Insights sobre o comportamento de consumo no varejo brasileiro

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Insights sobre o comportamento de consumo no varejo brasileiro

Supermercados e atacarejos apresentam crescimento no 1º semestre de 2024 

Supermercado

O primeiro semestre de 2024 do varejo alimentar terminou de forma positiva para o setor. Os supermercados registraram um aumento de 5,6% no faturamento em comparação com o mesmo período de 2023, enquanto o atacarejo cresceu em 5,1%. 

Esses dados foram divulgados no mais recente Shopper Report da ROCK. O documento representa uma fonte valiosa de insights para o varejo alimentar, oferecendo uma base sólida para tomadas de decisão e estratégias orientadas pelo cliente. 

Nesta edição foram analisadas 378 milhões de transações de vendas. Confira a seguir alguns dos principais insights. 

Insights gerais sobre supermercados e atacarejos 

O crescimento nos supermercados foi linear em todos os tipos de canais. Apesar de uma leve queda no número de itens por carrinho, esse índice foi sustentado pelo aumento na quantidade de tickets, ticket médio e preço médio.

Por outro lado, o atacarejo, caracterizado por compras de abastecimento com grandes volumes e descontos, estimulou a preferência do consumidor por compras maiores.  Isso é observado pelo crescimento na quantidade de tickets e itens no carrinho, que está diretamente relacionado à queda no preço médio.

No primeiro semestre de 2024, a Páscoa foi a principal data sazonal no varejo alimentar. Apesar de ocorrer no final de março, fora da sazonalidade mensal habitual (geralmente até o décimo dia do mês), houve crescimento em relação a março de 2023. 

Outro período importante foi o das Festas Juninas, que também contribuíram para um bom resultado em junho de 2024 em comparação com junho de 2023, principalmente nos canais de supermercado.

Missão de compra 

Missão de compra
Missão de compra

A missão de compra é o objetivo central que guia os consumidores em suas jornadas e pode ser dividida em várias categorias distintas, cada uma com características específicas que influenciam o comportamento do shopper e moldam a sua experiência. 

Ao entender esses padrões, os varejistas podem otimizar a disposição dos produtos, criar promoções direcionadas e fidelizar os shoppers. 

O Shopper Report da ROCK analisou essas categorias e coletou insights valiosos sobre o comportamento de consumo dos shoppers em supermercados e atacarejos. 

Emergência 

Essa categoria de missão de compra envolve carrinhos com até 4 itens. Geralmente, esses itens pertencem a categorias distintas e podem não estar inclusos nos sets de ofertas do varejista. 

Os shoppers que estão em uma missão de emergência buscam satisfazer necessidades imediatas e específicas. Podem ser produtos essenciais ou de última hora, para os quais o cliente não planejou previamente. 

Essa modalidade é a mais comum em supermercados de todos os portes. Nos que contam de 1 a 4 checkouts, por exemplo, o índice em 2024 chegou a 63,4%. Já nos atacarejos, as demandas de emergência representaram um índice menor, com 36,7%. 

Conveniência 

Carrinhos com 5 a 11 itens compõem esta categoria. Essa missão de compra frequentemente inclui produtos promocionados e itens de consumo instantâneo. 

Os consumidores que estão nessa missão nos supermercados buscam praticidade e rapidez, escolhendo uma variedade de produtos para atender às suas necessidades diárias. 

As compras por conveniência representam a segunda principal categoria dos supermercados e atacarejos, atrás das aquisições de emergência. No entanto, um insight importante que vale a pena ser notado é que mesmo em menor quantidade, elas representam os maiores índices de participação no faturamento dos supermercados. 

Em lojas de 1 a 4 checkouts, as compras por conveniência representaram 36,8% de participação no faturamento no 1º semestre de 2024. Já nos que contam com mais de 10 checkouts, o índice foi de 27,9%. 

No atacarejo o cenário é diferente, com a participação das compras por conveniência no faturamento representando em torno de 15,9%. 

Reposição 

Carrinhos que contém entre 12 a 25 itens se enquadram na categoria de reposição. Nessa missão, há uma presença maior de produtos perecíveis e os shoppers frequentemente se concentram nos principais dias de ofertas do varejista. 

Aqui, os consumidores buscam reabastecer suas despensas e suprir suas necessidades a longo prazo.

Essa categoria apresentou índices mais baixos de missão de compra, com no máximo 11,1% nos supermercados com mais de 10 checkouts. Já no atacarejo, a porcentagem foi de 16,1% , com participação de 18,4% no faturamento. 

Abastecimento 

Carrinhos com mais de 25 itens representam a categoria de abastecimento. Essa missão é frequentemente observada em dias característicos de pagamento de empresas, em que os consumidores estão comprando para suas famílias ou para ocasiões especiais. 

Os carrinhos são maiores, geralmente contendo uma mistura de produtos de mercearia, perecíveis e bebidas, que são típicos dessa missão.

Essa categoria marca uma diferença significativa entre supermercados e atacarejo. Enquanto no primeiro, a missão de compra chegou no máximo a 6,7%, no segundo o índice foi de 19,2%. 

Além disso, as compras de abastecimento representaram 51,2%  de participação no faturamento dos atacarejos no 1º semestre de 2024. 

Índice de Fidelização e Engajamento do Varejo (IFEV) 

O Índice de Fidelização e Engajamento do Varejo (IFEV) representa, a partir da análise do ticket médio, a diferença entre engajamento de compra do cliente fidelizado vs. cliente não fidelizado no mês e pode ser utilizado ainda como indicador de sucesso para os programas de relacionamento do varejo.

Nos supermercados, a média do IFEV foi de 88,5%, com destaque no mês de abril nas lojas de 5 a 9 checkouts, atingindo um pico 105,4%. Já no atacarejo, a média do IFEV foi de 100,4%, com o ápice em junho, quando chegou a 105,8%. 

Ao longo do 1º semestre de 2024, o ticket médio dos shoppers em supermercados de 1 a 4 checkout variou de R$ 70,16 a R$ 81,77 no público fidelizado e de R$ 38,20 a R$ 40,40 entre os não fidelizados. 

Nos supermercados de 5 a 9 checkouts, os fidelizados tiveram ticket médio de R$ 101,20 a R$ 108, 94. Os não fidelizados, de R$ 49,26 a R$ 58,69. 

Nas lojas com mais de 10 checkouts, o público fiel apresentou um ticket de R$ 131,07 a R$ 141,40. Os não fidelizados tiveram uma variação entre R$ 70,34 a R$ 73,89. 

Por fim, no atacarejo, os tickets atingiram os patamares mais altos. Entre os fidelizados, a variação foi de R$ 365,52 a R$ 367,23. Entre os não fidelizados, os valores ficaram entre R$ 174,54 a R$ 186,61. 

Confira na tabela abaixo os valores médios entre cada canal:

Gasto médio nos canais
Gasto médio nos canais

Perfil dos shoppers nos supermercados e atacarejos 

O Shopper Report do 1º semestre de 2024 da ROCK revelou que o público feminino é o que mais consome em supermercados. Em todos os portes analisados, as mulheres representaram mais de 57% do público consumidor, sendo que a maioria está na faixa entre 40 e 49 anos. 

Nos atacarejos, o público masculino é predominante entre os consumidores, com 53,5%. A faixa etária com maior porcentagem também foi dos 40 aos 49 anos.  

Considerando a média geral (supermercados + atacarejos), as mulheres representaram 54% do público consumidor, enquanto os homens foram 46%. Além da faixa dos 40 a 49 anos, a faixa de 30 a 39 anos foi destaque no primeiro semestre. 

Sobre a ROCK Encantech

A ROCK Encantech é dedicada a redefinir os padrões de Customer Knowledge no Brasil ao integrar tecnologia e humanidade. Formada pelas empresas Bnex, Directo.ai, Izio&Co, LL Loyalty e Propz, a primeira encantech do Brasil traz uma gama de soluções de inteligência de dados integrados que visam gerar retornos reais para seus clientes.

Entre as soluções estão CRM, plataforma completa de fidelidade e marketplace, soluções de cashback omnichannel, inteligência de mercado e geográfica, shopper analytics, algoritmos de personalização de ofertas, automação promocional e muito mais.

Atualmente a ROCK Encantech atende a segmentos como supermercados, farmácias, materiais de construção, pet shop, moda, cosméticos, shopping centers, indústrias e programas de fidelidade, somando mais de 130 milhões de usuários cadastrados nos programas dos parceiros, identificando mais de R$ 310 bilhões de GMV e 1,3 bilhão de transações por ano.

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