Insights sobre o comportamento de consumo no varejo brasileiro

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Insights sobre o comportamento de consumo no varejo brasileiro

Os pilares de sucesso para um programa de relacionamento com os clientes

Varejo

Manter um bom relacionamento com o cliente é um fator relevante para qualquer estabelecimento comercial e com o varejo não é diferente. A atração de novos consumidores é um aspecto decisivo para o aumento do faturamento, mas não é o único caminho. 

Nos últimos anos, o varejo entendeu a importância de ter seus shoppers fidelizados. Manter clientes antigos tem um custo menor do que atrair novos. Além disso, há a possibilidade de aperfeiçoar a customer experience para aumentar o ticket médio desse tipo de consumidor. 

Outra vantagem para o varejista é que clientes fidelizados tendem a divulgar espontaneamente a loja por conta da experiência positiva, contribuindo para a imagem e percepção do público sobre a unidade. 

Todo esse processo de fidelização do cliente passa pela construção de um bom programa de relacionamento. 

O que é um programa de relacionamento com o cliente? 

Os programas de relacionamento promovem a marca  por meio de descontos, prêmios e outras vantagens para o consumidor. Essa é uma ferramenta indicada para qualquer segmento do varejo. 

Os programas de relacionamento possuem diversas estratégias, como:  gamificação, mecânicas de pontuação e recompensas. Elas se baseiam em manter o cliente satisfeito e acolhido com a experiência que a marca oferece. 

Não há como falar de relacionamento com o cliente sem citar o CRM (Custom Relationship Management). Essa estratégia é focada justamente em gerenciar um relacionamento personalizado com os shoppers em todas as etapas de compra, desde o primeiro contato até o pós-venda. 

Com esse material em mãos, as empresas conseguem organizar, automatizar e sincronizar as atividades relacionadas ao cliente, com foco em uma fidelização real e duradoura, indo além de simples ações promocionais, campanhas de desconto ou  cashback. 

Pilares de um programa de relacionamento

O Head de Customer Sucess Varejo Alimentar da Bnex, Júlio Santos, destacou alguns pilares que fazem parte de um programa de relacionamento com o consumidor. 

Diagnóstico prévio: Por meio de shopper insights e análise geográfica da loja, é possível fazer um diagnóstico prévio do potencial de faturamento da área de influência. Com isso, o varejista poderá tomar decisões assertivas com base em dados. 

Proposta de valor: é um conceito que leva objetivamente ao cliente a ideia de que um determinado negócio é vantajoso para ele. Com isso, a loja define quais tipos de recompensa o shopper pode obter se continuar consumindo naquele varejo.

Fortalecimento dos canais de comunicação: essa é uma etapa fundamental, já que é a partir do canal de comunicação que será construído o relacionamento com consumidor e onde a loja poderá informar sobre os benefícios. Por meio dos shoppers insights, há a possibilidade de oferecer vantagens de forma segmentada, deixando a comunicação personalizada. 

Avaliando o sucesso 

O sucesso do programa de relacionamento com o cliente pode ser medido em três grandes alavancas de receita incremental: 

  • Número de clientes ativos, considerando os novos e os retidos;
  • Aumento no ticket médio (mais itens na cesta e mais produtos de valor agregado);
  • Aumento na frequência de compra.

Com esses indicadores, o varejista poderá verificar o impacto da sua estratégia de relacionamento e definir novas medidas para alcançar o seu objetivo. 

Bnex CRM 

Entregar a oferta certa no momento certo para o cliente certo é um desafio dentro do varejo. Mas com a plataforma de CRM da Bnex esse objetivo se torna possível. 

“Temos uma metodologia proprietária para tratar a jornada completa no processo de CRM, analisando o comportamento de consumo do shopper, identificando melhorias no comportamento e criando estratégias de engajamento em ativações por recomendações”, afirmou Júlio Santos. 

Com uma solução única, com foco na fidelidade dos clientes, engajamento e aumento do faturamento, a plataforma da Bnex captura perfil e segmenta os shoppers por hábito de consumo. 

No Programa de Relacionamento e Fidelidade, o varejista tem o seu Clube de Vantagens para estimular o aumento do ticket médio, frequência de compras e atrair novos clientes. 

O CRM é feito sob medida para o pequeno, médio e grande profissional do segmento alimentar e farmacêutico. Com algoritmos de recomendação, a plataforma influencia o comportamento de compra do cliente. 

Saiba mais sobre o CRM da Bnex aqui. 

Sobre a Bnex 

A Bnex é uma growth retail tech especialista em ciência do consumo e com foco no aumento do faturamento do varejo e indústria.

Possuímos a maior base de dados de consumo de varejo alimentar e farmacêutico do Brasil, com mais de 37 milhões de residências mapeadas e hábitos de consumo identificados. 

Entre em contato e saiba como aumentar o seu faturamento. 

BnexReports

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