O varejo alimentar apresentou um suave crescimento no faturamento em junho de 2024 em relação ao mesmo mês do ano passado.
Quem contribuiu para esse desempenho positivo foram os canais de supermercado, principalmente os com mais de 5 checkouts. Com estabilização dos indicadores de itens no carrinho, quantidade de tickets e frequência, o aumento do faturamento está correlacionado ao aumento do preço médio.
O atacarejo, canal característico de carrinhos grandes com missão de compra de abastecimento, apresentou queda de 1% no faturamento nesse mesmo comparativo, ano a ano. Apesar do aumento da quantidade de itens no carrinho, consequência da queda do preço médio, não foi o suficiente para impactar positivamente o faturamento do canal, como aconteceu nos meses do primeiro semestre de 2024. No mês de junho, esse aumento de itens no carrinho não foi suficiente para caracterizar carrinhos maiores como os de abastecimento. Essa dificuldade de realizar compras grandes impactou na preferência do canal, traduzida pela diminuição da quantidade de tickets.
Considerando os top 25 produtos no mês de junho de 2024, FLV e Frios (KG) apresentaram os maiores crescimentos no preço médio na comparação com junho de 2023. Já floco de milho, cerveja em lata com até 550ml, macarrão 500g, feijão 1kg e detergente 500ml apresentaram queda significativa do preço médio nesse mesmo comparativo. As variações do preço médio de junho de 2024 em relação a maio de 2024 apresentam um patamar mais estável. Os maiores crescimentos são dos frios, com 9,43%, leite 1l com 6,93% e café em pó com 6,43%. O feijão 1kg é o produto com a maior queda no preço médio, com -6,28%.
Foram analisadas 130 milhões de transações de vendas para essa edição.