Insights sobre o comportamento de consumo no varejo brasileiro

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Insights sobre o comportamento de consumo no varejo brasileiro

Ciência do consumo: entenda para o que serve 

Ciência do Consumo

No varejo, não se pode dar um passo para frente, sem antes olhar para trás. Essa é uma premissa que ao longo dos últimos anos se tornou importante e que define bem a importância da ciência do consumo. 

Com o mundo cada vez mais digitalizado, os varejistas têm acesso a dados importantes dos clientes, que indicam o seu comportamento de consumo. 

É com esse histórico de compras em mãos que o gestor do varejo consegue identificar padrões e tendências para o futuro, permitindo que ele tome decisões mais assertivas. 

Mas antes de entender onde a ciência do consumo pode ser aplicada no varejo, é necessário conhecer o seu conceito. 

Confira, abaixo, mais sobre o tema:

O que é ciência do consumo? 

A ciência do consumo, como o próprio nome sugere, é o estudo do consumo, incluindo o seu impacto no funcionamento da sociedade e as relações comerciais que nela se estabelecem. 

Por meio da coleta de dados e de sua análise, feita por profissionais especializados, é possível obter uma variedade de insights, que podem ser utilizados de forma estratégica para aprimorar as vendas do varejo. 

Essa área do conhecimento permite identificar com precisão a área de influência de uma loja e cruzar esses dados com as informações do comportamento de consumo, criando muitas possibilidades de aplicações, como por exemplo, a implantação de uma ferramenta de CRM para disparar ofertas exclusivas e oferecer uma comunicação personalizada com o cliente. 

Além de trabalhar com dados, essa área do conhecimento abrange também o entendimento do comportamento humano. 

Nela, estão envolvidos fundamentos da psicologia e neurociência, por exemplo. Entender como funciona o cérebro, as percepções e emoções no corpo permite criar estratégias para impulsionar o consumo. 

Etapas 

O processo de análise de dados promovido pela ciência do consumo envolve algumas etapas para entender melhor o cliente. Confira as principais delas: 

Coleta de dados: pode ser feita utilizando uma ou várias fontes, mas na maioria dos casos, é realizada por meio de recursos da internet. 

Processamento dos dados: após a coleta, é necessário fazer uma “limpeza” para identificar quais informações serão relevantes e classificá-las em categorias. 

Análise: com os dados processados, é hora de interpretar o que números querem dizer. Isso possibilita identificar padrões e tendências. 

Tomada de decisões: com base nas informações coletadas e analisadas, os varejistas podem tomar decisões para melhorar a experiência do cliente e aumentar o faturamento. 

Aplicações da ciência do consumo com o CRM da Bnex

A utilização dos insights obtidos por meio das análises de ciência do consumo servem tanto para melhorar os resultados do varejo quanto para otimizar a experiência do cliente. 

A aplicação desse conceito pode ser feita de diversas formas, geralmente utilizando uma ferramenta. O CRM da Bnex, por exemplo, consegue engajar clientes pré-selecionados, com potencial para geração de receita incremental. 

Mas antes de realizar qualquer ação de incentivo, é preciso entender o mercado. Na Bnex, esse processo é chamado de “Jornada do Conhecimento” e conta com quatro etapas:

  • Entender o cenário atual: consiste em analisar as construções do faturamento atual e o impacto de diversos indicadores;
  • Conhecer o perfil do shopper: envolve entender os principais canais de contato com o cliente e os melhores períodos para ativação;
  • Analisar compras e produtos: a terceira etapa consiste em observar o comportamento dos clientes de retenção, os que possuem oportunidade de melhorias e os que precisam ser reconquistados. A análise também envolve analisar o comportamento ao longo do tempo e quanto existe de potencial de receita incremental na base atual. 
  • Identificar categorias e marcas a serem trabalhadas: a última etapa envolve identificar quais são as categorias mais relevantes para a loja, em termos de compras e aumento do ticket médio, além de produtos com poder de arraste. 

Ao concluir a “Jornada do Conhecimento”, é possível aplicar ativações de marketing e campanhas promocionais, que servirão de gatilhos para incentivar o comportamento que o varejo deseja que os seus shoppers tenham. Isso envolve oferecer a oferta certa, no momento certo e para o cliente certo.

Você pode saber mais sobre a plataforma de CRM da Bnex aqui

Ciência do consumo no varejo é com a Bnex! 

Fundada em 2007, a Bnex utiliza metodologia e tecnologia exclusiva, aliada ao maior banco de dados de consumo do varejo no Brasil, para prever comportamentos de consumo no varejo. 

Com essas ferramentas, a Bnex gera insights que mostram onde estão as oportunidades de geração de receita e vendas. É a combinação completa de inteligência de mercado, CRM, automação promocional e analytics para o aumento do faturamento, tanto para varejo alimentar quanto para o farmacêutico. Entre em contato conosco e saiba como engajar os seus clientes e aumentar o potencial de consumo.

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