Insights sobre o comportamento de consumo no varejo brasileiro

logotipo shopper insights

Insights sobre o comportamento de consumo no varejo brasileiro

Quem é a Rock Encantech? 

ROCK

O Rock Conecta, realizado na primeira semana de dezembro de 2024, foi um cartão de apresentação da Rock Encantech ao mercado varejista brasileiro. 

Ao longo do evento, os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre a empresa, sua origem, soluções oferecidas e conferir depoimentos de clientes que conseguiram melhorar os seus resultados com o apoio da Rock Encantech. 

A apresentação foi conduzida pelo sócio fundador e presidente da Rock Encantech, Carlos Formigari. Confira a seguir um resumo das principais informações divulgadas no evento. 

Rock Encantech: união que faz a força 

ROCK é um acrônimo de “Return On Customer Knowledge”, que significa Retorno Sobre o Conhecimento do Cliente. O lançamento da Rock Encantech ocorreu em uma data emblemática: 15 de setembro, o Dia do Consumidor, durante a convenção da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), em Campinas. 

Com um investimento de R$ 300 milhões do Fundo Hindiana, a empresa chegou ao mercado como a mais completa solução para engajamentos de clientes na América Latina. Essa dimensão só foi alcançada com a soma de três grandes empresas que atuam no segmento de fidelização: Propz, Bnex e LL Loyalty. 

Propz 

A Propz é pioneira na tecnologia de aplicação de inteligência artificial para o varejo, sendo reconhecida no mercado por toda a parte de metrificação 

“Ela é uma empresa de CRM estratégico, CRM analítico, e  tem uma das melhores metrificações do mundo. Tudo que a Propz faz é baseado em grupos de controles, em testes e experimentos”, explicou Formigari. 

Bnex 

A Bnex é uma growth retail tech especialista em ciência do consumo, com foco no aumento do faturamento do varejo e da indústria. Assim como a Propz, ela também é uma empresa de CRM, voltada para o varejo de alta frequência. 

“Ela traz um componente adicional, que integra a base de mais de 100 fontes de informação. Baseado nelas, é possível fazer inferência sobre o que está acontecendo na região e nos domicílios, com a possibilidade de ir além do CRM tradicional, mostrando a capacidade de consumo das pessoas e o potencial de faturamento por categoria em cada loja, possibilitando montar um mix de produtos adequado”, afirmou Formigari 

LL Loyalty 

O LL Loyalty nasceu como uma empresa focada em simplicidade e atração, com uma cuidadosa curadoria de marcas e produtos para diferentes segmentos, incluindo o segmento de moda e luxo. 

“Eles começaram trabalhando especificamente com os programas de fidelidade, com companhias aéreas, mas depois expandiu sua área de atuação, tendo uma prateleira completa de programa de fidelidade, de marketplace, ampliando não só o varejo de luxo, mas para o varejo de baixa frequência e ampliando a capacidade desses varejistas se conectarem a outras grandes audiências por meio de programas de fidelidade”, comentou Formigari. 

A soma das forças dessas empresas, trazendo o que cada uma tem de melhor, resultou na ROCK Encantech.

O que é Encantech? 

A Rock possui um “sobrenome” também: Encantech. Mas você sabe o que significa? De acordo com a explicação de Carlos Formigari, o termo significa ir além  de simplesmente satisfazer o cliente, mas também transformá-los em promotores da marca, usando tecnologia para isso.

“Usar ferramentas tecnológicas e o conhecimento que o shopper deixa é o que a Rock Encantech faz para aumentar a competitividade do varejo e garantir o encantamento do cliente final”, afirmou o presidente. 

Rock Encantech em números 

Formigari
Carlos Formigari, sócio fundador e presidente da ROCK Encantech

A Rock Encantech está presente nos 26 estados brasileiros, possibilitando oferecer soluções para todas as grandes marcas do país. São mais de 320 redes varejistas parceiras e 12 mil pontos de vendas acoplados à nossa inteligência. 

Alguns dos principais parceiros são  Arezzo, Pague Menos, JHSF, Itaú Shop, Assaí, Supermercados BH, Plurix, Roldão, Martminas/Dom, Savegnago, Ultrabox/Bigbox, Jaú Serve, Novo Atacarejo entre outros.  Além disso, a Rock Encantech conta com mais de 90 milhões de shoppers únicos cadastrados, acionando de maneira personalizada 10 milhões por dia. 

Atualmente, a Rock Encantech atende a segmentos, como: Supermercados, Farmácias, Material de Construção, Pet Shop, Moda, Cosméticos, Shopping Centers, Indústrias e Programas de Fidelidade, onde identifica mais de R$ 310 bilhões de GMV e 1,3 bilhão de transações por ano.

Tecnologia 

Nada disso seria possível sem um investimento massivo em governança e segurança da informação. 

“O padrão de segurança que a gente passa a ter agora com a Rock Encantech é de primeiro mundo, presente nas grandes instituições financeiras. Isso nos permite não só gerar campanhas de dados com inteligência, mas principalmente campanhas hiper personalizadas com uso intensivo de inteligência artificial. Isso tudo para conectar o varejo com milhares de shoppers todos os dias”, afirmou Formigari. 

Essa tecnologia é refletida diretamente na gama de soluções que a Rock Encantech oferece atualmente: CRM, plataforma completa de fidelidade e marketplace, soluções de cashback omnichannel, inteligência de mercado e geográfica, shopper analytics, algoritmos de personalização de ofertas, automação promocional, pesquisa e laboratório de clientes, aplicativos white label para clubes de benefícios, aplicações em retail media e IA para engajamento de consumidores com ofertas realizadas pela indústria. 

No final da apresentação, Carlos Formigari reforçou que a grande missão da Rock Encantech é aumentar a competitividade do varejo, destacando a sua capacidade de se reinventar e inovar. 

“A gente sabe que desde o início da pandemia houve um advento muito grande do protagonismo das grandes plataformas digitais no relacionamento com o cliente e elas usam muito tecnologia, muito dados. É essa tecnologia que a gente passa a disponibilizar para os nossos varejistas, parceiros e fornecedores”, comentou o presidente. Para conhecer mais sobre a Rock Encantech e todas as suas soluções, acesse o site oficial aqui.

BnexReports

Últimas Notícias

Conteúdos Relacionados