Insights sobre o comportamento de consumo no varejo brasileiro

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Insights sobre o comportamento de consumo no varejo brasileiro

Queda de faturamento no varejo: quais fatores estão impactando as lojas? 

Supermercado

O varejo alimentar apresentou um crescimento discreto de 0,9% no faturamento em junho de 2024, segundo o paper divulgado pela Bnex. Apesar do saldo positivo de forma geral, o ano tem sido marcado pelo fechamento de grandes lojas em solo brasileiro. 

São vários fatores que explicam esse cenário. Um dos principais é a queda de faturamento para níveis difíceis de suportar o custo operacional. 

Entenda mais a seguir sobre as variáveis que estão influenciando na diminuição de receita dos varejistas. 

O que está impactando no faturamento do varejo?

O CEO & Founder da Bnex, Fernando Gibotti, participou de uma reportagem do site SA+Varejo e apontou dois dos principais fatores que estão impactando na queda de faturamento das lojas. 

Aumento da concorrência 

Um dos fatores é o aumento significativo de concorrentes no varejo. Isso se dá nos mais diferentes formatos, como: atacarejos, lojas de conveniência e também pelos canais digitais. 

“Essa concorrência acaba atuando diretamente em algumas regiões que têm hiperconcentração, o que dificulta a operação das lojas e canibaliza o faturamento nas áreas de hiperconcorrência. Isso traz prejuízos diretos, uma vez que o custo de operação das lojas não diminui proporcionalmente”, afirmou Fernando Gibotti.

Mudança de perfil do público 

O Brasil está passando por um processo de transformação demográfica. Isso significa que a população está mudando de perfil. Um exemplo disso é o envelhecimento da população. 

Segundo os dados do Censo 2022, a faixa de 0 a 14 anos vem tendo quedas desde a década de 80, saindo de 38,2% da população para 19,8% em 2022. Enquanto isso, o número de idosos com mais de 65 anos saiu de 4%, em 1980, para 10,9% no mesmo período. 

A Taxa Geométrica de Crescimento Anual (TGCA), que representa o crescimento médio da população, vem caindo ano a ano. Em 1980, esse índice era de 2,48%, enquanto em 2020 foi de 0,69%. A tendência é de que essa projeção fique negativa a partir de 2030. 

No entanto, é importante destacar que essas mudanças não ocorrem de forma uniforme em todo o Brasil. Em algumas regiões já estão com o TGCA negativo atualmente, o que leva à perda de faturamento.

“Na era da transformação demográfica, o envelhecimento da população traz hábitos de consumo diferentes. Entender isso e aplicar a partir da análise da sua região e do perfil sociodemográfico das pessoas que moram ali é fundamental”, explicou Gibotti. 

A importância da análise de mercado 

A análise de mercado é um processo feito para que a empresa consiga diagnosticar o atual momento, o potencial de crescimento, as oportunidades inexploradas, os maiores riscos e os desafios que se apresentam em um setor mercadológico específico. 

Diante de um cenário com alta concorrência e mudanças no perfil do público, é fundamental que o varejo tenha esse tipo de análise para se destacar. 

Veja em quais pontos a análise de mercado ajuda a evitar a queda de faturamento: 

  • Identificação de tendências de consumo, como: a demanda por produtos específicos, mudanças nos hábitos de compra e preferências por conveniência, saúde, sustentabilidade, entre outros aspectos;
  • Monitoramento das estratégias e do desempenho dos concorrentes, identificando lacunas no mercado que possam ser aproveitadas;
  • Otimização do mix de produtos e o gerenciamento do estoque de forma mais eficiente, ao entender a demanda dos produtos, sazonalidades e quais têm margens de lucro mais altas;

Você pode ler mais sobre os tipos de análise de mercado aqui

Aumente o seu faturamento com a Bnex! 

A Bnex é a resposta certa para o varejista que quer aumentar o faturamento. Com tecnologia e metodologia exclusiva combinadas ao maior banco de dados de comportamento de consumo do Brasil, a Bnex analisa como os seus clientes se comportam no momento de fazer uma compra. 

A partir dessa análise, a Bnex gera insights que mostram onde estão as oportunidades de geração de receitas e vendas. Por meio da plataforma de CRM, o varejista vai conseguir capturar dados importantes, comunicar-se com precisão e oferecer a oferta certa, para a pessoa certa, no momento certo. 

O CRM foi feito para o varejo alimentar e farmacêutico. Ele inclui: 

  • Programa de relacionamento: clube de benefícios para gestão de cadastros e identificação de hábitos de consumo; 
  • Aplicativo móvel personalizado: descontos exclusivos, cashback, feed de conteúdo e muito mais; 
  • Alavancas promocionais: games como pênalti premiado, roleta e card premiado geram engajamento dos consumidores com a loja; 
  • Comunicações automatizadas: dispare de e-mails, SMS e pushs com gatilhos personalizados para os shoppers; 

A Bnex também conta com o serviço de inteligência de mercado. Essa metodologia se baseia na análise de mais de 150 fontes públicas e mais de 37 milhões de domicílios mapeados. 

Dessa forma, o varejista pode identificar oportunidades na região em que a loja está instalada, com fotos, mapas detalhados e indicadores organizados. Tudo em base de dados e comprovação. 

Para saber mais sobre essas e outras soluções da Bnex, entre em contato com a gente e venha aumentar o seu faturamento. 

BnexReports

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