O CRM (Customer Relationship Management) é muito mais que um simples sistema de gestão de relacionamento. É um caminho assertivo para resultados positivos na sua rede. É partindo dessa base que Fernando Gibotti, um dos maiores especialistas em CRM, Fidelização e Comportamento de Consumo do Brasil, discorre ao longo da sua nova obra.
Pautado sobre Ciência do Consumo, o CRM ganha mais importância e robustez nos resultados práticos. O que antes era apenas uma plataforma de dados, agora se torna um atributo de vantagem competitiva se aplicado da maneira correta e com profundidade.
Sobre o comportamento dos consumidores
“O CRM no contexto da Ciência do Consumo”, que faz parte da coleção “Varejo em Foco”, propõe novos pontos de vista aos varejistas, quanto à gestão de clientes, a busca pela personalização e pelos resultados efetivos e consistentes.
Há algumas décadas, o desenvolvimento tecnológico trouxe diversas ferramentas para auxiliar, facilitar e agilizar o dia a dia das empresas, em especial o varejo. Uma dessas ferramentas, o Customer Relationship Management – CRM, ou melhor o Gerenciamento do Relacionamento com o Consumidor, teve a adesão de grande parte dos varejistas. Um avanço para conhecer e entender o seu público, mas ainda hoje muitos não extraem os resultados esperados a partir da ferramenta ou não acompanham a acelerada mudança de comportamento dos clientes, principalmente porque estes buscam cada vez mais a personalização.
O que falta? Por que isso ocorre? Para dar uma nova visão à gestão de clientes, o livro de Fernando Gibotti “O CRM no contexto da Ciência do Consumo”, que foi lançado em agosto, aprofunda o conhecimento não somente sobre os clientes, mas sobre como são utilizadas as ferramentas de gerenciamento, e como a integração de ambos pode trazer resultados além dos esperados.
Segundo o especialista em inovação, Edmar Bulla, que assina o prefácio da obra, aplicar ciência ao varejo é questão de sobrevivência dos negócios, porque superada a capacidade de armazenar e processar dados o desafio é extrair propostas únicas de valor para o cliente.
Coleção Varejo em Foco
O livro “O CRM no Contexto da Ciência do Consumo” de Fernando Gibotti compõe a coleção Varejo em Foco, que foi lançada pela Poligrafia Editora, visa a tratar de forma aprofundada temas fundamentais para a evolução do varejo brasileiro.
Somam-se ao livro de Gibotti, os títulos: “Pense Grande – Pense Pessoas”, de Cidinha Fonseca; “Varejo Conectado – Decisões Orientadas por Dados”, de Fátima Merlin; “A estratégia do varejo sob a ótica do Capitalismo Consciente”, de Hugo Bethlem, “Gestão de Pricing – Precificação Estratégica & Rentabilidade”, de Leandro de Oliveira; “A sua gôndola estica?”; de Raphael Figueira da Costa; “Os rumos do varejo no século XXI – Pandemia e Transformação;, de Irineu Fernandes e “Jornada Omnishopper”, de Daniele Motta.
Sobre o autor
Doutor em Computação Aplicada pela INPE, Fernando Gibotti é fundador da Bnex e presidente da Synapses S.A. Apaixonado pela tecnologia, varejo e ciência do consumo, o empresário busca cada vez mais alinhar suas paixões para construir soluções inteligentes e eficientes para a cadeia de valor do varejo e da indústria. Tem como filosofia de vida dividir para ampliar. Assim conduz as empresas do grupo e também o conhecimento por elas gerado. Gibotti é movido por novidades, aprendizados, muita troca profissional e histórias de vida.
Serviço:
Livro: “O CRM no Contexto da Ciência do Consumo”
Autor: Fernando Gibotti
128 páginas