Abril de 2024 sente o impacto da Páscoa em março, apresentando queda de 2,1% em relação a abril de 2023, levando em conta o cenário geral de supermercado + atacarejo.
A visão por canais também apresenta queda de abril 2024 vs abril 2023. O atacarejo apresentou uma queda de 1,5%, enquanto os supermercados, de uma forma geral, apresentaram queda de 3,7%. Porém, supermercados de 1 a 4 checkouts e de 5 a 9 checkouts apresentaram um crescimento de 2% e 1%, respectivamente. O resultado negativo entre os segmentos de supermercados foi diretamente impactado pela queda dos supermercados com mais de 10 checkouts.
Essa movimentação está diretamente relacionada com a data da Páscoa de 2024. Supermercados com mais de 10 checkouts, geralmente contemplam maior sortimento de produtos característicos da cesta de Páscoa, como: chocolates e ovos de Páscoa, sendo os que apresentaram a maior queda no comparativo ano a ano em abril, e o maior crescimento de março nesse mesmo comparativo.
A data sazonal também impactou os resultados dos indicadores que consideram fidelização de clientes nos canais de supermercados, como a frequência e o gasto médio, já que os benefícios e comunicação com os clientes são mais expressivos em datas sazonais com oferta e promoções de produtos típicos da temporada.
Em relação aos top produtos mais vendidos em abril de 2024, destaca-se o FLV (frutas, legumes e verduras) que apresenta alto crescimento no preço médio de 28,3%, na comparação com o mesmo mês de 2023. Já o Floco de milho, Refresco em pó 8g a 35g, Pães industrializados, Açúcar ref. 1kg e a Cerveja lata até 550ml tiveram queda acima de 20% nesse mesmo comparativo.
Na análise do comportamento do preço com o mês anterior, as variações são mais estáveis, e os maiores em crescimento de preço médio são: Frios kg com 3,42% e Sabonete com 2,15%, e as maiores quedas são Açúcar ref. 1kg de 8,87% e o Molho de tomate 200g a 340g de 5,02%.
Foram analisadas 146 milhões de transações
de vendas para essa edição.