logotipo shopper insights branco

Rock Insights – Black Friday 2024

Rock Insights - Black Friday 2024
Rock Insights – Black Friday 2024

A Black Friday 2023 apresentou um crescimento significativo no faturamento da cesta em relação à Black Friday de 2022. Apesar da Copa do Mundo ter ocorrido em novembro de 2022, o verão intenso de 2023 e as festas de fim de ano, contribuíram para esse cenário. As categorias de ar-condicionado, ventilador e bebidas foram as mais fomentaram esse crescimento.

A categoria de bebidas se destacou entre os benefícios oferecidos ao shopper, o que se evidencia na comparação do faturamento na semana da Black Friday com as demais semanas de 2023. Nesse análise, os destilados cresceram 52%, energéticos 42% e cervejas mais 33%, muito disso se ultima a maior participação no faturamento total da cesta, e um crescimento de 3.1 pp. em relação a 2022. Outro ponto importante foi o comportamento do mix da Black Friday 2023 x 2022, um aumento de mais de 50% no faturamento e 25% na quantidade de itens vendidos.

Impulsionados pelas ondas de calor intensas, ventiladores e ar-condicionados também se destacaram em 2023. Os ventiladores apresentaram um faturamento 78% maior na semana da Black Friday, em comparação com as outras semanas do ano. Na semana da Black Friday 2023 x 2022 o faturamento cresceu 59%, e a quantidade de itens vendidos aumentou 57%. Já na da Black Friday 2023 x 2022, esses números subiram ainda mais, com 102% de crescimento no faturamento e 46% em itens vendidos. O ar-condicionado apresentou indicadores ainda mais expressivos, com um faturamento 239% maior na semana da Black Friday, em comparação com as demais semanas do ano. Ao comparar o dia e a semana da Black Friday 2023 com a de 2022, o faturamento cresceu mais de 150%, enquanto a quantidade de itens aumentou 90%, nos dois momentos analisados.

O ano de 2024 foi marcado pelo aumento significativo nas temperaturas durante o inverno, e essa tendência deve se estender para a primavera e o verão de 2025. Esse fenômeno impactou diretamente as preferências de consumo no tendimento alimentar nacional, beneficiando as categorias mencionadas anteriormente.

Para 2024, outras estratégias importantes para explorar durante essa data sazonal são os kits de bebidas, que podem ser uma ótima opção de presente de Natal ou amigo secreto. Da mesma forma, as vendas de eletrodomésticos se mantiveram aquecidas na Black Friday 2023. As vendas de liquidificadores apresentaram um aumento de faturamento de 50%, enquanto o ar- condicionado foi mantido com aumento de 80% maior no ticket médio. A TV 32 Pol também foi um dos grandes destacados para o faixa mais acessível, os smartphones garantiram destaque apresentando um crescimento médio de 43% em vendas. Já quantidade de itens vendidos na semana da Black Friday 2023 e, se mantém com um aumento superior a 60% em ambas em comparação com a Black Friday 2023 x 2022.

Foram analisadas 3,6 milhões de transações de vendas para essa edição.