Insights sobre o comportamento de consumo no varejo brasileiro

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Insights sobre o comportamento de consumo no varejo brasileiro

O impacto da concorrência digital no varejo farmacêutico

Concorrência

A concorrência é uma preocupação constante no varejo farmacêutico. Porém, desde a pandemia de Covid-19, a principal ameaça deixou de ser unidades que atuam na mesma região, mas sim aquelas que estão presentes no mercado online. 

No mês de outubro de 2024, a rede de farmácia americana Walgreens anunciou que iria fechar 1.200 lojas durante os próximos três anos, como forma de ajuste de custos. 

A rede de farmácia americana tem enfrentado uma brusca queda nos pagamentos de medicamentos prescritos, além das dificuldades com a concorrência online desde o período da pandemia.

A expectativa é que 9,5% das 12.500 lojas da rede em todo o mundo fechem as portas. Ainda segundo a companhia, 500 lojas serão fechadas já em 2025. A prioridade é encerrar as operações das unidades que se encontram com fluxo de caixa negativo e abaixo do desempenho.

Esse cenário envolvendo a Walgreens é um importante movimento de mercado e serve de alerta para todos os gestores de farmácia para se prepararem para lidar com a concorrência online. 

Impacto da concorrência digital no Brasil 

Por ser o maior centro comercial do mundo, tudo o que acontece no mercado dos Estados Unidos tem impacto em outras regiões do mundo. Com o Brasil, não é diferente. 

Para o Diretor de Varejo Farma e Novos Negócios da Rock, Marcelo Vienna, a concorrência digital é um fenômeno que em breve afetará o Brasil. 

“Talvez aqui haja uma penetração bastante interessante nos centros metropolitanos, mas em menor escala nas cidades de médio e pequeno porte. O que é interessante perceber é que o papel das farmácias no país tem uma diferenciação na forma de oferecer outros produtos além dos medicamentos. Então, o e-commerce vai crescer, mas essa diferença na forma de vender deve garantir uma longevidade maior no mercado brasileiro”, analisou. 

As compras feitas pela internet acabam sendo mais atrativas para os shoppers pela comodidade de não ter que sair de casa para receber um determinado medicamento ou produto. 

Além disso, o delivery entrega as prescrições separadas por dia, horário, gerando mais facilidade no hábito de compras dos clientes. 

Como lidar com a concorrência digital 

Você já ouviu a expressão “combater fogo com fogo”? Ela pode ser aplicada no caso da concorrência digital no varejo farmacêutico. 

De acordo com Vienna, a única forma de se manter competitivo frente ao mercado online é participando dele. Isso inclui farmácias de todos os portes, desde as lojas independentes até as grandes redes com diversas unidades espalhadas pelo país. 

“Acho que incorporar o delivery é um movimento natural, possibilitando que os clientes façam a compra pelo WhatsApp ou aplicativo da loja. Isso acaba sendo bem interessante, assim como participar dos marketplaces das grandes redes”, comentou. 

O Diretor de Varejo Farma e Novos Negócios da Rock ainda destacou a importância da farmácia ter uma presença digital consolidada, principalmente em sites de buscas como o Google. Ao estar bem posicionado na plataforma, as chances da loja ser indicada para alguém que fez a pesquisa aumentam. 

“O Google fomenta a geolocalização e a indicação leva em conta os locais onde as pessoas estão. É importantíssimo estar presente em iFood, Mercado Livre e outros marketplaces, seja como ponto de entrega, seja com a sua própria marca fazendo a venda dos produtos”, afirmou Vienna. 

Conheça o seu cliente 

Farmácia
CRM fornece insights importantes sobre o comportamento de consumo dos clientes.

Além de entrar para o mundo digital, outro fator importante para se destacar da concorrência é conhecer o seu cliente. Com o avanço dos processos de digitalização, ficou  mais acessível para os gestores de farmácias conseguir insights e identificar o comportamento de consumo do shopper. 

O CRM é um exemplo de ferramenta que auxilia na coleta de dados. Com essas informações, o gestor consegue entender quais são as missões de compra, qual a cesta do shopper e qual a melhor maneira de se comunicar com ele. 

“Com o CRM, você descobre o que o cliente não compra hoje com você e o porquê de ele não comprar. Isso te dá oportunidade de trabalhar com a indústria e os distribuidores, seja para ter os produtos disponíveis, seja para fazer ativações nessa parte da cesta do cliente que ele ainda não está comprando com você, além de garantir que aqueles que já estão comprando com você se mantenham”, explicou Vienna. 

Os insights também são importantes para definir estratégias de campanhas específicas para cada cluster e como atuar tanto no espaço físico quanto no digital. 

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