Para baixar os gráficos, clique aqui.
Para baixar o Paper completo, clique aqui.
O varejo farma registrou um crescimento de 6,6% em agosto de 2024, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Apesar do leve aumento na quantidade de itens na cesta, os indicadores de preço médio e ticket médio foram os principais responsáveis pelo crescimento do faturamento. Os dados são da Bnex, empresa especializada em Ciência do Consumo.
O inverno de 2024 foi marcado por altas amplitudes térmicas, baixa umidade do ar e focos de incêndios por quase todo o país. O sistema imunológico sofre com essas variações térmicas em curto espaço de tempo e com as fumaças provenientes dessas queimadas, principalmente em pessoas com alergias. Isso impulsionou a procura por antialérgicos, dermocosméticos para peles ressecadas, produtos para tratar gripes e resfriados, além de soros para higienização das vias nasais.
O mês de setembro ainda apresenta características semelhantes às de julho e agosto, com problemas relacionados ao clima. A falta de chuvas e o tempo seco favorecem as queimadas, o que agrava as condições do ar e intensifica os problemas respiratórios. A manutenção dos estoques e os benefícios promocionais dos medicamentos para tratamento de doenças respiratórias continuam sendo essenciais para o cenário positivo do setor.
Perfil dos shoppers
Os clientes de farmácia em sua maioria são mulheres de 30 a 49 anos. A participação das faixas acima de 60 anos mantém o patamar acima de 20%, participação significativa quando comparada à participação desse público na população brasileira.
*Censo 2022 com estimativa de 15,83% da faixa acima de 60 anos na população geral, sendo 51,48% mulheres e 48,52% homens.
Foram analisadas 2,2 milhões de transações de vendas para essa edição.
Sobre a Bnex
A Bnex é uma empresa especialista em Ciência do Consumo. Com uma análise geográfica, econômica e comportamental detalhada, a Bnex apoia a estratégia de expansão de redes de varejo em todo o país, mapeando o potencial de sucesso de uma nova localização de loja, entendendo melhor sua base de shoppers e descobrindo os caminhos para maior fidelização e experiência do cliente.
Com tecnologia robusta, metodologia proprietária e especialistas em comportamento, a Bnex criou a maior base de dados de consumo do país e soluções que atendem às necessidades reais do varejo e da indústria e que aprimoram a experiência de compra do shopper.
A Bnex entrega muito além do software. São mais de 17 anos de conhecimento e experiência e, sobretudo, o compromisso com a conquista de resultados exponenciais para os clientes.