O Natal é o período mais aguardado do ano para comerciantes e consumidores. No varejo farmacêutico, essa situação não é diferente.
O paper farma elaborado pela Bnex, que agora faz parte da ROCK Encantech, revelou que o setor apresentou um crescimento de 2,5% em dezembro de 2023, em comparação com o mesmo período do ano passado.
O documento ainda revelou que os clientes fidelizados foram os que mais aproveitaram o período para comprar produtos relacionados à sazonalidade, como perfumaria e higiene pessoal.
Os descontos foram os principais atrativos para os shoppers, impactando diretamente no crescimento da quantidade de tickets, principal indicador de contribuição para o crescimento do faturamento.
Por ser um período importante no calendário sazonal, é fundamental que o gestor da farmácia esteja preparado para aproveitar as oportunidades.
Black Friday como aquecimento para o Natal
Embora o Natal seja a sazonalidade mais importante para estabelecimentos comerciais, a preparação para o fim de ano começa na Black Friday. Por meio de ações promocionais direcionadas, a farmácia pode manter a sua base de clientes aquecidas e prepará-la para retornar no mês de dezembro.
Produtos de higiene, beleza, autocuidado e principalmente dermocosméticos são excelentes para campanhas promocionais. Esses itens podem ser trabalhados com descontos e combos que agreguem valor e atraiam a atenção do cliente.
Produtos de alto giro e aqueles com alta visibilidade na mídia devem ser o principal chamariz, pois reforçam a imagem de que a farmácia está oferecendo promoções vantajosas e competitivas.
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Oportunidades de Natal
No período de Natal e fim de ano, o setor farmacêutico encontra oportunidades mais sutis, porém relevantes. Segundo o Head de Segmento Farma da ROCK, Fernando Foster, embora o tema natalino não se conecte diretamente à saúde, as festas e confraternizações trazem novas demandas.
“Por exemplo, há um aumento na procura por produtos de beleza, como esmaltes, tinturas, e itens de autocuidado que ajudam a melhorar a aparência e bem-estar, tanto para homens quanto para mulheres. Reforçar essa linha de produtos pode atrair clientes que buscam se preparar para as celebrações”, afirmou Foster.
Outra grande oportunidade está na venda de produtos para gestão de sintomas pós-festas, como enxaquecas e ressacas. Reforçar os estoques desses itens é essencial para atender essa demanda comum no período.
Além disso, muitos médicos tiram férias no fim do ano, levando pacientes a anteciparem suas compras de medicamentos de uso contínuo. Por isso, é fundamental ter um estoque robusto de psicotrópicos e medicamentos com receitas múltiplas, garantindo que os clientes possam adquirir as doses necessárias para atravessar o período de férias.
Foster ainda apontou que produtos para tratamentos de múltiplos meses, como anticoncepcionais com 63 / 84 comprimidos e medicamentos de uso contínuo com noventa cápsulas, devem estar bem estocados para atender a essa demanda maior e evitar falta de produtos, considerando a pressão sobre distribuidores nessa época.
Produtos HPC
Uma das categorias mais importantes para a farmácia são os produtos HPC (Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos). Esses itens ganham ainda mais importância no Natal, pois podem servir como opções de presentes.
“Se a farmácia trabalha com colônias, perfumes importados e produtos para cabelo, esses itens também podem ser promovidos como opções de presente. Criar kits temáticos e destacar essas linhas pode atrair clientes que procuram lembranças práticas e sofisticadas para o fim de ano”, afirmou o Head do Segmento de Farma da ROCK.
Aumente o faturamento com a ROCK!
Quer aumentar o faturamento da sua farmácia não só no Natal, como durante todo o ano? Então você precisa conhecer as soluções da ROCK.
Primeira Encantech do varejo brasileiro, a Rock é dedicada a redefinir os padrões de Customer Knowledge no Brasil ao integrar tecnologia e humanidade. Formado pelas empresas Bnex, Directo.ai, Izio&Co, LL Loyalty e Propz, o ecossistema traz uma gama de soluções de inteligência de dados integradas que visam a gerar retornos reais para seus clientes.
Entre as soluções estão CRM, plataforma completa de fidelidade e marketplace, soluções de cashback omnichannel, inteligência de mercado e geográfica, shopper analytics, algoritmos de personalização de ofertas, automação promocional e muito mais.
Atualmente, a ROCK atende a segmentos como: Supermercados; Farmácias; Material de Construção; Pet Shop; Moda; Cosméticos; Shopping Centers; Indústrias e Programas de Fidelidade, somando mais de 130 milhões de usuários cadastrados nos programas dos parceiros, identificando mais de R$ 310 bilhões de GMV e 1,3 bilhão de transações por ano. Entre em contato conosco e saiba mais.