Insights sobre o comportamento de consumo no varejo brasileiro

logotipo shopper insights

Insights sobre o comportamento de consumo no varejo brasileiro

O que são as missões de compra no varejo alimentar? 

Missões de compra

Entender o comportamento do consumo dos shoppers é cada vez mais fundamental para os varejistas que desejam se manter competitivos e ampliar os lucros. Um dos insights mais importantes são as missões de compra dos clientes. 

Esse termo se refere ao objetivo central dos shoppers quando eles vão em um determinado estabelecimento. As missões podem ser divididas em várias categorias distintas, cada uma com características específicas que influenciam o comportamento do shopper e moldam a sua experiência. 

Elas se tornaram um tema cada vez mais importante no varejo, pois ajudam as marcas a compreender o padrão de compras dos consumidores e com isso, oferecer produtos e experiências que atendam às suas expectativas. 

Entenda a seguir como funciona a classificação das missões de compra no varejo alimentar. 

As categorias das missões de compra 

Um consumidor pode ter comportamentos diferentes em cada ocasião em que ele visita a loja. Um dos principais fatores para isso são as missões de compra. 

No último Shopper Report divulgado pela Rock Encantech, foi analisado o impacto de cada missão no faturamento de supermercados e atacarejos. Foram quatro possibilidades acompanhadas pela empresa. São elas: 

Emergência 

Essa categoria de missão de compra envolve carrinhos com até quatro itens. Geralmente, esses produtos pertencem a categorias distintas e podem não estar inclusos nos sets de ofertas do varejista. 

Os shoppers que estão em uma missão de emergência buscam satisfazer necessidades imediatas e específicas. Isso inclui produtos essenciais ou para situações de última hora no qual o cliente não se planejou previamente. 

Conveniência 

Carrinhos com 5 a 11 itens compõem esta categoria. Essa missão de compra frequentemente inclui produtos promocionados e itens de consumo instantâneo. 

Os consumidores que estão nessa missão nos supermercados buscam praticidade e rapidez, escolhendo uma variedade de produtos para atender às suas necessidades diárias. 

As compras por conveniência representam a segunda principal categoria dos supermercados e atacarejos, atrás das aquisições de emergência, segundo o Shopper Report da Rock Encantech. 

No entanto, um insight importante que vale a pena ser notado é que mesmo em menor quantidade, elas representam os maiores índices de participação no faturamento dos supermercados. 

Reposição 

Carrinhos que contém entre 12 e 25 itens se enquadram na categoria de reposição. Nessa missão, há uma presença maior de produtos perecíveis e os shoppers frequentemente se concentram nos principais dias de ofertas do varejista. 

Aqui, os consumidores buscam reabastecer suas despensas e suprir suas necessidades a longo prazo. 

Abastecimento 

Carrinhos com mais de 25 itens representam a categoria de abastecimento. Essa missão é frequentemente observada em dias característicos de pagamento de empresas, em que os consumidores estão comprando para suas famílias ou para ocasiões especiais. 

Os carrinhos são maiores, geralmente contendo uma mistura de produtos de mercearia, perecíveis e bebidas, que são típicos dessa missão. Pode ser classificada como a popular “compra do mês”.

Essa categoria marca uma diferença significativa entre supermercados e atacarejo. De acordo com o Shopper Report da Rock Encantech, essa modalidade representa 6,7% de consumo nos supermercados, enquanto que no atacarejo o índice é de 19,2%. Além disso, as compras de abastecimento representaram 51,2% de participação no faturamento dos atacarejos no 1º semestre de 2024. 

Como as missões de compra ajudam a entender o shopper 

Supermercados
Missões de compra ajudam os varejistas a entender o padrão de consumo dos shoppers.

Analisar as missões de compra permite que os supermercados identifiquem quais produtos têm maior demanda em determinados dias ou horários. Por exemplo, compras de reposição geralmente envolvem itens básicos e perecíveis, como leite e pão, enquanto missões de abastecimento demandam um carrinho mais cheio e uma variedade maior de itens.

Entender a missão do consumidor permite personalizar sua experiência na loja. Se o cliente está em busca de itens rápidos para um jantar, exibir receitas e ingredientes próximos pode aumentar as vendas.

Conhecendo as motivações dos clientes, é possível criar campanhas promocionais alinhadas com suas necessidades. A longo prazo, a loja fideliza o shopper e estimula o seu retorno em outras ocasiões. 

Ciência do consumo com a Rock Encantech 

A Rock Encantech é a primeira encantech do varejo brasileiro, dedicada a redefinir os padrões de Customer Knowledge no Brasil ao integrar ciência do consumo, tecnologia e humanidade. 

A empresa conta com  uma gama de soluções de inteligência de dados integrados que visam não só gerar satisfação no cliente, como encantá-lo e torná-lo um verdadeiro embaixador da marca. 

As soluções da Rock Encantech incluem inteligência artificial para engajamento de consumidores, plataforma de fidelidade, soluções de cashback, CRM, inteligência de mercado, automação promocional, e muito mais. 

Além do varejo alimentar, a Rock Encantech atua em segmentos, como: farmácias, pet shop, moda, cosméticos, shoppings centers e indústrias, somando mais de 130 milhões de usuários cadastrados nos programas de parceiros e identificando mais de R$ 310 bilhões de GMV e 1,3 bilhões de transações por ano. 

Conheça mais sobre a Rock Encantech aqui. 

BnexReports

Últimas Notícias

Conteúdos Relacionados