O primeiro trimestre de 2024 trouxe uma série de oportunidades para o varejo farma que fez com que ele tivesse um desempenho geral melhor do que o primeiro trimestre de 2023, os elevados índices de dengue e uma crescente contaminação de COVID – 19 impulsionaram esse período para além das oportunidades que o varejo farma já possui naturalmente, como o verão, carnaval, férias escolares e etc.
Março sempre trouxe uma antecipação das compras de medicamentos, principalmente os de uso contínuo, devido ao reajuste nos preços que acontece todo ano a partir do primeiro dia de abril. Março de 2024 cresceu 11% em relação ao mês anterior e 3% na comparação com o mesmo mês do ano anterior.
Nesse mesmo comparativo, destaca-se a suave variação de 1,9% do preço médio, patamar abaixo do apresentado nos últimos meses, que era de aproximadamente 5%. A quantidade de itens na cesta, outro indicador sensível que, apesar de variações mais suaves, ainda apresentava variações negativas, teve crescimento de 1,5%. O aumento dos preços em abril, faz com que o shopper esteja mais propenso a pesquisas e buscas pelas melhores oportunidades e preços, o que estimula o uso de benefícios.
O mês de abril com chuvas acima da média e com chegada de frente fria ainda abre oportunidade para venda de medicamentos MIP-OTC para gripes, resfriados, febre e dor, além disso, doenças como a dengue continuam apresentando índices muito altos. O uso de tecnologia e comunicação assertiva, considerando os produtos certos, será um diferencial para um bom desempenho nos próximos meses. Foram analisados 2,1 milhões de transações de vendas para essa edição.