O sampling, também conhecido popularmente como amostra grátis, é uma das estratégias mais tradicionais de marketing. Apesar de estar relacionada ao ambiente físico, ela pode ser uma estratégia efetiva quando aplicada nos meios digitais.
Esse foi o caso da marca de café L’OR, que por meio de uma parceria com Rock Encantech, conseguiu conquistar novos shoppers com ações de sampling digital. O case foi apresentado na primeira edição do Rock Conecta.
Confira a seguir como a L’OR conseguiu ter resultados promissores por meio de parcerias com o varejo e aplicação de ferramentas de ciência do consumo.
Estratégia de sampling da L’OR
A L’OR é uma marca de café de origem francesa que significa “ouro”. Desde a sua concepção, ela tem a ambição de trazer o melhor café do mundo aos consumidores. Com o lançamento de uma nova linha de capuccinos, a L’OR resolveu adotar uma estratégia em parceria com a Rock Encantech e o Supermarket Torre no Rio de Janeiro.
“A nossa ideia foi segmentar a base de shoppers de cappuccino do Supermarket. Em cima dessa segmentação de base, a gente mandou via Rock Encantech, um sampling digital para esses shoppers de cappuccino, e com isso a gente conseguiu capturar quem são esses shoppers. Eles iam a qualquer loja do Supermarket Torre e conseguiam pegar esse sampling de L’OR Cappuccino e degustá-lo”, explicou a gerente de shopper marketing JDE Coffee, Eduarda Araújo.
Segundo a gerente, o processo para JDE, detentora da marca L’OR, foi apenas fazer a arte junto com o suporte da Rock Encantech. Depois disso, a empresa enviou o sampling para o supermercado, que foi distribuído pelas lojas.
O modus operandi para o shopper foi simples: o shopper recebia um SMS ou um e-mail para ir à loja do Supermarket Torre e pegar o sampling. Para isso, ele teria que fazer a ativação no aplicativo do varejista parceiro e com isso teria um super- desconto. Não era necessário mostrar nenhum e-mail ou SMS, apenas passar na loja, ativar no app e pegar o sampling de L’OR Capuccino.
Resultados da estratégia de sampling
Ao longo da ação da L’OR, a Rock Encantech registrou 126 mil impactos em shoppers clusterizados ao oferecer 99% de desconto para os consumidores. Além disso, houve um incremento de 286% em shoppers que compraram as unidades.
“Foi a primeira vez que fizemos uma ação de sampling com lançamento da L’OR. A gente tem a ideia de fazer outras ações no ano que vem, não só com a L’OR, mas com outras marcas que a gente tem. Por enquanto, os resultados vêm sendo bem promissores”, comentou Eduarda.
A gerente ainda destacou que o sampling digital em parceria com o varejo é mais simples, já que não é necessário enviar fisicamente o sampling até o shopper. Neste modelo, é feita apenas uma ativação no aplicativo.
Benefícios para o varejo
Não foi apenas a L’OR que colheu vantagens com a ação de sampling. O Supermarket Torre também se beneficiou com o aumento de shoppers, já que eles receberam incentivo para ir presencialmente até às lojas.
Em um vídeo apresentado no Rock Conecta, um dos clientes fidelizados vai até a loja do Supermarket Torre, pega o produto da L’OR e ativa o desconto no celular. Ao passar no caixa, o item cai de R$ 2,98 para R$ 0,03.
“A equipe da Rock Encantech instruiu a equipe do Supermarket a fazer uma ação de CRM para divulgação, com o foco em fidelizar ainda mais o cliente. Eles ajudaram em tudo, na integração, no desenvolvimento e no processo”, afirmou Rodolfo Nunes, gerente de inteligência do Supermarket Torre.
“Nossa plataforma nos permite testar todos esses modelos de campanhas, garantindo a experimentação do shopper, para depois transformá-lo em um comprador recorrente e continuar o encantamento”, explicou o CEO Rock Conecta, André Penariol.
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