Insights sobre o comportamento de consumo no varejo brasileiro

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Insights sobre o comportamento de consumo no varejo brasileiro

Saiba o que é a Retail Media e como ela beneficia os supermercados 

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A tecnologia está redefinindo constantemente as estratégias de marketing e interações com o consumidor não só nos supermercados, mas no varejo como um todo. Uma dessas tendências é conhecida como Retail Media.

Esse conceito não é exatamente uma novidade, mas assim como outras estratégias semelhantes passou a ter novos significados na era digital. Essa forma de se comunicar trouxe aos varejistas a possibilidade de monetizar seus próprios canais de comunicação, como: sites, aplicativos e espaços físicos das lojas. 

Isso significa que as marcas podem chegar aos consumidores de forma mais assertiva, impactando os shoppers no momento certo e do jeito certo, onde todos saem ganhando. Conheça mais no texto a seguir sobre esse conceito. 

O que é Retail Media? 

A Retail Media, ou mídia de varejo, é uma forma de publicidade que captura a atenção dos consumidores quando eles estão prontos para fazer uma compra. Com isso, as marcas são exibidas em canais de venda do varejo, seja no meio online ou na loja física. 

Para isso, os varejistas vendem os espaços dentro das suas redes para a utilização das marcas. As ofertas acabam sendo segmentadas com base nos próprios shoppers insights fornecidos pelo varejo, ou seja, com informações de pessoas já cadastradas e que consentiram o uso dessas informações. 

Como funciona? 

Na prática de Retail Media, a empresa anunciante paga uma determinada quantia para a loja para que seus produtos sejam anunciados nas redes do varejista, podendo personalizar suas ofertas e direcioná-las para uma categoria específica de clientes. Esse formato impulsiona diretamente os consumidores, que já são identificados nos programas de fidelidade. 

Outro ponto importante que deve ser destacado é que a Retail Media muda um pouco as etapas da jornada de compra. Antes, o ponto de partida era a necessidade do consumidor por um produto. Agora, o primeiro passo passa a ser despertar o interesse do cliente por meio dos anúncios. 

Tipos de Retail Media 

Existem algumas categorias em que a Retail Media pode ser dividida: 

  • Canais do varejo: as ofertas promocionais são colocadas no site, aplicativo e e-mail da loja;
  • Redes sociais: esses anúncios são posicionados em canais de terceiros, como as mídias sociais da marca e o Google;
  • Loja física: esses anúncios são integrados ao ambiente físico, podendo abranger telas digitais, banners e até anúncios de áudio; 

Benefícios da Retail Media 

Através de posicionamentos direcionados, os supermercados e atacados podem aproveitar a presença online e colher outros tipos de benefícios, além dos valores recebidos pelos anúncios. 

Através da Retail Media, os supermercados podem: 

Rentabilizar a base de clientes 

O maior benefício do retail media é a possibilidade de rentabilizar a sua base de clientes, vendendo esse espaço para a indústria, gerando novas receitas junto ao trade marketing das indústrias e fornecedores. 

Alcançar clientes prontos para comprar 

Os shoppers que navegam em sites e aplicativos de varejistas estão propositalmente procurando algo para comprar. 

Através da Retail Media, o supermercado pode influenciar as decisões dos consumidores quando estão em modo de pesquisa ativa, aumentando o ticket médio. 

Melhorar a experiência de compra do consumidor 

A segmentação da mídia de varejo enriquece a experiência de compra do consumidor, já que anúncios personalizados tendem a ser mais bem recebidos pelo público. 

Isso aumenta a visibilidade da marca anunciante e abre um leque de possibilidades de estratégias para o supermercado, dependendo do desempenho do produto anunciado. 

Ganhar mais confiança dos shoppers 

A Retail Media é uma forma também de passar mais confiança para os consumidores. Quando marcas grandes e famosas passam a anunciar no app do supermercado ou no site, a percepção do público passa a ser de que aquele canal é seguro para fazer compras. 

Coletar mais dados 

A Ciência de Dados e a do Consumo são pilares fundamentais para os supermercados traçarem estratégias de atração e retenção dos consumidores.

Ao expor os shoppers aos anunciantes, novos hábitos de consumo podem ser observados e com isso, o supermercado poderá identificar mais oportunidades de aumentar o faturamento. 

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