O Natal é a data sazonal mais importante para o varejo alimentar, representando um dos períodos de maior crescimento do faturamento no setor. Mas para colher os benefícios, é necessário estar antenado aos principais insights do mercado.
Para ajudar o varejista, a Rock Encantech elaborou um paper especial de Natal, no qual foram coletados insights com base na análise de 6 milhões de transações de vendas.
Confira a seguir um resumo das principais informações no texto a seguir. Caso queira conferir o documento na íntegra, basta fazer o cadastro e o arquivo estará disponível para download.
Indicadores do Natal
De acordo com a análise da Rock Encantech, o desempenho das vendas de Natal evidenciam padrões claros.
Na véspera de Natal de 2023, por exemplo, a cesta sazonal apresentou um crescimento acima de 35%, com todos os indicadores positivos. O ticket médio das compras de última hora também chamou atenção, alcançando cerca de R$ 50, mais que o dobro do registrado na primeira quinzena (R$ 20).
Um ponto importante a ser destacado é a diferença no ticket médio entre os shoppers fidelizados e não fidelizados. Em 2023, o público não fidelizado gastou uma média de R$ 78,74 na véspera de Natal. Já os fidelizados tiveram um índice de R$ 132,08, ou seja, quase o dobro.
O perfil dos shoppers na quinzena de Natal revela que os principais consumidores neste período são mulheres na faixa de 40 a 49 anos, com 14,8%. No geral, o público feminino também predomina, com 58,3% de participação nas compras natalinas.
Principais produtos no Natal
A cesta de Natal é composta pelas seguintes categorias:
- Bebidas (energéticos, vinhos/espumantes, bebidas quentes e cerveja especial);
- Carnes especiais e aves especiais (peru, frango inteiro e peixes);
- Ingredientes para preparo da cesta (batata palha, azeitona, lasanha, maionese, bacon, calabresa);
- Panetone/Chocotone e frutas (uva, uva-passas, pêssego, nectarina, romã, lentilha, frutas cristalizadas);
- Castanhas (amêndoa, castanha-do-pará, castanha-de-caju e nozes);
- Descartáveis, brinquedos, kit bebidas, refratários (assadeira de vidro, travessa, recipientes para sobremesa), decoração natalina e cestas de Natal.
Panetones e chocotones, que são ícones da temporada, sofreram impacto direto do aumento de preços, registrando queda tanto em quantidade quanto em faturamento na comparação de 2023 com 2022.
No entanto, os produtos de fabricação própria se destacaram, graças ao preço médio mais acessível. Essas marcas conquistaram a liderança de participação no faturamento da categoria.
A alta nos preços de itens da cesta básica influenciou também nas escolhas dos consumidores, que priorizaram produtos com melhor custo-benefício.
No segmento de proteínas, a procura por peixes diminuiu, enquanto carnes especiais, como lombo, pernil e tender, ganharam destaque. Aves como o frango inteiro e o tradicional peru também registraram maior demanda.Este último, apesar do preço médio mais elevado, manteve crescimento e se confirmou como um item indispensável na ceia de Natal.
Destaque para as castanhas, que registraram aumento na procura, enquanto as frutas, que sofreram um dos maiores aumentos de preço médio, apresentaram uma das maiores quedas em quantidade adquirida.
Os brinquedos tiveram um aumento de mais de 7% na procura em 2023, em comparação com 2022, mantendo a categoria como uma escolha tradicional de presente. Chocolates, embora mais associados à Páscoa, também se destacaram como uma alternativa acessível e versátil para presentear.
Bebidas
Em relação às bebidas, os espumantes, tradicional escolha para o brinde da meia- noite, mantiveram estabilidade em quantidade, mas com crescimento expressivo em faturamento, impulsionado pelo aumento do preço médio.
Já a dupla energético e whisky, popularmente usada em drinks, apresentou boa performance, com crescimento em quantidade e faturamento. Outra bebida que ganhou espaço nas comemorações de fim de ano foram as bebidas mistas e Ice, que cresceram mais de 30% em volume em 2023, comparadas ao ano anterior.
Apesar da redução na busca por kits de bebidas em 2023 (em comparação com 2022), a categoria segue relevante, vendendo mais de 400% em valor a mais nesse período em relação às quinzenas regulares.
Essa análise reforça que as decisões de compra no Natal são fortemente influenciadas pelo custo-benefício, pelo caráter simbólico dos itens e pelas tradições familiares.
Expectativas para o Natal de 2024
Para 2024, a recomendação da Rock Encantech é de que os varejistas podem apostar em estratégias como investir em fabricação própria para categorias como panetones e outros itens sazonais, oferecendo alternativas acessíveis e competitivas.
Outra medida é ampliar o estoque de carnes especiais e aves na véspera de Natal, priorizando preços atrativos. O varejista também pode destacar ofertas e kits e lembranças (bebidas, brinquedos e chocolates), garantindo a visibilidade nos pontos de venda e campanhas de marketing.
Com essas ações, e com a comunicação assertiva com o shopper, é possível alinhar oferta, demanda e fidelização, maximizando os resultados no próximo período natalino.
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