a concretização das estratégias correspondentes.
Feita da maneira certa, uma solução inteligente voltada ao varejo é aquela que faz muito mais do que compilar montanhas de dados.
Em vez disso, ela encontra maneiras de capturar dados que são exclusivamente relevantes para o seu negócio de varejo, para que você possa obter insights acionáveis que permitam decisões de negócios informadas para conduzir marketing, operações, gerenciamento, decisões de produto e soluções de experiência do cliente.
Em outras palavras, não se trata apenas de reunir volumes de informações. Na verdade, muitos dados podem turvar ainda mais as águas, levando você a estradas e caminhos errados que não precisa explorar.
A inteligência de dados de varejo eficaz, no entanto, coloca os dados corretos na frente dos tomadores de decisão certos, precisamente no momento adequado. Simples assim. Embora, na prática, não haja nada simples sobre o desenvolvimento de um forte programa de inteligência de dados.
Então, qual a posição do seu negócio de varejo em termos de soluções de dados, análises e inteligência? A sua combinação de soluções de tecnologia digital e percepção do cliente é a certa? Ou você precisa de uma ajudinha?
As vantagens de uma inteligência de dados adequada são inestimáveis para as operações de varejo. Elas são essenciais para otimizar as funções internas, como gerenciamento de estoque, mix de produtos, estrutura de preços e conformidade em campo.
Elas também impactam programas voltados para o cliente, como aparência da loja, merchandising, desempenho do funcionário, marketing e a jornada geral do cliente. É essa capacidade de melhorar o engajamento com os clientes que muitos no setor de varejo enxergam como o bilhete de ouro da boa inteligência de dados.
Inteligência de dados de varejo como uma função do envolvimento do cliente
Melhor engajamento do cliente leva a melhores vendas – isso é bastante óbvio. Mas como você pode gerar essa experiência atraente? Como você capitaliza as tendências de compras atuais do seu público e prova aos clientes que você é o varejista que tem o que eles precisam? Só há uma maneira de melhorar a jornada do cliente: esforçando-se para conhecer melhor a sua.
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Uma boa inteligência fornece os dados e percepções essenciais de que você precisa para explorar a mentalidade de seu cliente-alvo.
Você pode aprender quando eles gostam de fazer compras; quais produtos eles gostam de combinar; se preferem fazer compras on-line ou em lojas; as expectativas que eles têm em um produto; quais marcas eles preferem; e tantos outros insights reveladores. Você descobrirá padrões viáveis de clientes que podem ser usados para criar uma jornada melhor.
O aproveitamento da análise também permite que as empresas de varejo treinem e atribuam tarefas aos funcionários de acordo. Na verdade, ferramentas de dados em tempo real estão sendo usadas por equipes de vendas em grandes varejistas para obter históricos de clientes, hábitos e possíveis itens de interesse instantaneamente.
Essas pessoas representam a linha de frente das vendas. Quanto mais eles sabem sobre seus clientes, melhor eles podem se conectar e fornecer um ótimo serviço.
Listamos as principais vantagens da inteligência de dados para otimizar a gestão de varejo:
- Promove uma compreensão mais profunda das necessidades e comportamentos do cliente;
- Melhora o treinamento de vendas e o envolvimento na loja;
- Otimiza as promoções de produtos por meio de dados mais precisos;
- Unifica as experiências de compra on-line e na loja;
- Possui catálogos de mercadorias com base em padrões e tendências de compras;
- Personaliza a experiência de compra para cada cliente;
- Constrói relacionamentos leais e duradouros por meio de jornadas de compras significativas.
Inteligência de dados em função das operações
Além dos insights críticos que os dados podem revelar sobre seus clientes, eles também estão sendo usados para otimizar o varejo de uma perspectiva operacional. Desde o rastreamento e gerenciamento do desempenho da equipe de campo até o desenvolvimento de programas de marketing e merchandising mais eficazes, os dados e análises digitais podem ser uma tremenda vantagem.
Ao integrar dispositivos móveis, os varejistas podem rastrear as visitas da equipe de campo à loja, gerenciar o estoque, ver a aparência da loja, marketing direto e promoções na loja e muito mais.
Uma solução de inteligência de varejo de qualidade irá destilar todos os seus dados relevantes em relatórios claros e concisos que facilitam a obtenção de percepções poderosas sobre o seu negócio e ajudam você a tomar decisões mais informadas.
Confira os principais benefícios operacionais da inteligência de dados:
- Gerenciar equipes de campo e garantir conformidade;
- Monitorar a aparência de lojas e displays de produtos;
- Simplificar o gerenciamento de estoque;
- Gerenciar promoções na loja e programas de marketing;
- Saber quais produtos estão vendendo e quais não estão;
- Unificar os canais de vendas online e na loja e a seleção de produtos;
- Organizar e monitorar a equipe.
Inteligência de dados de varejo para acompanhar as tendências do consumidor
Os comportamentos dos consumidores emergentes e as mudanças culturais transformacionais estão impulsionando as principais tendências do varejo, como:
– Os consumidores esperam uma grande variedade de produtos de baixo custo, alta qualidade e socialmente responsáveis;
– Os consumidores querem se envolver com varejistas em vários canais, de forma consistente e rápida;
– Os consumidores de hoje também estão altamente informados, habilitados por tecnologias modernas como smartphones e mídias sociais que oferecem acesso sem precedentes a produtos, preços e avaliações.
Acompanhar as mudanças nas tendências do consumidor no varejo é fundamental para ser eficaz em marketing, design, desenvolvimento de produto e todas as outras iniciativas que impactam seus clientes.
Uma solução de inteligência de dados de varejo permite que você se prepare e analise big data para encontrar padrões no comportamento de compra do cliente. Planeje, monitore e avalie o sucesso de suas atividades promocionais e obtenha insights sobre como seus clientes reagem a incentivos de marketing, promoções sazonais e concorrência.
Reúna dados das redes sociais e analise os níveis de envolvimento (curtidas, compartilhamentos, comentários) para rastrear dados demográficos, padrões de compra e comportamentos de influência.
Com os insights certos em tempo real, você pode reduzir seus ciclos de fornecimento para atender às mudanças nas preferências do cliente. Melhore a precisão das previsões e lide com eficiência com as demandas sazonais. Analise e visualize cada faceta menor dos dados de seus clientes e retrabalhe suas estratégias, a fim de atrair mais clientes e maximizar suas margens.
As soluções de Inteligência de Dados de varejo permitem que você aborde as complexidades da cadeia de suprimentos. Merchandising eficiente é vital para uma operação de varejo com alto desempenho. No entanto, os varejistas muitas vezes lutam contra vários problemas de merchandising : de estoque de baixo desempenho a produtos fora de estoque, entre outros.
As cadeias de suprimentos tornaram-se muito mais complexas nos últimos anos, com uma série de forças dinâmicas em jogo, incluindo mudanças nas práticas de abastecimento e diversificação nos formatos de vendas e distribuição.
Uma vez que os produtos devem estar disponíveis nas prateleiras o tempo todo, há uma pressão constante para garantir um reabastecimento rápido, muitas vezes várias vezes ao dia, enquanto minimiza o estoque dentro das lojas.
Picos e depressões sazonais são inevitáveis, portanto, você precisa lidar com a logística de maneira eficiente e transportar o volume necessário de mercadorias previstas.
Uma solução de Inteligência de Dados de varejo ajuda nas melhorias de processo em todo o seu negócio, resultando em sortimentos mais lucrativos, descontos reduzidos e maior eficácia de estoque.
Tenha uma visão quase em tempo real da dinâmica de oferta e demanda e evite estoque insuficiente ou excessivo. Obtenha previsões mais precisas, maior eficiência do planejamento de negócios integrado e maior satisfação do cliente.
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