Uma das festividades mais aguardadas do ano é o Natal. Mas esse período não é só esperado com muita expectativa pelos consumidores, mas também pelos varejistas.
O Natal, junto com a Black Friday, são os dois principais momentos de venda dentro do calendário anual dos supermercados. Isso se deve ao fato da comida ser um elemento central durante as celebrações. Por isso, as lojas não podem errar nas ações promocionais e estratégias.
Vale ressaltar que a data não deve ser trabalhada apenas na véspera do dia 25 de dezembro, mas sim no mês todo. Além disso, todo o trabalho de fidelização e engajamento de consumidores ao longo do ano impactarão nos resultados.
Leia mais a seguir para conhecer as melhores estratégias para aumentar a receita neste período.
O impacto do Natal no varejo
O Natal é o momento em que as famílias se reúnem para as festividades. A atmosfera também favorece as pessoas a experimentarem novas receitas e pratos tradicionais.
Em 2022, a Bnex divulgou um paper especificamente sobre o desempenho do setor supermercadista no período natalino. O levantamento constatou um aumento de 11,6% na quinzena de Natal e de 8,1% na véspera.
No público fidelizado, o aumento do consumo foi de 17,2% e o ticket médio saltou de R$ 126,27 em 2021 para R$ 134,49 em 2022.
Já no paper de dezembro de 2023, foi constatado um aumento de 6,3% em relação a 2022 em todos os comparativos. Os produtos de maior destaque foram:
- Aves especiais (aumento de 1.334%);
- Frutas (345%);
- Peixes (315%);
- Refratários (243%);
- Castanhas (230%);
- Vinhos e espumantes (230%).
Estratégias para o Natal
A preparação para o Natal é feita durante todo o ano, com o varejista promovendo um trabalho de engajamento, fortalecendo o seu aplicativo e criando uma cultura de ativar e comprar produtos com descontos.
Com a chegada do mês de dezembro, é hora de utilizar da maneira mais forte o possível todas essas alavancas. Neste período do ano, os clientes estão mais propensos a gastar, tanto por conta das festividades quanto pelo recebimento do 13º salário.
“Uma estratégia importante é trabalhar desde o começo do mês os clientes fidelizados para garantir deles a maior parte do resultado do Natal e não depender apenas de campanhas massivas. Essa é a maior vantagem competitiva do supermercado, pois analisando o que motiva os clientes a virem pra loja e analisando o perfil deles, é possível conseguir o melhor retorno”, explicou o Head de Marketing da Bnex, Eduardo Donoso.
Black Friday pode aquecer as vendas
Menos de um mês separa o Natal da Black Friday, outra data importante para o varejo alimentar. Segundo o Head de Marketing da Bnex, muitos shoppers compram os itens de para ceia natalina em novembro, aproveitando os descontos.
Por conta disso, os varejistas precisam colocar em prática estratégias para que os clientes se interessem em voltar e comprar novamente. A clusterização é um aspecto importante nesse processo, pois permite a identificação dos melhores consumidores para serem trabalhados e quais são os melhores estímulos para eles.
“Outra estratégia interessante é ter amarrado alguma mecânica promocional ou benefício da Black Friday para que ela possa repercutir no Natal e também no mês de janeiro. Por exemplo, se foram dados vale-compras, você pode continuar dando esses vales no Natal para que eles sejam utilizados em janeiro”, explicou Donoso.
Principais produtos
Segundo Donoso, o mês de dezembro conta com duas ceias importantes que impactam o varejo alimentar: a de Natal e a de Réveillon. Por conta do momento de celebração, os shoppers estão mais propensos a comprar produtos de maior qualidade (premiuns).
Os itens mais procurados são os que estão relacionados à ceia. Entre eles, três categorias se destacam:
- Carnes (lombo, chester, tender, pernil, salmão, bacalhau, entre outras);
- Bebidas (cerveja, licor, cachaça, vodka, vinho, etc.);
- Ingredientes para preparo da ceia (creme de leite, farofa, azeitona, maionese, frutas, castanhas, nozes, uvas, etc.);
“É importante também ter uma atenção especial aos panetones e toda a parte de padaria e rotisseria. Os supermercados têm uma alta margem de lucro nessas categorias e eles precisam explorar muito bem isso. Os panetones de produção própria, em especial os chocotones, são muito importantes, e eles precisam ser valorizados e trabalhados”, afirmou o Head de Marketing da Bnex.
Uma dica é observar os clientes que não compraram no ano passado e incentivá-los a comprar o panetone de produção própria. Embora o consumidor possa sempre escolher a marca que mais lhe agradar, ao conhecer o produto exclusivo do supermercado ele poderá optar por também experimentar, aumentando a margem de lucro.
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