Agosto na comparação Mês x Mês anterior, apresenta suave queda no faturamento em relação a julho, que por ser o mês mais frio do ano se beneficia pelo aumento do consumo de produtos para prevenção e tratamentos de problemas respiratório como gripes, resfriados e alergias. Porém, na comparação ano x ano, agosto 2023 apresentou alta no faturamento em relação a agosto 2022, com destaque para o ticket médio, preço médio e itens na cesta.
O último que apesar de um crescimento mais suave, continua com a tendência de crescimento dos últimos três meses. Para o mês de setembro, é importante nos atentarmos ao fim do inverno e início da estação da primavera, esse período além de aumentar a procura por protetores solares e repelentes, também aumenta a procura por antialérgicos, principalmente por aqueles que sofrem com renite alérgica.
Além disso, é importante investir em uma comunicação para o Setembro Amarelo, campanhas de conscientização, recursos informativos como panfletos, cartilhas e cartazes, decoração das lojas com as cores amarelas e promoções de produtos relacionados à bem-estar. Cabe também destacar o resultado do comportamento dos clientes f idelizados, com crescimento mais expressivo que o geral, em indicadores de faturamento e quantidade de tickets.
Outro ponto importante é o IFEV, que mostra que o cliente fidelizado realiza compras em média 53,4% maior do que o cliente não fidelizado. Resultado de um shopper que busca bons preços, ofertas e facilidade no pagamento, demonstrando a importância de programas de benefícios que crie a oferta certa, para o cliente certo e no momento certo, seja por meio de App Mobile (lembrando que não basta ter o App, é importante também trabalhar em promoções focadas no comportamento de compras do shopper e boa usabilidade), Fidelidade, mensagens que mostram atenção e cuidado e Ativações Promocionais, tudo de forma integrada e de uso intuitivo aumentando as chances de conversão.
Foram analisados 2,8 milhões de transações de vendas para essa edição.