Você utiliza inteligência no seu negócio? Sempre falamos por aqui que análises para o varejo precisam ser feitas baseadas em dados e não achismos. E, para esse conceito de fato funcionar na prática, é necessária uma metodologia e não apenas produtos isolados.
Aqui na Bnex, temos uma metodologia de inteligência proprietária e exclusiva, em qye baseamos todas as nossas soluções, para que elas sejam interligadas e gerem o aumento do faturamento no varejo.
Continue neste texto e saiba como atua nossa inteligência por trás dos nossos processos e entregas.
Inteligência na metodologia
Uma metodologia é uma junção de métodos que compõem processos organizados de pesquisa ou investigação. Muito comum no campo da ciência, a metodologia se torna essencial para analisar diversos cenários, e com o varejo não seria diferente.
O nosso objetivo é transformar dados em conhecimento e todo esse conhecimento em oportunidades de aumento de venda. E, para isso, começamos com a coleta de uma alta massa de dados, juntando fontes de dados públicos e dados de consumo, perfil de shoppers, domicílios e PDVs, inclusive com equipe de campo.
Para se ter uma ideia, nos comunicamos e analisamos todos os dias mais de 35 milhões de domicílios brasileiros, o que torna nossa visão muito assertiva e eficiente.
Como são muitos dados, é humanamente impossível cruzá-los sem a utilização de uma inteligência específica, e é aqui que começa a atuar a nossa metodologia.
Inteligência no processo
Após cruzar todos os dados, geramos conhecimento, organizando todas essas informações, auditamos e projetamos. Com isso, nosso time de especialistas em ciência do consumo, com o apoio da inteligência artificial, vai ser capaz de identificar oportunidades com base no potencial de faturamento, no histórico de consumo (passado) e tendências de comportamento (futuro). Com as oportunidades mapeadas, e ainda com a ajuda da IA, criamos o plano de ação para ativação dos clientes.
Ativação feita de maneira precisa, ou seja, o produto certo, com a oferta certa, para o cliente certo, no momento certo, pelo canal de comunicação certo, vai gerar o resultado esperado: aumento de faturamento. E o nosso trabalho não para por aí. Após esse ciclo, mensuramos toda a performance das ações, avaliamos as mudanças de comportamento e reiniciamos toda a engrenagem de inteligência. Porque na Bnex, o sucesso das vendas não pode ser um trabalho pontual, mas sim um esforço recorrente e diário.
Inteligência na prática
Primeiro, é preciso identificar o real potencial de faturamento da loja ou da rede, inclusive nas categorias, para identificar exatamente onde estão os targets a serem atacados.
Depois é preciso utilizar o CRM. Com o potencial mapeado, a captura de dados feita de forma eficiente e, consequentemente, uma base de shoppers consistente e mais as oportunidades identificadas, é hora de utilizar as alavancas promocionais e estimular o shopper a consumir e fornecer seus dados de consumo recorrentemente.
Ao estabelecer uma relação de consumo frequente e fiel, é possível entender e segmentar os comportamentos de compra, e, assim, criar estratégias de ativação superpersonalizadas para ampliar o consumo de forma inteligente e tirar proveito de todo o potencial de vendas daquela loja.
Concluindo, nossa metodologia passa por três etapas: a inteligência descritiva, que executa o diagnóstico, a inteligência prescritiva que traz o prognóstico e a inteligência descritiva, que cuida do tratamento, ou seja, da ativação das oportunidades identificadas na fase anterior.
Essa é a estrutura da metodologia que fundamenta tudo que fazemos por aqui para obtermos resultados cada vez mais assertivos.
Quer saber mais como funciona nossa metodologia na prática? Entre em contato com um de nossos especialistas.
Inteligência no produto
Partindo da nossa metodologia, nosso CRM, o Zoombox também é apoiado em pilares de inteligência. Entenda como funciona cada uma delas:
Captura
A captura de dados é o ponto de partida para que o varejista entenda o comportamento de compra e dê início a essa relação em prol do engajamento do shopper. Essa função estratégica é um dos pilares do Zoombox, que tem como objetivo conquistar as bases de clientes para planejar e executar ações assertivas de marketing e ativação de shoppers.
Essa inteligência capta dados do cliente, traçando seu perfil detalhado, oferecendo promoções customizadas e permitindo a ativação desse cliente de forma inteligente e personalizada.
Promocional
Com a Ciência do Consumo, as promoções ficam mais estratégicas e direcionadas. E é esse o ponto desta inteligência.
A Inteligência Promocional possui um cardápio com mais de 70 combinações promocionais pontuais e recorrentes como programa de fidelidade/pontos, sorteios, games, distribuição de prêmios, cashback, etc. para colocar em prática, de forma estratégica e de acordo com o perfil do varejista e do shopper.
O sistema capta os dados do cliente, desenha seu perfil detalhado e recomenda promoções customizadas, ativando esse cliente com estratégia.
Acionamento/ Ativação
Após captar dados de qualidade sobre o cliente, traçar uma análise inteligente de seu perfil e escolher as melhores modalidades de estratégia promocional, agora, chegou a hora de transformar tudo isso na ativação do cliente, atraindo-o para dentro da loja e estimulando a compra.
Essa inteligência permite a clusterização dos shoppers, fornecendo alto nível de análise de tendências de comportamento, hipersegmentação de clientes e ativações estratégicas, além do disparo de comunicação multiplataforma, tudo na mesma ferramenta.
A Inteligência Acionável indica assertivamente quais consumidores exibem maior ou menor potencial de compra e quais os melhores caminhos para ativar cada um desses grupos, baseado na preferência de interação do shopper, qual a melhor mídia a ser utilizada, gerando eficiência no uso dos recursos de marketing.
Analítico
O Zoombox usa uma metodologia bastante refinada, com modelos matemáticos próprios, que cruzam e analisam as informações cadastrais e de consumo em torno daquele CPF e daquela loja e traça perfis muito específicos, ditando, inclusive as tendências de comportamento futuro desse cliente, apontando as oportunidades reais para influenciar o seu comportamento de compra de forma positiva.
Com tudo isso em mãos, o varejista entende quem são seus clientes com máximo de detalhes, onde moram, quais itens procuram, com qual frequência vão à loja, quais deles fazem as compras do mês, quais aparecem sempre, mas só buscam produtos específicos, e até os que, estão gastando na concorrência, entre outras centenas de informações.
Ganha também a indústria, que, com base nessas análises em conjunto com o varejista, pode planejar seus investimentos de trade-marketing de forma muito mais assertiva.
Na Bnex, utilizamos da nossa nuvem de dados, que possui mais de 35 milhões de domicílios identificados, que processa 40 bilhões de transações anualmente. Assim, conseguimos reunir dados estatísticos, geográficos, psicológicos e de consumo, totalmente focados no aumento do faturamento do seu negócio. Identificamos o que a sua rede precisa para crescer e como explorar o máximo do potencial das lojas e da base de clientes.
Se interessou? Entre em contato com um de nossos especialistas!