Insights sobre o comportamento de consumo no varejo brasileiro

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Insights sobre o comportamento de consumo no varejo brasileiro

Varejo alimentar e a importância da análise de mercado para manter lojas de portas abertas

análise de mercado

Avaliar e compreender os desafios existentes no ambiente mercadológico no qual uma empresa opera, é uma condição cada vez mais indispensável para sobreviver no varejo alimentar, em um processo chamado de análise de mercado.

Nesse processo, são examinados muitos fatores que afetam questões como demanda e oferta de uma categoria específica de produtos nas prateleiras das lojas, interpretando ainda o comportamento dos concorrentes, consumidores e outros players relevantes.

Tomar decisões assertivas com base em dados e pesquisas que colocam uma lupa sobre diversos fatores, pode ser o diferencial entre prevenir a falência no varejo alimentar e o fim da linha das atividades de um supermercado, hipermercado, atacado ou atacarejo.

Veja no texto a seguir como é feita a análise de mercado e como ela é um instrumento importante nesse setor onde a informação adequada é um tesouro de valor incalculável.

O que é uma análise de mercado?

A análise de mercado é um processo feito para que uma empresa consiga diagnosticar o atual momento, o potencial de crescimento, as oportunidades inexploradas, os maiores riscos e os desafios que se apresentam em um setor mercadológico específico.

Isso é feito a partir da coleta e avaliação crítica de dados, incluindo tendências econômicas, sociais, demográficas, tecnológicas e regulatórias.

Ao relacionar os dados coletados, o intuito dos administradores da empresa é ter decisões mais seguras em um projeto de expansão e na apresentação de novas soluções, com maior certeza que aquela iniciativa vai “dar certo”. 

Esse levantamento é indicado, no caso do varejo alimentar, quando:

  • A loja se encontra em processo de ampliação;
  • Estuda-se a abertura de uma nova loja;
  • Há dúvidas quanto ao potencial real de vendas mensais de uma loja, pois ela pode estar faturando menos do que poderia.

A importância da análise de mercado

A análise de mercado mostra sua importância em estudos como o realizado pela plataforma de inteligência artificial CB Insights.

O levantamento analisou 101 falências com o propósito de identificar quais foram as causas de fechamento de pequenas empresas.

Em primeiro lugar, com 42%, ficou “não satisfazer as necessidades do mercado”. Esse é um problema comum quando o produto criado não resolve os reais problemas de demanda do público, apesar de, em sua autoavaliação, o empreendedor achar a ideia “genial” e “fora da curva”.

O que precisa ser identificado em uma análise de mercado?

Alguns dos aspectos de maior impacto que precisam ser identificados em uma análise de mercado são:

  • Análise da Taxa Geométrica de Crescimento Anual (TGCA) da região de atuação, mostrando o quanto a população cresce ou diminui no local;
  • Observação das características sociodemográficas dos domicílios que habitam aquela região;
  • O nível de centralidade da região, entendendo o quanto atrai ou perde de população flutuante diariamente, por motivos de trabalho, estudo, saúde, serviço ou lazer;
  • A facilidade de transporte e o fluxo de pessoas e veículos para acesso à loja;
  • Compreensão do Household da região, ou seja, pesquisar o perfil, características e momento de vida das famílias que habitam os domicílios da região;
  • Avaliação de outros indicadores como: perfil de renda, empregabilidade, taxa de ocupação de domicílios, taxa de domicílios alugados, saúde, educação e segurança da região, etc.;
  • Identificação das estratégias dos concorrentes – o chamado benchmarking –, o quanto cada um deles vai disputar mensalmente nas vendas, e quanto deve ser a expectativa de faturamento perdido mensalmente para cada concorrente;
  • Segmentação e entendimento do perfil dos clientes, incluindo hábitos de compra, necessidades, preferências, comportamentos e motivações do público-alvo;
  • O potencial existente para a venda de cada categoria de produtos ou serviços que será ofertado naquela região;
  • Avaliação de riscos, como a volatilidade do mercado em questão;
  • Análise de tendências emergentes, tecnológicas, sociais e econômicas que possam impactar o mercado;
  • Avaliação de regulamentações governamentais, políticas públicas e normas do setor que afetam a operação das empresas no mercado;
  • Identificação dos canais de distribuição disponíveis e a eficácia deles no alcance do público-alvo;
  • Análise das estratégias de preços dos concorrentes, da sensibilidade dos clientes aos preços e das oportunidades de precificação para se apresentar como competitivo;
  • Estimativa do tamanho total do mercado em termos de volume de vendas ou receita.

Para que toda essa empreitada valha a pena, é estritamente necessário que se elabore um relatório depois de analisar os dados.

Ele deve conter as interpretações, conclusões e recomendações de como agir a partir das informações dele retiradas. 

Esses números e dados, no entanto, precisam ser revisados e atualizados com frequência.

Tal atitude garante que o material analisado continue relevante e as informações precisas para que se tenha uma visão geral do mercado.

Tipos de análise de mercado

Existem alguns métodos de análise de mercado, e eles podem ser usados isoladamente ou combinados, a depender da estratégia e do que se pretende retirar dos dados. Veja:

Pesquisa de mercado

Uma abordagem considerada ativa, a pesquisa de mercado envolve a coleta de dados primários, diretamente de fontes primárias, como: consumidores, clientes ou outros stakeholders.

Nessa coleta de informações, são utilizadas técnicas como: questionários, entrevistas, grupos focais e observação, com o objetivo de refletir as informações mais recentes disponíveis sobre o assunto em questão.

Análise de dados secundários

Refere-se ao processo de coleta de dados já existentes, inclusive estatísticas de vendas, relatórios de mercado e dados demográficos.

Essas informações, muitas vezes coletadas para outros propósitos da pesquisa em questão, podem ser encontradas em fontes como: órgãos governamentais, entidades setoriais e empresas de pesquisa de mercado.

A Bnex utiliza coleta automatizada de mais de 150 fontes de dados públicos, com processamento e projeção de dados atualizados, além da coleta de dados por observação por especialistas na região e coleta de dados primários dos varejistas, como: registro de vendas e cadastro de clientes. 

Entrevistas com especialistas

As entrevistas feitas com analistas e especialistas em mercado, são uma ferramenta poderosa, permitindo insights valiosos e confiáveis por partirem de indivíduos com profundo entendimento do ambiente.

Entre os especialistas que devem ser ouvidos estão:

  • Líderes de opinião;
  • Consultores de mercado;
  • Executivos.

Análises de tendência de consumo

Saber como cada público-alvo se comporta e deverá se comportar em um período de tempo também é parte importante da análise de mercado.

Entender esse padrão de compra pode ajudar a identificar oportunidades de crescimento e prever movimentos no mercado. 

Análise SWOT

Sigla que quer dizer Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças), essa técnica de análise de mercado ajuda a avaliar os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças de um negócio ou mercado.

Ela é frequentemente realizada como parte do processo de planejamento estratégico de uma empresa para ajudar a identificar áreas de melhoria, desenvolver estratégias competitivas e tomar decisões baseadas em informação.

Análise das 5 forças de Porter

Lidar com concorrentes está no centro de uma estratégia de negócio, e em resumo é sobre isso que essa técnica de análise de mercado avalia, com a consideração de cinco forças:

  • Ameaça de novos entrantes;
  • Poder de negociação dos fornecedores;
  • Poder de negociação dos compradores;
  • Ameaça de produtos de substituição;
  • Intensidade da concorrência entre os participantes  existentes.

O modelo foi criado em 1979, pelo professor Michael Porter, da Harvard Business School, e sua defesa está presente no artigo “Como as forças competitivas moldam a estratégia”.

Análise de segmentação de mercado

Ao dividir o mercado em grupos menores, a partir de características como: demografia, comportamento de compra e necessidades de consumo, identificam-se, de maneira mais fácil, oportunidades de crescimento e direcionam-se as estratégias de marketing.

Como a análise de mercado ajuda a evitar o fechamento de lojas do varejo alimentar?

Com esses insights valiosos sobre as demandas do mercado e o que deve ser explorado para atrair um determinado público, a possibilidade de sucesso aumenta dentro do varejo alimentar. 

Veja em quais pontos a análise de mercado ajuda a evitar o fechamento das lojas: 

  • Identificação de tendências de consumo, como: a demanda por produtos específicos, mudanças nos hábitos de compra e preferências por conveniência, saúde, sustentabilidade, entre outros aspectos;
  • Monitoramento das estratégias e do desempenho dos concorrentes, identificando lacunas no mercado que possam ser aproveitadas;
  • Avaliação da viabilidade de uma localização específica para a loja, considerando fatores como: densidade populacional, renda média dos residentes, concorrência local e mais;
  • Otimização do mix de produtos e o gerenciamento do estoque de forma mais eficiente, ao entender a demanda dos produtos, sazonalidades e quais têm margens de lucro mais altas;
  • Definição de estratégias de precificação, ao considerar os preços praticados pela concorrência, a elasticidade da demanda, as percepções de valor dos clientes e outras variáveis.

Bnex: Inteligência e Tecnologia para o Varejo

As soluções da Bnex contam com uma metodologia exclusiva e proprietária. Essa metodologia se baseia no levantamento e análise de mais de 150 fontes de dados públicos, além de dados próprios, coletados da maior base de consumo do país com mais de 35 milhões de domicílios, mapeados diariamente e coletados em campo, o que garante 96% de precisão.

Dessa forma, são gerados relatórios descritivos contendo análises e cenários de potencial de consumo e faturamento.

Nossos clientes recebem um diagnóstico completo e de fácil entendimento, com fotos, mapas detalhados, checklists comentados, indicadores organizados, além da orientação dos nossos especialistas em comportamento de consumo e varejo. 

“Nosso time é formado por geógrafos, estatísticos e cientistas de dados, que trabalham em conjunto com os profissionais de tecnologia e com profissionais experientes vindos de varejo e indústria, que compõem o nosso corpo de colaboradores. Essa combinação de talentos multidisciplinares nos permite oferecer mais insights e direcionamentos preciosos para os nossos clientes”, explica Evandro Alampi, Head de Tecnologia da Bnex.

Entre em contato com a Bnex e tenha uma análise detalhada para a expansão da sua empresa.

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