No varejo, não se pode dar um passo para frente, sem antes olhar para trás. Essa é uma premissa que ao longo dos últimos anos se tornou importante e que define bem a importância da ciência do consumo.
Com o mundo cada vez mais digitalizado, os varejistas têm acesso a dados importantes dos clientes, que indicam o seu comportamento de consumo.
É com esse histórico de compras em mãos que o gestor do varejo consegue identificar padrões e tendências para o futuro, permitindo que ele tome decisões mais assertivas.
Mas antes de entender onde a ciência do consumo pode ser aplicada no varejo, é necessário conhecer o seu conceito.
Confira, abaixo, mais sobre o tema:
O que é ciência do consumo?
A ciência do consumo, como o próprio nome sugere, é o estudo do consumo, incluindo o seu impacto no funcionamento da sociedade e as relações comerciais que nela se estabelecem.
Por meio da coleta de dados e de sua análise, feita por profissionais especializados, é possível obter uma variedade de insights, que podem ser utilizados de forma estratégica para aprimorar as vendas do varejo.
Essa área do conhecimento permite identificar com precisão a área de influência de uma loja e cruzar esses dados com as informações do comportamento de consumo, criando muitas possibilidades de aplicações, como por exemplo, a implantação de uma ferramenta de CRM para disparar ofertas exclusivas e oferecer uma comunicação personalizada com o cliente.
Além de trabalhar com dados, essa área do conhecimento abrange também o entendimento do comportamento humano.
Nela, estão envolvidos fundamentos da psicologia e neurociência, por exemplo. Entender como funciona o cérebro, as percepções e emoções no corpo permite criar estratégias para impulsionar o consumo.
Etapas
O processo de análise de dados promovido pela ciência do consumo envolve algumas etapas para entender melhor o cliente. Confira as principais delas:
Coleta de dados: pode ser feita utilizando uma ou várias fontes, mas na maioria dos casos, é realizada por meio de recursos da internet.
Processamento dos dados: após a coleta, é necessário fazer uma “limpeza” para identificar quais informações serão relevantes e classificá-las em categorias.
Análise: com os dados processados, é hora de interpretar o que números querem dizer. Isso possibilita identificar padrões e tendências.
Tomada de decisões: com base nas informações coletadas e analisadas, os varejistas podem tomar decisões para melhorar a experiência do cliente e aumentar o faturamento.
Aplicações da ciência do consumo com o CRM da Bnex
A utilização dos insights obtidos por meio das análises de ciência do consumo servem tanto para melhorar os resultados do varejo quanto para otimizar a experiência do cliente.
A aplicação desse conceito pode ser feita de diversas formas, geralmente utilizando uma ferramenta. O CRM da Bnex, por exemplo, consegue engajar clientes pré-selecionados, com potencial para geração de receita incremental.
Mas antes de realizar qualquer ação de incentivo, é preciso entender o mercado. Na Bnex, esse processo é chamado de “Jornada do Conhecimento” e conta com quatro etapas:
- Entender o cenário atual: consiste em analisar as construções do faturamento atual e o impacto de diversos indicadores;
- Conhecer o perfil do shopper: envolve entender os principais canais de contato com o cliente e os melhores períodos para ativação;
- Analisar compras e produtos: a terceira etapa consiste em observar o comportamento dos clientes de retenção, os que possuem oportunidade de melhorias e os que precisam ser reconquistados. A análise também envolve analisar o comportamento ao longo do tempo e quanto existe de potencial de receita incremental na base atual.
- Identificar categorias e marcas a serem trabalhadas: a última etapa envolve identificar quais são as categorias mais relevantes para a loja, em termos de compras e aumento do ticket médio, além de produtos com poder de arraste.
Ao concluir a “Jornada do Conhecimento”, é possível aplicar ativações de marketing e campanhas promocionais, que servirão de gatilhos para incentivar o comportamento que o varejo deseja que os seus shoppers tenham. Isso envolve oferecer a oferta certa, no momento certo e para o cliente certo.
Você pode saber mais sobre a plataforma de CRM da Bnex aqui.
Ciência do consumo no varejo é com a Bnex!
Fundada em 2007, a Bnex utiliza metodologia e tecnologia exclusiva, aliada ao maior banco de dados de consumo do varejo no Brasil, para prever comportamentos de consumo no varejo.
Com essas ferramentas, a Bnex gera insights que mostram onde estão as oportunidades de geração de receita e vendas. É a combinação completa de inteligência de mercado, CRM, automação promocional e analytics para o aumento do faturamento, tanto para varejo alimentar quanto para o farmacêutico. Entre em contato conosco e saiba como engajar os seus clientes e aumentar o potencial de consumo.